Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Alceu Regaço dos
dc.date.accessioned2022-01-18T10:54:02Z
dc.date.available2022-01-18T10:54:02Z
dc.date.issued2021-10-22
dc.identifier.citationSANTOS, Alceu Regaço dos. Formação e manutenção de classes de equivalência: efeitos da magnitude das consequências e do uso de um procedimento gamificado. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15476.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15476
dc.description.abstractStudies have showed that the relations between equivalence class stimuli can vary in function of numerous experimental parameters. However, few studies investigated the effect of consequences as an independent variable. This study is divided in three experiments, which have as general purpose to evaluate the effect of using reinforcing and punishing consequences in the formation and maintenance of equivalence relations. The Experiment 1 and 2 compared the use of contingencies of reinforcement and punishment exclusively or together, for training two potential classes of stimuli with four member each. It was used a traditional Matching-to-Sample procedure and the participants were distributed in three groups related with the consequences used: Reinforcement Group (R), Reinforcement-Punishment Group (R-P) and Punishment Group (G). A bigger number of participants in Group R reached the criteria for the formation of the equivalence classes when compared with the other groups. Experiment 3 had as specific objective an evaluation of the effect of the magnitude of the reinforcement and punishment consequences in the formation and maintenance of equivalence classes. For data collection, a gamified version of the MTS (the game Miner Troubles, developed for the study) was used, adapted for online data collection, due to limitations resulting from the Covid-19 pandemic. 56 people (between 18 and 57 years old) participated in the research, randomly distributed among three groups: the More-Earning Group (M-E), the Balanced Group (B) and the More-Loss Group (M-L). In the first group, the participants gained 4 points when they choose correctly and lost 1 point when making a mistake; in the second group, the participants gained 1 point when they choose correctly and lost 1 point when making a mistake; and in the third group, the participants gained 1 point when they choose correctly and lost 4 points when they choose incorrectly. As the results, the use of a greater magnitude of punishment interfered in the learning of conditional relationships and in the emergence of untrained relationships: the performance of M-L participants was less accurate in the Symmetry and Relationship Maintenance Tests compared to other groups. This experiment extends the findings of other studies on the effect of punishment on discriminative learning and gives rise to a discussion about the use of punishment more intensely in learning.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMagnitude das consequênciaspor
dc.subjectClasses de equivalênciapor
dc.subjectManutenção de classespor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectMatching-to-sampleeng
dc.titleFormação e manutenção de classes de equivalência: efeitos da magnitude das consequências e do uso de um procedimento gamificadopor
dc.title.alternativeFormation and maintenance of equivalence classes: the effects of magnitude of consequences and the use of a gamified procedureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoEstudos têm mostrado que a relação entre estímulos de classes de equivalência pode variar em função de diversos parâmetros experimentais. Entretanto, poucos estudos investigaram o efeito das consequências como variável independente. Este estudo está dividido em três experimentos, que têm como objetivo geral avaliar o efeito do uso de consequências reforçadoras e/ou punitivas na formação e manutenção de relações de equivalência. Os Experimentos 1 e 2 tiveram como objetivo específico comparar o uso de contingências de reforço e/ou de punição no ensino das relações de duas potenciais classes de estímulos com quatro membros cada. Para isso, foi utilizado um procedimento tradicional de Matching-to-Sample (MTS) e os participantes foram distribuídos em três grupos de acordo com as consequências utilizadas: Grupo Reforço (GR), Grupo Reforço-Punição (GR-P) e Grupo Punição (GP). Um maior número de participantes do GR atingiu o critério de formação das classes de equivalência em comparação aos outros grupos. O Experimento 3 teve como objetivo específico a avaliação do efeito da magnitude das consequências de reforçamento e de punição na formação e manutenção das classes de equivalência. Para a coleta de dados foi utilizada uma versão gamificada do MTS (o jogo Miner Troubles, desenvolvido para o estudo), adaptada para a realização de coletas online, devido às limitações decorrentes da pandemia de Covid-19. Participaram da pesquisa 56 pessoas (entre 18 e 57 anos), distribuídas aleatoriamente entre três grupos: Grupo Mais-Ganho (GmG), Grupo Balanceado e Grupo Mais-Perda (GmP). No primeiro grupo, o participante ganhava 4 pontos ao acertar e perdia 1 ponto ao errar; no segundo, o participante ganhava 1 ponto ao acertar e perdia 1 ponto ao errar; e no terceiro grupo o participante ganhava 1 ponto ao acertar e perdia 4 pontos ao errar. Os resultados mostraram que o uso de uma maior magnitude de punição prejudicou a aprendizagem de relações condicionais e a emergência das relações não treinadas: o desempenho dos participantes do GmP foi menos acurado nos Testes de Simetria e de Manutenção das relações em comparação aos outros grupos. Este experimento estende os achados de outros estudos sobre o efeito da punição na aprendizagem discriminativa e enseja discussão sobre o uso de punição de forma mais intensa na aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.description.sponsorshipId2019/01248-2por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9728855417947699por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil