dc.contributor.author | Gomes, Jarbas Mauricio | |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T10:13:37Z | |
dc.date.available | 2022-02-17T10:13:37Z | |
dc.date.issued | 2017-02-24 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Jarbas Mauricio. A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15611 | |
dc.description.abstract | Ricerca bibliografica e exploratória sull’appropriazoni di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile fra 1976 ed 2012 con l’obiettivo di condurre un inventario e sistematizzare in forma periodica gli studi e le ricerche su Gramsci condotti da ricercatori collegati ai programmi di laurea in Scienze dell'educazione. Le fonti di ricerca consistono in tesi su Gramsci o con capitoli su di lui. L'inventario incorporava anche pubblicazioni sotto forma di libri, capitoli e articoli su riviste accademiche e scientifiche. I datti sono sistematizatti in quattro capitoli e sottolineam il protagonismo dell’appropriazione realizatta da Demerval Saviani e dei dottorati della PUC-SP. In contapuntto hanno evidenziato un’altra appropriazione situado da IESAE-FGV e che a prodotto un un corpus significativo di ricerche che hanno dato origine ai primi libri brasiliani su Gramsci. L'esistenza di un una critica interna sulle letture e interpretazioni delle ricercatori brasiliani su Gramsci serviò di stimulo a lettura lettura diretta, storica e filologica ed evidenzia che l’educazione e suoi ricercatori hanno prodotti alcune delle letture brasiliane più vigorose su Gramsci. | ita |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tradutibilidade | por |
dc.subject | Pesquisa em educação | por |
dc.subject | Educazione | ita |
dc.subject | Tradutibilità | ita |
dc.subject | Ricerca in educazione | ita |
dc.subject | Gramsci, Antonio, 1891-1937 | ita |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Educational reserch | eng |
dc.title | A apropriação de Gramsci na pesquisa em educação no Brasil (1976-2012) | por |
dc.title.alternative | L'appropriazione di Gramsci nella ricerca in educazione nel Brasile (1976-2012) | ita |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittar, Marisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3059723520472948 | por |
dc.description.resumo | A presente tese é um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre a apropriação de Gramsci na Pesquisa em Educação no Brasil. O estudo teve como objetivo produzir um inventário e sistematizar em uma periodização os estudos e pesquisas sobre Gramsci produzidos por pesquisadores ligados aos Programas de Pós-graduação em Educação no período entre 1976 e 2012. No período em estudo, a pesquisa em educação apresentou-se como um espaço propício para a produção de diferentes interpretações sobre Gramsci que se delinearam como disputas interpretativas. Embora a aparência indique que as disputas interpretativas enfraquecem os estudos gramscianos na educação, a pesquisa partiu da tese de que as disputas interpretativas contribuíram para consolidar a apropriação de Gramsci pelo campo. Em função de alguns consensos identificados na literatura sobre a recepção de Gramsci no Brasil e na educação, dois questionamentos nortearam o estudo: a) o primeiro diz respeito ao início da apropriação, situado historicamente ao final da década de 1970 nas atividades da primeira turma de doutorado em filosofia da educação da PUC-SP, e buscou verificar a existência ou não de outras iniciativas concomitantes; b) o segundo parte da constatação da existência de um movimento interno de crítica aos estudos sobre Gramsci da educação e avalia o teor, o alcance e as contribuições dessas críticas e análises para o movimento de apropriação, tanto na tradutibilidade do pensamento de Gramsci como para a elaboração de novas interpretações. A exposição dos dados esta sistematizada em quatro capítulos. O primeiro é dedicado à construção das hipóteses de trabalho e realiza uma aferição da presença das ideias de Gramsci na educação por meio da análise de avaliações históricas sobre a situação da pesquisa em educação no Brasil. O segundo capítulo apresenta indícios das movimentações internas nas quais os pesquisadores defendem posições e interpretações ao mesmo tempo em que operam a tradutibilidade das proposições gramscianas para realidade educacional brasileira e busca demonstrar que na última década Gramsci foi um assunto em evidência na educação. O terceiro capítulo apresenta um inventário que a partir da análise das características das pesquisas sobre Gramsci classifica, sistematiza e divide a apropriação em quatro períodos históricos: 1º. - aproximação ao pensamento de Gramsci; 2º. - primeiras pesquisas sobre Gramsci; 3º. - crítica ao capital e cultural e científico do campo sobre Gramsci; 4º. - consolidação da pesquisa sobre Gramsci. O quarto capítulo visa responder aos questionamentos propostos, tendo como base os argumentos construídos nos capítulos anteriores e nos dados do inventário. Os dados confirmam o protagonismo da apropriação liderada por Dermeval Saviani e realizada pela primeira turma de doutorandos da PUC-SP. Em contraponto, evidenciam a existência de outro movimento concomitante de apropriação, iniciativa situada no IESAE-FGV e que produziu um conjunto significativo de pesquisas que deram origem aos primeiros livros brasileiros sobre Gramsci, resultados de pesquisa da educação. O movimento interno de crítica às leituras e interpretações sobre Gramsci serviu de estímulo, já ao final dos anos 1980, para as leituras histórico-filológicas e evidenciou que, além dos temas que lhe são próprios, a educação ocupa-se, de longa data, de temas como revolução, sociedade civil, política e outros, apresentando-se como origem de algumas das mais vigorosas leituras sobre Gramsci produzidas no Brasil. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 141579/2013-7 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6712481495574847 | por |