• Incipiência da visualização de indicadores bibliométricos e altmétricos nos Repositórios Institucionais brasileiros 

      Reis, José Eduardo dos; Spinola, Adriana Tahereh Pereira; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 21/01/2017)
      Os Repositórios Institucionais apresentam significativo potencial como fontes de informação para a elaboração dos estudos métricos, visando à compreensão das dinâmicas da atividade científica institucional. Contudo, sinalizam ...
    • Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística 

      Vilela, Denise Silva; Costa, Daniela Netto Scatolin (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 25/01/2017)
      Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
    • O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar 

      Farias, José Vilani de; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 15/03/2017)
      O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ...
    • Campos nos estudos organizacionais: abordagens relacionais? 

      Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Côrtes, Mauro Rocha; Truzzi, Oswaldo Mário Serra; Sacomano Neto, Mário (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 01/01/2018)
      Este artigo analisa como diferentes perspectivas teóricas da análise organizacional se apropriam da noção de “campo”. Tomam-se como referência as bases filosóficas e as propostas que motivaram a utilização desse conceito ...
    • Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação 

      Públio, Patrícia Lopes Ramos; Lima, Paulo Gomes; Caiado, Katia Regina Moreno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2018)
      Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de ...
    • The anti-authoritarian role of dystopias: reflections on Érico Veríssimo’s novel Incident in Antares 

      Roitberg, Guilherme Prado; Baptista, Fabiana Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2019)
      The aim of this article is to analyze the relevance of dystopias in the critique to authoritarianism present in the novel Incident in Antares written by Érico Veríssimo. After presenting the main characteristics of utopian ...
    • A sociologia econômica nos Estados Unidos: principais autores, conceitos e debates 

      Jardim, Maria Chaves; Candido, Silvio Eduardo Alvarez (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 08/04/2019)
      O artigo revisa a literatura da sociologia econômica, área que alcançou rápida institucionalização a partir do diálogo crítico com a economia neoclássica. Considerando a importância que a área conquistou e a ausência de ...
    • Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories 

      Coury, Aline Germano Fonseca; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/06/2019)
      For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
    • Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Santos, Tábita (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2019)
      Este trabalho se propõe a apresentar os principais aspectos atuais sobre o fenômeno da desinformação (Fake News), utilizando como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como ...
    • Da luta pela terra ao reconhecimento: considerações sobre a trajetória das famílias assentadas no PDS Santa Helena e o acesso a políticas públicas 

      Khalil, Bárbara El; Carvalho, Joelson Gonçalves de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-ArPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol, Câmpus São Carlos, 01/08/2019)
      A expansão do capitalismo no meio rural tem como consequência histórica o conflito entre o capital e as populações camponesas. Esse conflito se materializa, não somente, mas em grande parte, na luta pela terra e na dificuldade ...
    • La educación financiera en el currículo actual de la escuela básica brasileña: antecedentes en la disciplina economía doméstica. 

      Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/09/2019)
      En este trabajo presentamos algunos cambios en la inserción de temas relacionados a las finanzas en la escuela básica brasileña. En el siglo XIX, teníamos en el currículo asuntos relativos a la Economía Doméstica. ...
    • Expositions of “degenerate” art and music in Nazi Germany: reflections on totalitarian aesthetics and education 

      Roitberg, Guilherme Prado; Baptista, Fabiana Maria; Gomes, Luiz Roberto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
      During the Third Reich (1933-1945), Nazi intellectuals conceived the music and the plastic arts as elements that form moral values, which can corrupt education and compromise political and social life. From the theoretical ...
    • Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. 

      Vilela, Denise Silva; Farias, Jose Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
      A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, ...
    • Reforma trabalhista no Brasil: da falsa promessa à legitimação da farsa 

      Silva, Antônio Donizetti da; Carvalho, Joelson Gonçalves de; Cunha, Sebastião Ferreira da; Molina, Wagner de Souza Leite; Gonçalves, Vânia Helena (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 01/05/2020)
      Esse artigo tem como objetivo analisar criticamente a Reforma Trabalhista –Lei nº 13.467, de novembro de 2017 –, apresentada pelo poder executivo e aprovada no governo de Michel Temer. Busca-se ...
    • Gamification based learning activities in elementary Brazilian public school 

      Ferraz Júnior, Wilton Moreira; Martinelli, Suéllen Rodolfo; Santos, Carlos Henrique da Silva; Homem, Murillo Rodrigo Petrucelli (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/10/2020)
      This work presents an iterative method which is based on the serious games development in elementary and high school classes, focusing on the students and teachers experiences from Brazilian scholar reality. Furthermore, ...
    • Análise da produção científica brasileira e portuguesa sobre o tema repositório: um estudo a partir do RCAAP 

      Bazilio, Ana Paula Matos; Gracioso, Luciana de Souza (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 29/12/2020)
      Iniciativas de gestão do conhecimento contribuem para o aperfeiçoamento e a potencialização do conhecimento científico, de forma a suscitar a geração de novos conhecimentos, a otimização de recursos, o crescimento ...
    • A produção científica sobre a qualidade e o acesso na Atenção Primária à Saúde 

      Borges, Luana Viviani; Lozano, Marisa Cubas; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Mininel, Vivian Aline (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Objetivo: analisar a produção científica sobre a qualidade e o acesso aos serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) na perspectiva de usuários, profissionais de saúde e gestores. Métodos: a análise foi realizada por meio ...
    • Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Science 

      Reis, José Eduardo dos; Sarvo, Denilson de Oliveira; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Metric studies on internationalization, especially indicators of co-authorship, present challenges regarding the collection, representativeness, and reliability of the data measuring the impacts of international mobility. ...
    • The science of racial improvement: historical considerations about Brasilian eugenic education 

      Roitberg, Guilherme Prado; Faggion, Melline Ortega (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Defined by Francis Galton (1822-1911) as the “science of racial improvement”, eugenics became popular among the influential Brazilian intellectual elite in the first decades of the Republic, aiming the biological-racial ...
    • A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando ...