dc.contributor.author | Santos, Michele Batista dos | |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T19:17:26Z | eng |
dc.date.available | 2022-03-15T19:17:26Z | eng |
dc.date.issued | 2021-05-07 | eng |
dc.identifier.citation | SANTOS, Michele Batista dos. Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15709 | por |
dc.description.abstract | The increase in enrollment of people with disabilities in regular public schools has
increased the demand for research in the area. In this context, this research used the
three axes proposed by Gabriel Kaplún to elaborate a informational books for students
with visual impairments. The conceptual, pedagogical and communicational axis.
Finally, it should be noted that the objectives of this research were carried out. The
general objective was to understand the teaching of chemistry for students with visual
impairments and from that point on, a informational books was developed that brought
something new and differentiated to the area, a sensory and first-person narrative that
addresses radioactivity, content little explored by research with educational materials,
and so it was possible to explore the potential of this material. Also carrying out the
specific objectives, as an inclusive and easily informational book was created, which
also leverages resources to help improve language and orality, using cordel literature
in the pedagogical itinerary, and this same itinerary proposes methodologies for
applying informational books. from the theoretical assumptions of the area. Thus, like
referrals for new research, the actual application of this material remains to broaden
the objectives and contribute even more to inclusive education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Material educativo | por |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Educational material | eng |
dc.title | Os outros somos nós: cordel e elaboração de livro paradidático de química para pessoas com deficiência visual | por |
dc.title.alternative | The others are us: cordel and the elaboration of a textbook of chemistry for visually impaired people | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Veraszto, Estéfano Vizconde | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6253673132956358 | por |
dc.description.resumo | O aumento de matrículas de pessoas com deficiências nas escolas públicas regulares
aumentou a demanda por pesquisas na área. Nesse contexto, essa pesquisa utilizou
os três eixos propostos por Gabriel Kaplún para elaborar um livro paradidático para
alunos com deficiência visual: O eixo conceitual, pedagógico e comunicacional. No
objetivo geral foi feito uma pesquisa para entender as pesquisas de ensino de química
para os alunos com deficiência visual. E a partir disso foi desenvolvido um livro
paradidático que trouxe algo novo e diferenciado para a área, uma narrativa sensorial
e em primeira pessoa que aborda a radioatividade, conteúdo pouco explorado pelas
pesquisas com materiais educativos. Assim conseguiu-se explorar as potencialidades
desse material. Efetivando também os objetivos específicos, pois foi criado um livro
paradidático inclusivo e de fácil acesso e que também potencializa recursos para
auxiliar a melhoria da linguagem e oralidade, utilizando a literatura de cordel no
itinerário pedagógico e esse mesmo itinerário propõem metodologias de aplicação de
livro paradidático a partir dos pressupostos teóricos da área. Dessa maneira, como
encaminhamentos para uma nova pesquisa fica a aplicação de fato desse material
para se ampliar os objetivos e contribuir ainda mais com uma educação inclusiva. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5321390366616232 | por |