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dc.contributor.authorLeite, Erinete da Silva
dc.date.accessioned2022-03-24T20:18:25Z
dc.date.available2022-03-24T20:18:25Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.citationLEITE, Erinete da Silva. Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a aprendizagem reversa em ratos: implementação do teste e exploração de diferenças entre machos e fêmeas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15743.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15743
dc.description.abstractSeveral mental disorders are known for behavioral rigidity, especially ObsessiveCompulsive Disorder (OCD), which is associated with dysfunctions in the prefrontal cortices and resistance to reconditioning when environmental rules are changed (reversal learning). Rats treated with meta-chlorophenylpiperazine (mCPP) are used as an animal model for OCD, showing changes such as increased anxiety and compulsive behaviors. Little is known, however, about the effects of mCPP in females and behavioral flexibility. The present study aimed to implement the reversal learning test and apply it to rats treated with mCPP, verifying potential performance differences in relation to the model and between sexes. 145 adult Wistar rats (10-12 weeks old, 73 males and 72 females) were conditioned in a T-maze and subsequently reconditioned for the reversal learning test. In experiment 1, males and females were compared to each other. Males and females learned alike about the position of food in the maze, progressively decreasing omissions, mistakes made, and the time to reach the food. Differences between sexes were observed only in the reversal learning phase, with a greater number of errors made by females in these sessions, indicating less behavioral flexibility to decouple the behavior from a previously learned and well-established rule. In experiment 2, mCPP or saline administrations occurred 20 min before each session. 2 mg/Kg of mCPP produced an increase in omissions and reaction time in females, both in learning and in reversal learning, in addition to a longer reaction time for males only in reversal learning. These results suggest a more prominent motor and/or motivational effect of mCPP in females even more important than the induction of OCD-related behavioral inflexibility.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmCPPpor
dc.subjectAprendizagem reversapor
dc.subjectRigidez comportamentalpor
dc.subjectDiferenças sexuaispor
dc.subjectModelo farmacológicopor
dc.subjectTranstorno Obsessivo-Compulsivopor
dc.subjectReversal learningeng
dc.subjectBehavioral rigidityeng
dc.subjectSexual differenceseng
dc.subjectPharmacological modeleng
dc.subjectObsessive-Compulsive disordereng
dc.titleEfeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a aprendizagem reversa em ratos: implementação do teste e exploração de diferenças entre machos e fêmeaspor
dc.title.alternativeEffects of meta-chlorophenylpiperazine (mCPP) on reversal learning in rats: test implementation and exploration of male-female differences.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Amanda Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4993675879410961por
dc.description.resumoDiversos transtornos mentais são conhecidos pela rigidez comportamental, em especial o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), que se associa com disfunções nos córtices pré- frontais e resistência ao recondicionamento quando as regras ambientais são alteradas (aprendizagem reversa). Ratos tratados com meta-clorofenilpiperazina (mCPP) servem como modelo animal para o TOC, apresentando alterações como aumento de ansiedade e comportamentos compulsivos. Pouco se sabe, entretanto, sobre os efeitos da mCPP em fêmeas e sobre a flexibilidade comportamental. O presente estudo teve como objetivo a implementação do teste de aprendizagem reversa e a aplicação do mesmo em ratos tratados com mCPP, verificando potenciais diferenças de desempenho em relação ao modelo e entre sexos. Foram utilizados 145 ratos Wistar adultos (10-12 semanas de idade, 73 machos e 72 fêmeas) condicionados em um labirinto em T e, na sequência, recondicionados para o teste de aprendizagem reversa. No experimento 1, machos e fêmeas foram comparados entre si. Machos e fêmeas aprenderam igualmente sobre a posição do alimento no labirinto, diminuindo progressivamente as omissões, os erros cometidos e o tempo até alcançar o alimento. Diferenças entre os sexos foram observadas apenas na fase de aprendizagem reversa, com um número maior de erros cometidos pelas fêmeas nessas sessões, indicando menor flexibilidade comportamental para desvincular o comportamento de uma regra previamente aprendida e bem estabelecida. No experimento 2, administrações de mCPP ou salina ocorreram 20 min antes de cada sessão. 2 mg/Kg de mCPP produziu aumento das omissões e tempo de reação nas fêmeas, tanto na aprendizagem quanto na aprendizagem reversa, além de um tempo de reação maior para os machos apenas na aprendizagem reversa. Esses resultados sugerem um efeito motor e/ou motivacional da mCPP mais proeminente em fêmeas, que parece inclusive mais importante do que uma potencial indução de inflexibilidade comportamental relacionada ao TOC.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA FISIOLOGICA::PSICOBIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA FISIOLOGICApor
dc.description.sponsorshipId88887.469373/2019-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8128292489968693por


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