dc.contributor.author | Reyes, Luis Stéfano Murillo | |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T09:49:36Z | |
dc.date.available | 2022-03-25T09:49:36Z | |
dc.date.issued | 2020-02-06 | |
dc.identifier.citation | REYES, Luis Stéfano Murillo. Chonewood: una historia paralela del cine ecuatoriano. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15751. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15751 | |
dc.description.abstract | This research investigates the cinema made in the city of Chone located on the Ecuadorian coast. Here Since 1994 there has been a phenomenon within Ecuador's cinema historically marked by a discontinuity. This phenomenon is called Chonewood that was born at first as the need to tell stories by filmmakers of Chone, influenced by foreign cinema that arrived in the cinemas of the region and mainly by the violent environment of the city. At first, a historical picture of the history of centralized Ecuadorian cinema is realized in the country's great cities, Quito and Guayaquil, in order to understand the discontinuities in production and, on the other hand, part at various times, the State as participate in supporting domestic production. Then, the Chonewood cinema, the filmmakers' journey, the processes established, the circulation and distribution in the informal market of their films, and the encounters with the state and the academy are then studied. | eng |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propone investigar el cine realizado en la ciudad de Chone ubicada el litoral
ecuatoriano. Aquí desde 1994 se viene dando un fenómeno dentro del cine ecuatoriano
históricamente marcado por una discontinuidad. Este fenómeno es llamado de Chonewood
que nace en un inicio como la necesidad de contar historias propias de los cineastas de Chone,
influenciados por el cine extranjero que llegó a las salas de cine de la región y principalmente
por el entorno violento de la ciudad. En un primer momento es realizado un panorama
histórico de la historia del cine ecuatoriano centralizado en las grandes ciudades del país,
Quito y Guayaquil, con fin de entender las discontinuidades en la producción y por otra, parte
en varios momentos, el Estado como partícipe en el apoyo a la producción nacional. En
seguida se estudia el cine de Chonewood, el trayecto de los cineastas, los procesos
instaurados, la circulación y distribución en el mercado informal de sus filmes, y los
encuentros y desencuentros con el Estado y la academia. | spa |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | esp | esp |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema equatoriano | por |
dc.subject | Cinema regional | por |
dc.subject | História paralela | por |
dc.subject | Cine ecuatoriano | spa |
dc.subject | Cine regional | spa |
dc.subject | Historia del cine | spa |
dc.subject | Ecuadorian cinema | eng |
dc.subject | Regional cinema | eng |
dc.subject | Film history | eng |
dc.subject | Chonewood | eng |
dc.title | Chonewood: una historia paralela del cine ecuatoriano | spa |
dc.title.alternative | Chonewood, uma historia paralela do cinema equatoriano | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sá Neto, Arthur Autran Franco de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5055550097454248 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o cinema feito na cidade de Chone, localizada na costa equatoriana. Aqui Desde 1994 tem havido um fenômeno dentro do cinema equatoriano historicamente marcado por uma descontinuidade. Esse fenômeno é chamado de Chonewood que nasce inicialmente como a necessidade de contar histórias dos cineastas de Chone, influenciados pelo cinema estrangeiro que chegou aos cinemas da região e principalmente pelo ambiente violento da cidade. A princípio, é realizado um panorama histórico da história do cinema equatoriano centralizado nas grandes cidades do país, Quito e Guayaquil, a fim de compreender as descontinuidades na produção e, por outro lado, em diversos momentos, o Estado como principal participante do apoio à produção nacional. Em seguida, estudamos o cinema de Chonewood, a jornada dos cineastas, os processos estabelecidos, a circulação e distribuição no mercado informal de seus filmes, e os encontros e desacordos com o Estado e a academia. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5986061655395749 | por |