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dc.contributor.authorBachega, Denise
dc.date.accessioned2022-04-11T18:38:42Z
dc.date.available2022-04-11T18:38:42Z
dc.date.issued2020-02-18
dc.identifier.citationBACHEGA, Denise. Evidências científicas para a prevenção da violência de gênero contra meninas adolescentes e jovens mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15844.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15844
dc.description.abstractGender-based violence (GBV) is a global public health problem that affects women of all nationalities, ages, social classes, cultural, ethnic and racial groups and at all educational levels. Studies have demonstrated the importance of socialization for the attraction towards violence as the root of this phenomenon, with emphasis on the socialization that occurs in the school context. Based on investigations carried out in the research group in which this thesis was developed, NIASE, the present research had as main focus to identify actions aimed at girls and young women that prevent GBV, seeking to overcome it. For this purpose, a bibliographic research of scientific papers was carried out in the databases Scielo, Google Scholar, ERIC and Web of Science, using descriptors such as “gender violence”, in Portuguese and in English. A general characterization of the papers was carried out regarding: year and type of publication, country, area of knowledge and type of work presented in relation to the GBV (interventional, descriptive, theoretical or literature review). The results presented in the Brazilian production are more focused on the descriptive aspects in relation to the VdG than the intervening ones and only one intervention carried out from the Education area was found. In the international literature, however, most of the papers that carried out intervention were in the Educational area. No Brazilian papers, or references to the national context, were found in the consulted international databases. In addition, the results found were also analyzed and discussed in relation to the transformative dimension, that is, aspects of reality that address ways of overcoming a VdG; and to the exclusionary dimension, that is, aspects of reality discussed in the paper that reinforce socialization for the attraction towards violence, promote gender violence or tolerance to it. It is highlighted that national papers have a greater number of exclusonary elements than papers analyzed in the international literature. The analysis of the papers indicates the challenges still faced in the country, since there is a scarcity of knowledge production that presents concrete answers to this problem, which is still so present in our society and which hinders the transformation of the violent social context in which we live. At the end, indications on the relevant aspects to be considered when carrying out VdG preventives are displayed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência de gêneropor
dc.subjectViolência contra mulherpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectGender-based violenceeng
dc.subjectViolence against womeneng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPreventioneng
dc.titleEvidências científicas para a prevenção da violência de gênero contra meninas adolescentes e jovens mulherespor
dc.title.alternativeScientific evidence for the prevention of gender-based violence against adolescent girls and young womeneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Roseli Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5233854244313683por
dc.description.resumoA violência de gênero (VdG) é um problema global de saúde pública que afeta mulheres em todas as nacionalidades, idades, classes sociais, nos diversos grupos culturais, étnicos e raciais e em todos os níveis educacionais. Estudos têm demonstrado a importância da socialização de atração para a violência como raiz desse fenômeno, com destaque inclusive para a socialização que ocorre no contexto escolar. A partir de investigações realizadas no grupo de pesquisa, NIASE, em que foi desenvolvida esta tese, a presente pesquisa teve como foco principal identificar ações voltadas a adolescentes e jovens mulheres que previnam a VdG, buscando sua superação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de trabalhos nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, ERIC e Web of Science, utilizando descritores como “violência de gênero”, em português e em inglês. Foi realizada uma caracterização geral dos trabalhos quanto a: ano e tipo da publicação, país, área do conhecimento e tipo de trabalho apresentado em relação à VdG (interventivo, descritivo, teórico ou de revisão de literatura). Os resultados mostraram que a produção brasileira está mais focada em aspectos descritivos em relação à VdG do que interventivos e foi encontrada apenas uma intervenção realizada a partir da área da Educação. Na literatura internacional, entretanto, a maioria dos trabalhos que abordavam intervenções são da área de Educação. Não foram encontrados trabalhos brasileiros, ou referentes ao contexto nacional, nas bases internacionais consultadas. Ademais, os resultados encontrados também foram analisados e discutidos em relação às dimensões transformadoras, ou seja, aspectos da realidade que abordem formas de superar a VdG; e quanto às dimensões excludentes, isto é, aspectos da realidade discutidos no trabalho que reforçam a socialização de atração para a violência, promovem a violência de gênero ou sua tolerância. Observou-se que os trabalhos nacionais apresentam maior número de elementos excludentes que os trabalhos analisados na literatura internacional. A análise dos trabalhos permitiu indicar os desafios ainda enfrentados em nosso país, haja visto que a escassez de produção de conhecimento que apresente respostas concretas a esse problema, ainda tão presente em nossa sociedade, e que dificulta a transformação do contexto social tão violento que vivemos. Ao final são apresentadas indicações sobre aspectos relevantes a serem considerados na realização de intervenções preventivas da VdGpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8339894297281762por


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