dc.contributor.author | Bachega, Denise | |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T18:38:42Z | |
dc.date.available | 2022-04-11T18:38:42Z | |
dc.date.issued | 2020-02-18 | |
dc.identifier.citation | BACHEGA, Denise. Evidências científicas para a prevenção da violência de gênero contra meninas adolescentes e jovens mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15844. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15844 | |
dc.description.abstract | Gender-based violence (GBV) is a global public health problem that affects women of
all nationalities, ages, social classes, cultural, ethnic and racial groups and at all
educational levels. Studies have demonstrated the importance of socialization for the
attraction towards violence as the root of this phenomenon, with emphasis on the
socialization that occurs in the school context. Based on investigations carried out in the
research group in which this thesis was developed, NIASE, the present research had as
main focus to identify actions aimed at girls and young women that prevent GBV,
seeking to overcome it. For this purpose, a bibliographic research of scientific papers
was carried out in the databases Scielo, Google Scholar, ERIC and Web of Science,
using descriptors such as “gender violence”, in Portuguese and in English. A general
characterization of the papers was carried out regarding: year and type of publication,
country, area of knowledge and type of work presented in relation to the GBV
(interventional, descriptive, theoretical or literature review). The results presented in the
Brazilian production are more focused on the descriptive aspects in relation to the VdG
than the intervening ones and only one intervention carried out from the Education area
was found. In the international literature, however, most of the papers that carried out
intervention were in the Educational area. No Brazilian papers, or references to the
national context, were found in the consulted international databases. In addition, the
results found were also analyzed and discussed in relation to the transformative
dimension, that is, aspects of reality that address ways of overcoming a VdG; and to the
exclusionary dimension, that is, aspects of reality discussed in the paper that reinforce
socialization for the attraction towards violence, promote gender violence or tolerance
to it. It is highlighted that national papers have a greater number of exclusonary
elements than papers analyzed in the international literature. The analysis of the papers
indicates the challenges still faced in the country, since there is a scarcity of knowledge
production that presents concrete answers to this problem, which is still so present in
our society and which hinders the transformation of the violent social context in which
we live. At the end, indications on the relevant aspects to be considered when carrying
out VdG preventives are displayed. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Violência de gênero | por |
dc.subject | Violência contra mulher | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.subject | Gender-based violence | eng |
dc.subject | Violence against women | eng |
dc.subject | Adolescents | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Prevention | eng |
dc.title | Evidências científicas para a prevenção da violência de gênero contra meninas adolescentes e jovens mulheres | por |
dc.title.alternative | Scientific evidence for the prevention of gender-based violence against adolescent girls and young women | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Roseli Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5233854244313683 | por |
dc.description.resumo | A violência de gênero (VdG) é um problema global de saúde pública que afeta mulheres
em todas as nacionalidades, idades, classes sociais, nos diversos grupos culturais,
étnicos e raciais e em todos os níveis educacionais. Estudos têm demonstrado a
importância da socialização de atração para a violência como raiz desse fenômeno, com
destaque inclusive para a socialização que ocorre no contexto escolar. A partir de
investigações realizadas no grupo de pesquisa, NIASE, em que foi desenvolvida esta
tese, a presente pesquisa teve como foco principal identificar ações voltadas a
adolescentes e jovens mulheres que previnam a VdG, buscando sua superação. Para
isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de trabalhos nas bases de dados Scielo,
Google Acadêmico, ERIC e Web of Science, utilizando descritores como “violência de
gênero”, em português e em inglês. Foi realizada uma caracterização geral dos trabalhos
quanto a: ano e tipo da publicação, país, área do conhecimento e tipo de trabalho
apresentado em relação à VdG (interventivo, descritivo, teórico ou de revisão de
literatura). Os resultados mostraram que a produção brasileira está mais focada em
aspectos descritivos em relação à VdG do que interventivos e foi encontrada apenas
uma intervenção realizada a partir da área da Educação. Na literatura internacional,
entretanto, a maioria dos trabalhos que abordavam intervenções são da área de
Educação. Não foram encontrados trabalhos brasileiros, ou referentes ao contexto
nacional, nas bases internacionais consultadas. Ademais, os resultados encontrados
também foram analisados e discutidos em relação às dimensões transformadoras, ou
seja, aspectos da realidade que abordem formas de superar a VdG; e quanto às
dimensões excludentes, isto é, aspectos da realidade discutidos no trabalho que
reforçam a socialização de atração para a violência, promovem a violência de gênero ou
sua tolerância. Observou-se que os trabalhos nacionais apresentam maior número de
elementos excludentes que os trabalhos analisados na literatura internacional. A análise
dos trabalhos permitiu indicar os desafios ainda enfrentados em nosso país, haja visto
que a escassez de produção de conhecimento que apresente respostas concretas a esse
problema, ainda tão presente em nossa sociedade, e que dificulta a transformação do
contexto social tão violento que vivemos. Ao final são apresentadas indicações sobre
aspectos relevantes a serem considerados na realização de intervenções preventivas da
VdG | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8339894297281762 | por |