Show simple item record

dc.contributor.authorPrezenszky, Bruno Cortegoso
dc.date.accessioned2022-04-12T17:44:25Z
dc.date.available2022-04-12T17:44:25Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.citationPREZENSZKY, Bruno Cortegoso. Novas masculinidades alternativas, reflexividade dialógica e transformação: a formação da masculinidade igualitária de educadores e sua ação transformadora no mundo. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15850.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15850
dc.description.abstractThe present thesis describes a research that sought to identify how the process of constructing a new alternative masculinity occurs in teachers whose work is based on dialogic theories and scientific knowledge, and what role their training plays in overcoming gender violence. Five male educators who had taken a course on the Dialogical Model of Conflict Prevention and Resolution participated in the research. Based on the principles of Communicative Methodology, we conducted interviews and communicative discussion group about: their socialization process; their training about dialogical learning and preventive socialization of gender violence; and how this training relates to their practice, both personally and professionally. We explain how the alternative male identity and its action in the world relate to the theoretical background about dialogical social identity formation from authors such as Mead (symbolic interactionism), Giddens (reflexivity and structuration theory), Castells (identity in the Information Society), and CREA (the Dialogical Turn, Dialogical Learning, socialization for violence attraction and new masculinities, and dialogical communicative acts). It was identified that the participants had in their socialization both elements that contribute to the construction of NAM and traditional masculinities, divided into three spheres of socialization: family, by peers, and community. The formative spheres (courses, research group, and men's group) in which dialogical interactions are established, along with scientific knowledge about preventive socialization, intersubjectively promote the participants' reflexivity. These interactions, mediated by reflexivity, in turn promote the strengthening of these participants' NAM identities, reflected in their actions in the world in their personal characteristics, their affective relationships, and their professional performance. We conclude, then, with the need for the promotion of preventive socialization of gender violence as a transformative educational practice for strengthening NAM and overcoming GBV.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.subjectAprendizagem dialógicapor
dc.subjectViolência de gêneropor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectMasculinityeng
dc.subjectDialogic learningeng
dc.subjectGender-based violenceeng
dc.subjectSocializationeng
dc.titleNovas masculinidades alternativas, reflexividade dialógica e transformação: a formação da masculinidade igualitária de educadores e sua ação transformadora no mundopor
dc.title.alternativeNew alternative masculinities, dialogic reflexivity and transformation: the formation of egalitarian masculinities of educators and their transformative action on the worldeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Roseli Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5233854244313683por
dc.description.resumoNa presente tese é descrita uma pesquisa que buscou identificar de que forma se dá o processo de construção de nova masculinidade alternativa em professores cuja atuação se pauta em teorias e conhecimento científico de vertente dialógica e qual o papel de sua formação na temática da superação da violência de gênero. Participaram da pesquisa cinco educadores homens que haviam participado em curso acerca do Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflito. Baseada nos princípios da Metodologia Comunicativa, foram realizados entrevistas e grupo de discussão comunicativo sobre: seu processo de socialização; sua formação acerca da aprendizagem dialógica e da socialização preventiva da violência de gênero; e como essa formação se relaciona com sua prática, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Explicitamos como a identidade masculina alternativa e sua ação no mundo se relacionam com o embasamento teórico acerca da formação social dialógica da identidade a partir de autores como Mead (interacionismo simbólico), Giddens (a reflexividade e a teoria da estruturação), Castells (a identidade na Sociedade da Informação) e CREA (o Giro Dialógico, a Aprendizagem Dialógica, a socialização para atração pela violência e as novas masculinidades, e os atos comunicativos dialógicos). Foi identificado que os participantes tiveram em sua socialização tanto elementos que contribuem para a construção de NAM, quanto de masculinidades tradicionais, divididos em três âmbitos de socialização: familiar, por pares e comunitário. Os âmbitos formativos (cursos, grupo de pesquisa e grupo de homens) nos quais são estabelecidas interações dialógicas, juntamente com conhecimentos científicos acerca da socialização preventiva, promovem, intersubjetivamente, a reflexividade dos participantes. Essas interações, mediadas pela reflexividade, por sua vez, promovem o fortalecimento das identidades NAM desses participantes, refletidas nas suas ações no mundo em suas características pessoais, seus relacionamentos afetivos e sua atuação profissional. Concluímos, então, com a necessidade da promoção da socialização preventiva da violência de gênero como prática educativa transformadora para o fortalecimento das NAM e a superação da VdG.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9409256477554687por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil