Show simple item record

dc.contributor.authorEvangelista, Noely Thais
dc.date.accessioned2022-04-25T19:56:52Z
dc.date.available2022-04-25T19:56:52Z
dc.date.issued2022-02-28
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Noely Thais. Juventude negra, subjetividade, ensino médio e mercado de trabalho, um levantamento bibliográfico das publicações entre os anos 2000 e 2020. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15914.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15914
dc.description.abstractThat research purpose to map studies on black youth, high school, and the job market. Based on the limits imposed by the context of the pandemic caused by COVID-19, this research is characterized as a bibliographic study on the subject adopted in Brazilian research with a cut between the years 2000 and 2020. The texts were selected to identify an intersection between the themes, totaling 44 theses, dissertations, and articles. The BDTD and Scielo databases were analyzed to locate and explore the writings on the subject considered changes in the country's social and formative structures. The study on education and education goes beyond the training processes in High School integrated to the perception of young blacks and blacks as possibilities in the face of their expectations about the job market. However, there is a reflection on issues that can be thought about individuals, without a school of work that considers their subjectivity and without job prospects that consider their subjectivity and without work prospects after the day of reproduction going and without work prospects future of denial and naturalization of this context of inequalities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuventude negrapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectBlack youtheng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectLabor marketeng
dc.titleJuventude negra, subjetividade, ensino médio e mercado de trabalho, um levantamento bibliográfico das publicações entre os anos 2000 e 2020por
dc.title.alternativeBlack youth, subjectivity, high school and the labor market, a bibliographic survey of publications between years 2000 and 2020eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo mapear os estudos sobre juventude negra, ensino médio e mercado de trabalho. A partir dos limites impostos pelo contexto da pandemia, causada pela COVID-19, esta pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico sobre o tema adotados nas pesquisas brasileiras, com recorte entre os anos 2000 e 2020. Os textos foram selecionados de forma a identificar uma intersecção entre as temáticas, totalizando 44 publicações entre teses, dissertações e artigos. Foram analisados os bancos de dados BDTD e Scielo para localizar e explorar os escritos sobre a temática, considerando as mudanças nas estruturas sociais e formativas no país. O estudo permitiu identificar os efeitos que os processos de formação no ensino médio integrado à educação profissional causam na percepção de jovens negras e negros, sobre as possibilidades diante das expectativas sobre o mercado de trabalho e sobre si mesmos. Contudo, nos possibilitou apontar questões que ainda necessitam de um olhar atento acerca das necessidades individuais destes(as) jovens que, sem políticas públicas de equidade, sem uma escola que considere sua subjetividade e sem perspectivas de trabalho e emprego dignas, estaremos dia após dia reproduzindo passado, presente e futuro de negação e naturalização desse contexto de desigualdades.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6570009279752265por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil