Mostrar el registro sencillo del ítem
Personagens negras infantis: retalhos de histórias
dc.contributor.author | Silva, Ayodele Floriano | |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T15:06:40Z | |
dc.date.available | 2022-04-26T15:06:40Z | |
dc.date.issued | 2022-01-25 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ayodele Floriano. Personagens negras infantis: retalhos de histórias. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15922. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15922 | |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze and interpret the experiences of black children's characters from contemporary children's literature books present in the collection of Literatura Infantil Negra e a Primeira Infância project. Therefore, I mobilized the following concepts from Literary Theory and the field of Children's Literature: literature, central character, space, time, children's literature and narrative. In addition, I recovered some of the debates present in studies on ethnic-racial relations in children's and youth literature in Brazil. As a methodological procedure, I started with a bibliographical research consisting of four forms of reading: exploratory reading and selective reading of the collection, analytical reading and interpretive reading of selected books. In the third and fourth reading, the following books were analyzed and interpreted: Cheirinho de neném (SANTANA, 2011), Quero ser do meu tamanho (SÁTIRO, 2011), Alice vê (ROSA, 2013), O cabelo de Cora (CÂMARA, 2013), O mundo no black power de Tayó (OLIVEIRA, 2013), Iori descobre o sol – O sol descobre Iori (FAUSTINO, 2015), Amoras (EMICIDA, 2018), Bucala: a pequena princesa do quilombo de Cabula (NUNES, 2019), E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (EMICIDA, 2020) e Meia Curta (FÉLIX, 2020). The central experiences of the black children's characters found were: fear of the dark, change of preference; becoming a big sister, body perception, racial discrimination and blackness. These experiences are both objective and subjective, taking place in a spatial (home, school, street, park and nature) and temporal (chronos, kairós and aión) multiplicity; and involve interactions with family members, other child characters, nature beings, mythical and imaginary beings.In the end, it was possible to conclude that these experiences showed two patterns.The first involves a set of experiences that can be experienced by children's characters from different ethnic-racial backgrounds, for example, fear of the dark. The second pattern is related to experiences linked to racism, which directly affected black children's characters, and to blackness, as a confrontation with this form of violence with the appreciation of black aesthetics and culture. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Personagens negras | por |
dc.subject | Experiências | por |
dc.subject | Children's literature | eng |
dc.subject | Black characters | eng |
dc.subject | Experiences | eng |
dc.title | Personagens negras infantis: retalhos de histórias | por |
dc.title.alternative | Children's black characters: scraps of stories | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Abramowicz, Anete | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2502752385941894 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de analisar e interpretar as experiências das personagens infantis negras dos livros de literatura infantil contemporânea presentes no acervo do projeto Literatura Infantil Negra e a Primeira Infância. Para tanto, mobilizei os seguintes conceitos da Teoria Literária e do campo da Literatura Infantil: literatura, personagem central, espaço, tempo, literatura infantil e narrativa. Além disso, recuperei alguns dos debates presentes nos estudos sobre as relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil no Brasil. Como procedimento metodológico, parti de uma pesquisa bibliográfica constituída de quatro formas de leituras: leitura exploratória e leitura seletiva do acervo, leitura analítica e leitura interpretativa dos livros selecionados. Na terceira e quarta leitura foram analisados e interpretados os seguintes livros: Cheirinho de neném (SANTANA, 2011), Quero ser do meu tamanho (SÁTIRO, 2011), Alice vê (ROSA, 2013), O cabelo de Cora (CÂMARA, 2013), O mundo no black power de Tayó (OLIVEIRA, 2013), Iori descobre o sol – O sol descobre Iori (FAUSTINO, 2015), Amoras (EMICIDA, 2018), Bucala: a pequena princesa do quilombo de Cabula (NUNES, 2019), E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (EMICIDA, 2020) e Meia Curta (FÉLIX, 2020). As experiências centrais das personagens infantis negras encontradas foram: medo de escuro, mudança de preferência; tornar-se irmã mais velha, percepção corporal, discriminação racial e negritude. Essas experiências são tanto objetivas, quanto subjetivas, ocorrem numa multiplicidade espacial (casa, escola, rua, parques e natureza) e temporal (chronos, kairós e aión); e envolvem interações com familiares, outras personagens infantis, seres da natureza, seres míticos e imaginários. Ao final, foi possível concluir que essas experiências apresentaram dois padrões. O primeiro envolve um conjunto de experiências que poderiam ser vivenciadas por personagens infantis de diferentes pertencimentos étnico-raciais, por exemplo, o medo do escuro. O segundo padrão se relaciona com as experiências ligadas ao racismo, que atinge diretamente as personagens infantis negras, e à negritude, como enfrentamento a essa forma de violência com a valorização da estética e da cultura negra. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6226777080239979 | por |