Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Juliana Aparecida Purificação de
dc.date.accessioned2022-04-29T19:12:33Z
dc.date.available2022-04-29T19:12:33Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationSOUSA, Juliana Aparecida Purificação de. A formação continuada do diretor de escolas de educação infantil de 0 a 3 anos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15953.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15953
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the Continuing Education of the Director in schools from 0 to 3 years old, for the process of strengthening the professionalization of teaching in Early Childhood Education, having as research field the Municipality of Cabreúva/SP. The interest in the subject arose from the observation that the School Director of this segment often requests support and specific investment for their training in the area of activity, taking into account the particularities existing in their work context. This research uses a qualitative, descriptive and interpretive approach. For the construction of data, a questionnaire (Google Form) was used with directors or deputy directors of this segment. To compose the deepening of the research data, semi-structured interviews were carried out with two directors of Early Childhood Education from 0 to 3 years old in Cabreúva: the first, Effective Director of the network with the longest career in the School Directorate and the second Substitute Deputy Director in the career start. The analysis is based on studies on continuing education and career (NÓVOA, 2017), school management (LÜCK, 2000) and Early Childhood Education Maria Malta Campos. For data analysis, analytical categories were constructed referring to the Principals of Early Childhood Education, namely: training profile; Professional Experience and Professionalization and Continuing Training in Service. The main results indicate that it is necessary to expand the discussions regarding training needs, taking into account the specificities of the context of managers from 0 to 3 years old and Public Policies for Specialized Training to consolidate the professionalization process. The data also indicate the need to offer a follow-up program for the Novice Director, taking into account the specificities faced for work at the beginning of the career.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiretor escolarpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducação infantil de 0 a 3 anospor
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectSchool directoreng
dc.subjectContinuing educacioneng
dc.subjectEarly childhood education from 0 to 3 years oldeng
dc.subjectProfessionalizationeng
dc.titleA formação continuada do diretor de escolas de educação infantil de 0 a 3 anospor
dc.title.alternativeThe continuing education of the director of early childhood education schools from 0 to 3 years oldeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa se constituiu em analisar a Formação Continuada do Diretor em escolas de 0 a 3 anos, para o processo de fortalecimento da profissionalização do ensino na Educação Infantil, tendo como campo de pesquisa o Município de Cabreúva/SP. O interesse pela temática se deu ao observar que o Diretor Escolar desse segmento, muitas vezes solicita apoio e investimento específico para sua formação na área de atuação levando em conta as particularidades existentes em seu contexto de trabalho. Esta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, do tipo descritiva e interpretativa. Para a construção de dados foi utilizado um questionário (formulário Google Form) com diretores ou vice-diretores desse segmento. Para compor o aprofundamento dos dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas diretoras da Educação Infantil de 0 a 3 anos de Cabreúva: a primeira, Diretora Efetiva da rede com mais tempo de carreira na Direção Escolar e a segunda Vice-Diretora Substituta no início de carreira. A análise tem como referência os estudos sobre formação continuada e carreira (NÓVOA,2017), gestão escolar (LÜCK,2000) e Educação Infantil Maria Malta Campos. Para a análise de dados foram construídas categorias analíticas referente aos Diretores da Educação Infantil, sendo elas: Perfil Formativo; Experiência Profissional; Profissionalização e Formação Continuada em Serviço. Os principais resultados indicam que é necessária a ampliação das discussões frente às necessidades formativas levando em conta as especificidades do contexto dos gestores de 0 a 3 anos e Políticas Públicas de Formação Especializada para consolidar o processo de profissionalização. Os dados também indicam a necessidade do oferecimento de Programa de acompanhamento para o Diretor Iniciante levando em conta as especificidades enfrentadas para o trabalho no início da carreira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2881903043879033por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil