Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Tamara Carla dos
dc.date.accessioned2022-05-05T21:49:37Z
dc.date.available2022-05-05T21:49:37Z
dc.date.issued2022-03-11
dc.identifier.citationSANTOS, Tamara Carla dos. Lulu no Brasil: a recepção de Louise Brooks no Brasil e o imaginário estético-social da Primeira República. 2022. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16044.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16044
dc.description.abstractAlthough the American actress Louise Brooks (1906-1985) is known for the roles she played in films in Germany – especially Pandora’s Box (G. W. Pabst, 1929) –, in the second half of the 1920s (1926-1930) her name was very present in the Brazilian press as a rising star. Her films produced in Hollywood and Beauty Prize (Augusto Genina, 1930), produced in France, toured the exhibition circuit of Brazilian theaters – mainly in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo, where cinema was more present in the collective imaginary. The objective of the research is to analyze the discourse published in the Brazilian press about “modern women” and about the actress Louise Brooks and to identify the dialogues between her characters and the female spectators of Brazil during the First Republic.eng
dc.description.abstractBien que l’actrice américaine Louise Brooks (1906-1985) est connue pour les rôles qu’elle a joués dans des films en Allemagne – surtout Loulou (G. W. Pabst, 1929) –, dans la seconde moitié des années 1920 (1926-1930) son nom a été très présent dans la presse brésilienne comme une star montante. Ses films produits à Hollywood et Prix de Beauté (Augusto Genina, 1930), produit en France, ont parcouru le circuit de projections des salles brésiliennes – principalement dans les villes de Rio de Janeiro et São Paulo, où le cinéma était plus présent dans l'imaginaire collectif. L’objectif de la recherche est d’analyser les discours publiés dans la presse brésilienne sur les « femmes modernes » et sur l'actrice Louise Brooks et d'identifier les dialogues entre ses personnages et les spectatrices du Brésil de la Première République.fre
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.subjectHistória das mulherespor
dc.subjectCinema silenciosopor
dc.subjectImprensa brasileirapor
dc.subjectLouise Brookseng
dc.subjectFirst brazilian republiceng
dc.subjectWomen’s historyeng
dc.subjectBrazilian presseng
dc.subjectSilent Movieeng
dc.subjectPremière République brésiliennefre
dc.subjectHistoire des femmesfre
dc.subjectCinéma muetfre
dc.subjectPresse brésiliennefre
dc.titleLulu no Brasil: a recepção de Louise Brooks no Brasil e o imaginário estético-social da Primeira Repúblicapor
dc.title.alternativeLulu au Brésil: la réception de Louise Brooks au Brésil et l'imaginaire esthétique et social de la Première République brésiliennefre
dc.title.alternativeLulu in Brazil: the reception of Louise Brooks in Brazil and the aesthetic and social imaginary of the Brazilian First Republiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Carlos Roberto Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0875456244182952por
dc.description.resumoEmbora a atriz estadunidense Louise Brooks (1906-1985) seja conhecida pelos papéis que interpretou em filmes na Alemanha – sobretudo A Caixa de Pandora (G. W. Pabst, 1929) –, na segunda metade da década de 1920 (1926-1930) o nome da atriz esteve muito presente na imprensa brasileira como uma estrela em ascensão. Seus filmes produzidos em Hollywood e Miss Europa (Augusto Genina, 1930), produzido na França, percorreram o circuito exibidor das salas brasileiras – principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, onde o cinema estava mais presente no imaginário coletivo. O objetivo da pesquisa é analisar o discurso veiculado na imprensa brasileira sobre as “mulheres modernas” e sobre a atriz Louise Brooks e identificar os diálogos entre suas personagens e as espectadoras do Brasil da Primeira República.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88882.426734/2019-01 (Migrado - SACPAIS), Programa CAPES: DS (Programa de Demanda Social)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9495737279829496por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil