Show simple item record

dc.contributor.authorDevitte, Flávia Cristina Borrajo
dc.date.accessioned2022-05-10T11:56:08Z
dc.date.available2022-05-10T11:56:08Z
dc.date.issued2022-03-31
dc.identifier.citationDEVITTE, Flávia Cristina Borrajo. Habilidades preditoras da aprendizagem matemática de crianças de até 06 anos: uma revisão sistemática da literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16098.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16098
dc.description.abstractTo date, there are gaps in publications in the Brazilian scientific literature on the systematic analysis of behaviors identified in early childhood education that are predictors of formal mathematics education. Thus, the objective of this research is to present, through a systematic review of the literature based on the PRISMA method, which behaviors, terms and descriptors are being used for these mathematical repertoires in children under 06 years of age. The databases used were APA PsycNet, CAPES Periodicals, Pepsic, Scielo, Science Direct and Web of Science. A search was carried out through 11 pre-established descriptors, in Portuguese, English and Spanish. A total of 3,374 articles were found and, after analyzing the eligibility criteria, 62 articles were included in the sample. The articles that were included showed a higher incidence in the descriptor Mathematics in early childhood education. A total of 41 different terms were found to entitle this stage of development prior to learning mathematics. In view of the cut made of the behaviors pointed out by the included articles, we can observe a total of 262 behaviors. Given the sets and behaviors presented, we propose a classification of previous behaviors for mathematical learning: Calculation, Cardinality, Comparison, Counting, One-to-One Correspondence, Shapes, Numerical Lines, Measure/Space/Time, Model, Numbers, Sorting, Quantification, Resolution of Problems, Similarity and Difference.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem matemáticapor
dc.subjectComportamento matemático préviopor
dc.subjectHabilidades matemáticaspor
dc.subjectMatemática na educação infantilpor
dc.subjectProtocolo PRISMApor
dc.subjectMathematical learningeng
dc.subjectPrevious mathematical behavioreng
dc.subjectMathematical skillseng
dc.subjectMathematics in early childhood educationeng
dc.subjectPRISMA methodeng
dc.titleHabilidades preditoras da aprendizagem matemática de crianças de até 06 anos: uma revisão sistemática da literaturapor
dc.title.alternativePredictive skills of mathematical learning in children up to 6 years old: a systematic literature revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carmo, João dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263046410329694por
dc.contributor.advisor-co1Brino, Rachel de Faria
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235133592567485por
dc.description.resumoAté o momento, existem lacunas na literatura científica brasileira sobre comportamentos identificados na infância que são como preditores da aprendizagem formal de matemática. Por isso, o objetivo desta pesquisa é apresentar, por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada no protocolo PRISMA, quais os comportamentos, termos e descritores, estão sendo utilizados para esses repertórios matemáticos em crianças menores de seis anos. As bases de dados utilizadas foram APA PsycNet, Periódicos CAPES, Pepsic, Scielo, Science Direct e Web of Science. Foi realizada uma busca por meio de 11 descritores pré-estabelecidos, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Foram encontrados 3.374 artigos e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos na amostra 62 artigos. Os artigos que foram incluídos mostraram maior incidência no descritor Mathematics in early childhood education. Foram encontrados 41 termos diferentes intitulando essa etapa de desenvolvimento prévio para o aprendizado da matemática. Diante do recorte realizado dos comportamentos apontados pelos artigos incluídos, podemos observar o total de 262 comportamentos. Diante dos conjuntos e comportamentos apresentados, propomos uma classificação dos comportamentos prévios para aprendizagem matemática: Cálculo, Cardinalidade, Comparação, Contagem, Correspondência um a um, Formas, Linhas numéricas, Medida/Espaço/Tempo, Modelo, Números, Ordenação, Quantificação, Resolução de Problemas, Semelhança e Diferença.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4179792754177196por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil