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dc.contributor.authorDantas, Amanda Soares
dc.date.accessioned2022-05-31T18:32:53Z
dc.date.available2022-05-31T18:32:53Z
dc.date.issued2020-12-12
dc.identifier.citationDANTAS, Amanda Soares. Intervenção baseada em mindfulness e psicoeducação para mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16212.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16212
dc.description.abstractThe literature in the area of intimate partner violence (IPV) indicates that women who have experienced violence are more likely to develop psychological disorders such as depression and anxiety. In addition, risk factors present in the community and society contribute to the perpetuation and re-victimization of women. Thus, an intervention for this population needs to take into consideration an educational and therapeutic perspective. Interventions using psychoeducation about IPV and mindfulness meditation have shown promising results to deal with the effects of IPV and, at the same time, teach skills such as acceptance of difficult feelings and non-judgmental contemplation of the present moment. This paper aimed to evaluate the feasibility of an individual intervention program in women with a history of IPV. Four participants with a history of IPV were recruited to participate in this study. One of them did not complete the intervention. Twelve individual sessions of about one hour divided into two modules were conducted: psychoeducation (4 sessions) and mindfulness (8 sessions). Assessments of depression and anxiety symptoms, with the Beck scales (BDI-II and BAI), as well as of mindfulness components (acceptance and awareness) were conducted at different moments of the intervention. To check whether the changes were clinically significant, the JT Method was used. The data indicated a decrease in depression and anxiety symptoms over the sessions, but clinically significant change only for anxiety symptoms. Analysis of the sessions indicated that the content addressed by the participants concerned their own history of violence, perceptions about meditating, and feedback from the intervention. It is discussed that this intervention model appears to be feasible, however further studies are needed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectviolênciapor
dc.subjectpsicoeducaçãopor
dc.subjectpsychoeducationeng
dc.subjectmindfulness violenceeng
dc.titleIntervenção baseada em mindfulness e psicoeducação para mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimopor
dc.title.alternativeMindfulness and psychoeducation to IPV women survivorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381029115416584por
dc.description.resumoA literatura da área de violência entre parceiros íntimos (VPI) indica que mulheres que sofreram violência têm mais chances de desenvolver transtornos psicológicos como depressão e ansiedade. Além disso, fatores de risco presentes na comunidade e na sociedade corroboram para a perpetuação e revitimização da mulher. Dessa forma, uma intervenção para essa população precisa levar em consideração uma perspectiva educativa e terapêutica. Intervenções utilizando psicoeducação sobre a VPI e meditação mindfulnessdemonstram resultados promissores para lidar com os efeitos da VPI e, ao mesmo tempo, ensinar habilidades como aceitação de sentimentos difíceis e contemplação do momento presente, sem julgamentos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de um programa de intervenção individual em mulheres com histórico de VPI. Quatro participantes com histórico de VPI foram recrutadas para participar deste estudo. Uma delas não completou a intervenção até o fim. Foram realizadas 12 sessões individuais de cerca de uma hora divididas em dois módulos: psicoeducação (4 sessões) e mindfulness (8 sessões). Avaliações dos sintomas de depressão e ansiedade, com as escalas Beck (BDI-II e BAI), assim como dos componentes de mindfulness (aceitação e awareness) foram conduzidas em diferentes momentos da intervenção. Para verificar se as mudanças foram clinicamente significativas, foi utilizado o Método JT. Os dados indicaram diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade ao longo das sessões, mas mudança significativa clínica apenas para os sintomas de ansiedade. A análise das sessões indicou que os conteúdos abordados pelas participantes se referiam a própria história de violência, percepções sobre meditar e feedback da intervenção. Discute-se que esse modelo de intervenção parece ser viável, porém é necessário realizar mais estudos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUOpor
dc.description.sponsorshipId88887.338808/2019-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6160345498552345por


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