Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Tatiane Martins Moacir de
dc.date.accessioned2022-06-20T12:46:43Z
dc.date.available2022-06-20T12:46:43Z
dc.date.issued2022-03-31
dc.identifier.citationALMEIDA, Tatiane Martins Moacir de. O processo de construção identitária e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos no ensino superior. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16295.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16295
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the processes of identity construction and ethnicracial belonging of brown students, coming from interracial families and students of higher education at the Federal University of São Carlos. Mostly, studies on affirmative action policies and processes of democratization of access to higher education in Brazil have prioritized the analysis of the profile of students in the economic, gender, ethnic-racial and area of entry dimensions, in addition to studies on performance, trajectory and insertion in the labor market. In this sense, this research is configured as a case study that was developed through bibliographic analysis, through interviews with self-declared brown students from interracial families, from different areas of knowledge, whether or not they opted for admission through the affirmative. The interviews made it possible to listen to self-declared brown students who experience the dilemma of belonging or not belonging due to their skin pigmentation and phenotypic traits. The speeches demonstrate that the university impacts on the construction of identity and ethnic-racial belonging, in the same way it has an impact on families when dealing with issues related to race and gender and by encouraging other family members to enter a public university.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade e pertencimento étnico-racialpor
dc.subjectPardospor
dc.subjectFamílias inter-raciaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectIdentity construction and ethnic-racial belongingeng
dc.subjectMixed-raceeng
dc.subjectInterracial familieseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleO processo de construção identitária e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos no ensino superiorpor
dc.title.alternativeThe process of identity construction and ethnic-racial belonging of mixed-race students in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo analisar os processos de construção da identidade e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos, oriundos de famílias inter-raciais e discentes do ensino superior na Universidade Federal de São Carlos. Majoritariamente, os estudos sobre as políticas de ação afirmativa e processos de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil têm priorizado a análise do perfil dos estudantes nas dimensões econômica, de gênero, étnico-racial e área de ingresso, além dos estudos sobre desempenho, trajetória e inserção no mercado de trabalho. Neste sentido, esta pesquisa se configura como um estudo de caso que foi desenvolvido por meio de análise bibliográfica, pela realização de entrevistas com estudantes autodeclarados pardos de famílias inter-raciais, de diferentes áreas de conhecimento, optantes ou não pelo ingresso por meio das ações afirmativas. As entrevistas oportunizaram ouvir estudantes autodeclarados pardos que vivenciam o dilema de pertencimento ou não pertencimento devido a pigmentação de sua pele e traços fenotípicos. As falas demonstram que a universidade impacta na construção da identidade e do pertencimento étnico-racial, da mesma maneira que este percurso tem impacto nas famílias ao tratar de assuntos relacionados à raça e gênero e por incentivar que outros membros familiares ingressem na universidade pública.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.475554/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6640930449636796por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil