dc.contributor.author | Padilha, Karina Garcia | |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T12:52:36Z | |
dc.date.available | 2022-06-28T12:52:36Z | |
dc.date.issued | 2022-04-12 | |
dc.identifier.citation | PADILHA, Karina Garcia. A disciplina de arte para o público alvo da Educação Especial: relato de professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16325. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16325 | |
dc.description.abstract | The present research aimed to study the analysis of the perception of the
work of three teachers about the discipline 'Art', with teenagers Público
Target of Special Education (PAEE) of basic education. The work was based
initially in the bibliographic survey present in the Brazilian Digital Library
of Theses and Dissertations (BDTD), on the basis of the Coordination for the Improvement of
Higher Education Personnel (CAPES) and the Scientific Electronic Library Online
(SciELO), using the terms “art and special education”, and “art and disability”,
without restriction of year of publication, and eventually searched for words
related, but unsuccessfully finding a large volume of searches within
of the theme. There were only thirteen academic works, including theses and articles,
otherwise. Thus, participants were selected for the research, making use of
of the “Snowball Sampling” methodological technique, so that the choice of
participants was performed according to each other's indications, forming a
information chain. It is noteworthy that the three teachers had performances with
students with disabilities aged between 12 and 18 years old. THE
data collection instrument was a virtual interview, supported
in a semi-structured interview script. The data from the teachers' speeches
were transcribed and analyzed qualitatively, supported by the rationale
of Vygotsky's cultural-historical approach. The categories of analysis focused
were: Characterization of Participating Teachers; the formation of
Art Teachers; the Human, Technological and Material Aids that these
interviewed teachers use; and Organizational Culture. it is expected that the
present study can mobilize more discussions about how it is being approached
the work of the Art discipline with PAEE adolescents in basic education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | A disciplina de arte para o público alvo da Educação Especial: relato de professores | por |
dc.title.alternative | The subject of art for the target audience of special education: report of teachers | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9468232016416725 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Barroso, Adriana Fernandes | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205125550873933 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo de estudo a análise da percepção do
trabalho de três professores acerca da disciplina ‘Arte’, com adolescentes Público
Alvo da Educação Especial (PAEE) da educação básica. O trabalho pautou-se
inicialmente no levantamento bibliográfico presentes na Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações (BDTD), na base da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online
(SciELO), usando os termos “arte and educação especial”, e “arte and deficiência”,
sem restrição de ano de publicação, e eventualmente buscado palavras
relacionadas, mas sem êxito de encontrar um grande volume de pesquisas dentro
da temática. Foram somente treze trabalhos acadêmicos, entre teses e artigos,
outrossim. Assim, foram selecionados participantes para a pesquisa, fazendo uso
da técnica metodológica “Snowball Sampling”, de modo que a escolha dos
participantes foi realizada de acordo com indicações um do outro, formando uma
cadeia de informações. Destaca-se que os três professores tiveram atuações com
alunos com deficiência com faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade. O
instrumento de coleta de dados foi uma entrevista realizada por via virtual, apoiada
em um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados das falas dos professores
foram transcritos e analisados de modo qualitativo, amparados pela fundamentação
da abordagem histórico-cultural de Vigotski. As categorias de análise focalizadas
foram: a Caracterização dos Professores Participantes; a Formação dos
Professores de Arte; as Ajudas Humanas, Tecnológicas e Materiais que estes
professores entrevistados utilizam; e a Cultura Organizacional. Espera-se que o
presente estudo possa mobilizar mais discussões sobre como está sendo abordado
o trabalho da disciplina Arte com adolescentes PAEE na educação básica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7071064840929805 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |