Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Caroline Miranda Palmieri da
dc.date.accessioned2022-07-07T14:06:13Z
dc.date.available2022-07-07T14:06:13Z
dc.date.issued2022-06-07
dc.identifier.citationSILVA, Caroline Miranda Palmieri da. Saberes de diretores sobre as dimensões da administração escolar. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16364.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16364
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the relationship with Knowledge, according to Bernard Charlot, of school directors according to the school administration model of Benno Sander (2007), with the economic, pedagogical, political and cultural dimensions. Data were collected in 2021, through two instruments: a closed questionnaire, in a stratified sample, composed of 2882 Brazilian directors and a focus group with five mentor directors (representing the five regions of Brazil) who participated in the Mentoring Improvement Course of School Directors offered by the Federal University of São Carlos (UFSCar). There was an intertwining between the relationship with the Knowledge of the five directors and the dimensions of Sander (2007), especially, the Knowing how to do and the relational Knowledge. The directors respond to the extent of what they experience and to analyze the relationship of a subject with Knowledge is to understand the epistemic, social and identity relationships of this being immersed in the learning process, and these dimensions are not fragmented in this process. Future studies are indicated in order to closely monitor the management of these directors in different regions of Brazil, mainly due to the diversity of Brazilian schools. It is concluded that, in Brazil, public policies need to promote democratic management, instituting forms of entry into management positions through democratic means, both in secretariats and in institutions, since it is essential that these directors can be legitimate representatives in the fight for a quality education, in addition to having more spaces in which debates take place in municipal, state and federal instances, in which more democratic and legitimate discussions are held, with the intention of thinking about a different school from the one we have today.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiretor escolarpor
dc.subjectRelação com o Saber de diretores escolarespor
dc.subjectDimensões da administração escolarpor
dc.subjectSchool principaleng
dc.subjectRelation with the Knowledge of school directorseng
dc.subjectDimensions of school administrationeng
dc.titleSaberes de diretores sobre as dimensões da administração escolarpor
dc.title.alternativePrincipals' knowledge about the dimensions of school administrationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Luiz, Maria Cecília
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425361719028650por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a relação com o Saber, de acordo com Bernard Charlot, de diretores de escola conforme o modelo de administração escolar de Benno Sander (2007), com as dimensões econômica, pedagógica, política e cultural. Os dados foram recolhidos em 2021, por meio de dois instrumentos: um questionário fechado, numa amostra estratificada, composta por 2882 diretores brasileiros e um grupo focal com cinco diretores mentores (representando as cinco regiões do Brasil) que participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Houve o entrelaçamento entre a relação com o Saber dos cinco diretores e as dimensões de Sander (2007), especialmente, o Saber fazer e o Saber relacional. Os diretores respondem à medida daquilo que vivenciam e analisar a relação de um sujeito com o Saber é entenderas relações epistêmicas, sociais e identitárias desse ser imerso no processo de aprendizagem, sendo que essas dimensões não estão fragmentadas nesse processo. Estudos futuros são indicados a fim de acompanhar mais de perto a gestão desses diretores em diferentes regiões do Brasil, principalmente, devido a diversidade das escolas brasileiras. Conclui-se que, no Brasil, as políticas públicas precisam promover a gestão democrática, instituindo formas de ingresso nos cargos de gestão por vias democráticas, tanto nas secretarias quanto nas instituições, pois é fundamental que esses diretores possam ser representantes legítimos na luta por uma educação de qualidade, além de ter mais espaços em que debates aconteçam em instâncias municipais, estaduais e federais, em que sejam feitas discussões mais abertas e legítimas, com intenção de pensar uma escola diferente daquela que se tem hoje.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.description.sponsorshipIdCódigo de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2328230255840992por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil