dc.contributor.author | Fagionato-Ruffino, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T12:18:19Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T12:18:19Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.identifier.citation | FAGIONATO-RUFFINO, Sandra. A educação ambiental nas escolas municipais de educação infantil de São Carlos-SP. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16630. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16630 | |
dc.description.abstract | We now live immersed in an environmental crisis that resulted from the
development model that was adopted — Environmental Education is an important process to
help revert such a crisis and re-establish a sustainable ecosystem. Brazilian public policies
since 1981 guarantee every citizen the right to Environmental Education, and emphasize the
responsibility of schools in the process, on ali leveis from pre-schooi to graduate schools.
Among ali different education leveis, pre-school and kindergarten present the biggest
shortage in materiais, courses and published work in the area. In that context, this research
work's objective is to know the reality in the Municipal Pre-schools and Kindergarten
schools in São Carlos when it comes to Environmental Education (EE), and to identify who
the teachers are, what they think about, and what they do about EE, what resources and
themes are most often adopted, as well as what are the difficulties and elements that
facilitate the incorporation of EE in the school day to day. A questionnaire was the main
instrument in collecting data, due to the possibility of reaching a large number of teachers.
Observations of the day to day in schools and teachers' planning sessions were also used.
From the analysis of the data the conclusion can be reached that the majority of the teachers
we studied have a very traditional conception ofEnvironmental Education, associated to the
teaching of Sciences, with an emphasis in the detection and, sometimes, resolution of the
environmental problems. The themes and experiments most often chosen have to do with
solid waste and flora. The majority of the teachers work the subject from the projects, but
also use day to day situations. Holidays are also used by the teachers to work the subjects,
sometimes on the day, sometimes inserted in a monthly or bi-monthly plan that celebrates
the occasion. Teachers most often point to the lack of infrastructure and knowledge as
stumbling blocks to the incorporation ofEE in school. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Environmental Education | eng |
dc.subject | Pre-School and Kindergarten | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.title | A educação ambiental nas escolas municipais de educação infantil de São Carlos-SP | por |
dc.title.alternative | Environmental education in the municipal schools of early childhood education of São Carlos-SP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | Vivemos imersos numa crise ambiental decorrente do modelo de
desenvolvimento adotado, sendo a Educação Ambiental (EA) um importante processo para
reverter e restabelecer a sustentabilidade do meio. As políticas públicas brasileiras, a partir
de 1981 garantem o direito à Educação Ambiental a todos os cidadãos, destacando a
responsabilidade da escola neste processo, em todos os níveis de ensino. Dentre os diversos
níveis de ensino, a Educação Infantil é o que apresenta maior escassez em materiais, cursos
e trabalhos publicados na área. Neste contexto esta pesquisa objetivou conhecer a realidade
das Escolas Municipais de Educação Infantil de São Carlos no que se refere à EA,
identificando quem são, o que pensam e o que fazem os professores sobre Educação
Ambiental, quais são os recursos e as temáticas mais freqüentemente adotadas, bem como
as dificuldades e os elementos facilitadores para a inserção da EA no cotidiano escolar. O
principal instrumento de coleta de dados adotado foi o questionário, devido à possibilidade
de atingir um grande número de professores. Foram utilizadas também observações do diaa-
dia das escolas e os planejamentos dos professores. A partir da análise do material,
identificou-se que a maioria dos professores pesquisados possui uma concepção tradicional
de Educação Ambiental, associada ao ensino de Ciências, com ênfase na detecção dos
problemas ambientais e, às vezes, propostas de ações de resolução dos mesmos. As
temáticas de trabalho mais freqüentes, assim como as práticas dizem respeito aos resíduos
sólidos e à flora. A maioria dos professores trabalha a temática a partir de projetos, porém
utilizam-se ainda das situações do dia-a-dia. As datas comemorativas também são ocasiões
em que trabalham com a temática, ora de forma pontual, ora inserido num planejamento
mensal ou bimestral, elaborado em função da ocasião. As dificuldades para a inserção da
EA na escola mais apontadas pelos professores são falta de infra-estrutura e de formação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0937631632950293 | por |