dc.contributor.author | Toniol, Lucas Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T19:21:09Z | |
dc.date.available | 2022-09-26T19:21:09Z | |
dc.date.issued | 2022-07-22 | |
dc.identifier.citation | TONIOL, Lucas Cardoso. Escola sem Partido: ideologia e discurso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672 | |
dc.description.abstract | In the past few years, the self-styled No Party School Movement (MESP) and their discourses have risen throughout the Brazilian scene. It is understood that the MESP has the potential to cause drastic and at the same time retrograde changes in Brazilian education, especially over the school and in the way it relates itself with the students. Hence, to comprehend the historical construction of the MESP as a discourse, the concepts on which it is based and the types of subjects it seeks to produce and silence, configure an important topic of study in contemporary times. The research developed took the discourses supported by MESP as object of analysis. The analysis undertaken was supported by Michel Foucault's contributions regarding his studies on the production of truths and discourse. In addition, a study was developed on the appropriation and meaningfulness adopted by MESP regarding the concept of ideology, one of the pillars of the Movement, as well as its self-denomination as a social movement. The results provide a broad understanding of MESP as inserted in a neoconservative and neoliberal discursive field, defending an antidemocratic and excluding education project. Consequently, it points to the effects of MESP on teaching subjectivities in terms of control, repression and the construction of the other as a threat. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola sem Partido | por |
dc.subject | Doutrinação | por |
dc.subject | Ideologia | por |
dc.subject | Neoconservadorismo | por |
dc.subject | Trabalho Docente | por |
dc.subject | No Party School | eng |
dc.subject | Indoctrination | eng |
dc.subject | Ideology | eng |
dc.subject | Neoconservatism | eng |
dc.subject | Teaching Work | eng |
dc.title | Escola sem Partido: ideologia e discurso | por |
dc.title.alternative | No Party School: ideology and discourse | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Riscal, Sandra Aparecida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0328618752218708 | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, o Movimento Escola sem Partido (MESP) e seus discursos ganharam significativa relevância no cenário nacional. Entende-se que o MESP tem potencial para provocar drásticas e ao mesmo tempo retrógradas mudanças na educação brasileira, sobretudo na escola e na forma como esta se relaciona com seus alunos. Para tanto, compreender a construção histórica do MESP como discurso, os conceitos nos quais se apoia e os tipos de sujeitos que busca produzir e silenciar, configuram um importante tema de estudo na contemporaneidade. A pesquisa desenvolvida tomou os discursos sustentados pelo MESP como objeto de análise. A análise empreendida apoiou-se nas contribuições de Michel Foucault quanto aos seus estudos sobre produção de verdades e discurso. Além disso, foi desenvolvido um estudo sobre a apropriação e significação adotada pelo MESP quanto ao conceito de ideologia, um dos pilares do Movimento, bem como da sua autodenominação como um movimento social. Os resultados apontaram para a compreensão do MESP como inserido num campo discursivo neoconservador e neoliberal, defendendo um projeto de educação antidemocrático e excludente. A ressignificação dos sentidos em torno da ideologia e dos movimentos sociais caminham em favor da desmobilização social e do apagamento de sentidos. Consequentemente, aponta-se para os efeitos do MESP nas subjetividades docentes no que se refere ao controle, à repressão e à construção do outro como ameaça. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.502329/2020-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6741163256395855 | por |