Show simple item record

dc.contributor.authorRaphael, André Luiz
dc.date.accessioned2022-09-28T17:36:49Z
dc.date.available2022-09-28T17:36:49Z
dc.date.issued2022-08-12
dc.identifier.citationRAPHAEL, André Luiz. A interação entre gestão escolar e trabalho docente: impactos entre stakeholders e shareholders na escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16708.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16708
dc.description.abstractThe present research aimed to study the effects of school management models in contemporary times and their influences on teaching work in public schools in the region of Araraquara. Our hypothesis resides in the idea that the relationship between school management and the teaching staff can bring impacts, which can collaborate or harm the development of the teacher's work. In this research, we used a qualitative approach, with the hypothetical deductive method, applied to the collection of testimonies and data from teachers in the public school, through the analysis of thematic categorical content, from questionnaires, interviews with semi-structured questions and field journal entries. Our hypotheses are based on three categories of analysis: Professionalism and Dialogicity; Actual and Prescribed Work (abstract) and Political, economic and mercantilist aspects. Our theoretical framework is based on Freeman's Theory of Stakeholders, on Habermas' Theory of Communicative Action, and on the dialectic of Hegel and Marx. The results found in this research showed that the management team, the Department of Education and other elements can interfere in the development of teaching work, generating engagement or demotivation in teachers, the management team acting as an element of mediation, which presents itself in a more variable within the relationships with the other subjects involved in carrying out the teaching work, behaving either as a stakeholder or shareholder of mediation or even as a middleholder, being this plurality of interactions structured through communication, aiming at understanding, scope of Theory of Communicative Action.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão autoritáriapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTeoria dos stakeholderspor
dc.subjectTeoria do agir comunicativopor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectAuthoritarian managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectTheory of stakeholderseng
dc.subjectTheory of communicative actioneng
dc.subjectMiddleholdereng
dc.subjectStakeholdereng
dc.subjectShareholdereng
dc.titleA interação entre gestão escolar e trabalho docente: impactos entre stakeholders e shareholders na escolapor
dc.title.alternativeThe interaction between school management and teaching work: impacts between stakeholders and shareholders at schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Douglas Aparecido de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847352503840983por
dc.description.resumoA presente pesquisa visou estudar, analisar e investigar os efeitos dos modelos de gestão escolar na contemporaneidade e suas influências no trabalho docente nas escolas públicas da região de Araraquara. Nossa hipótese reside na ideia de que a relação entre a gestão escolar e a equipe docente pode trazer impactos, que podem colaborar ou prejudicar com o desenvolvimento do trabalho do professor. Utilizamos, nesta pesquisa, uma abordagem qualitativa, com o método hipotético-dedutivo, aplicados à coleta de depoimentos e dados de docentes da rede pública, por meio da análise de conteúdo categorial temática, a partir de questionários, entrevistas com questões semiestruturadas e registros em diário de campo. A análise dos dados se baseou em três categorias: Profissionalismo e Dialogicidade; Trabalho Real e Prescrito (abstrato) e Aspectos políticos, econômicos e mercantilistas. Nosso referencial teórico está embasado na Teoria dos Stakeholders, de Freeman, na Teoria do Agir Comunicativo, de Habermas, e na dialética de Hegel e Marx. Os resultados encontrados nessa pesquisa demonstraram que a equipe gestora, a Secretaria da Educação e outros elementos podem interferir no desenvolvimento do trabalho docente, gerando engajamento ou desmotivação nos professores, atuando a equipe gestora como um elemento de mediação, que apresenta-se de maneira mais variável dentro das relações com os outros sujeitos envolvidos na realização do trabalho docente, comportando-se ora como stakeholder ou shareholder de mediação ou, ainda, como middleholder, sendo essa pluralidade de interações estruturada por meio da comunicação, visando o entendimento, escopo da Teoria do Agir Comunicativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8315044065371328por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil