Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Edson Guilherme de
dc.date.accessioned2022-10-10T17:09:05Z
dc.date.available2022-10-10T17:09:05Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.identifier.citationSOUZA, Edson Guilherme de. Mimese, ressentimento do guerreiro e formação: manifestações contra a universidade pública brasileira em redes sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16835.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16835
dc.description.abstractDuring the last few years, in Brazil, it has been possible to witness the ascension of manifestations that precede the totalitarianism. Attacks to academic institutions, which also represent attacks to Education and critical thinking, have intensified and disseminated in this period. These manifestations can be visualized mainly on social networks. Besides the direct hostility towards the institutions, a pseudo-rationality of paranoid traces has taken shape, which tries to raise false judgements to the status of knowledge while driving the hatred to predetermined targets. Questioning about the motivations to support these ideas, this research seeks to move the knowledge from the Critical Theory of Society in an attempt to unveil the subjective mechanisms of such phenomena. The work proposes to discuss concepts that relate to education and formation and to the manifestations of hatred and contempt towards educational institutions: the Frankfurtian concepts of mimesis and resentment of the warrior. It also conducts an historical analysis of recent changes in Brazilian universities, in terms of economical transformations that submitted them to politics of adjustments to capitalist society. As a next step, it searches to perform a content analysis of the object, in the form of publications that express de contempt for the Brazilian universities, the Education and the knowledge.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria crítica da sociedadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPseudoformaçãopor
dc.subjectDivisão social do trabalhopor
dc.subjectCritical theory of societyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHalf-educationeng
dc.subjectDivision of laboreng
dc.titleMimese, ressentimento do guerreiro e formação: manifestações contra a universidade pública brasileira em redes sociaispor
dc.title.alternativeMimesis, resentment of the warrior and formation: manifestations against the Brazilian public universities in social networkseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929por
dc.description.resumoNos últimos anos, no Brasil, foi possível presenciar a ascensão de manifestações precursoras do totalitarismo. Ataques a instituições universitárias, que representam ataques à Educação e ao conhecimento crítico, se intensificaram e se disseminaram nesse período. Essas manifestações podem ser visualizadas sobretudo em redes sociais. Além da hostilidade direta às instituições, tomou forma uma pseudorracionalidade de traços paranoicos, que tenta elevar falsos juízos ao status de conhecimento enquanto direciona o ódio a alvos escolhidos. Questionando o porquê do apoio a essas ideias, este trabalho busca movimentar o conhecimento proveniente da Teoria Crítica da Sociedade na tentativa de desvelar mecanismos subjetivos de tais fenômenos. A pesquisa propõe discutir conceitos que se relacionam com a educação e a formação e com as manifestações de ódio e desprezo por instituições educativas: os conceitos frankfurtianos de mimese e ressentimento do guerreiro. Também é realizada uma análise da história recente das universidades brasileiras, em termos de transformações políticas e econômicas que as submeteram a políticas de ajuste à sociedade capitalista. A seguir, busca-se realizar uma análise de conteúdo do objeto, na forma de publicações que expressam o desprezo pelas universidades brasileiras, pela educação e pelo conhecimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.638939/2021-00 do Programa DS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8565977424230178por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil