Show simple item record

dc.contributor.authorTeles, Maria Estely Rodrigues
dc.date.accessioned2022-10-20T11:59:01Z
dc.date.available2022-10-20T11:59:01Z
dc.date.issued2022-08-23
dc.identifier.citationTELES, Maria Estely Rodrigues. Intencionalidades do uso da robótica pedagógica na educação infantil em artigos científicos à luz da teoria histórico-cultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16905.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16905
dc.description.abstractA lot of countries use Pedagogical Robotics in Children Education. Teachers’ pedagogical practices require an intentional mediation according to children's needs. In this sense, this research aims to know the intentionalities of the use of Pedagogical Robotics in Early Childhood Education, present in articles indexed in SciELO, Eric, and Scopus, as well as to analyze convergences and divergences between the intentionalities identified, in the light of the Cultural-Historical Theory. We carried out a bibliographical research based on dialectical materialism. The data was analyzed from the perspective of the concepts of Mediation and Higher Psychic Functions. The articles chosen indicated a variety of themes, so that we identified ten intentionalities for the use of robotics in Children's Education. These intentions revolve around three main axes: learning and child development; activity and interaction; teaching and the Early Childhood Education curriculum. We conclude that there is a need for curricular guidelines and governmental incentives in teacher training aimed at an intentional praxis that mediates robotics for the formation of a critical and transforming individual. There is an urgent need to review the intentions of the use of technologies in school education with a focus on child development, without supporting a mercantilist path and the reproduction of capitalist values.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobótica pedagógicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.titleIntencionalidades do uso da robótica pedagógica na educação infantil em artigos científicos à luz da teoria histórico-culturalpor
dc.title.alternativeIntentionalities of the use of pedagogical robotics in early childhood education in scientific articles in the light of the cultural-historical theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Jarina Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612611612919706por
dc.description.resumoO uso da Robótica Pedagógica na Educação Infantil é uma realidade presente em diversos países. A prática pedagógica requer uma mediação intencional conforme as necessidades das crianças. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo conhecer as intencionalidades do uso da Robótica Pedagógica na Educação Infantil, presentes em artigos indexados nas bases SciELO, Eric e Scopus, bem como analisar convergências e distanciamentos entre as intencionalidades identificadas, à luz da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa é de cunho bibliográfico baseada no materialismo dialético, sendo que a análise dos dados foi realizada sob a perspectiva dos conceitos de Mediação e Funções Psíquicas Superiores. Os artigos selecionados indicaram uma diversidade de temáticas presentes nas pesquisas, de modo que identificamos dez intencionalidades para o uso da robótica na Educação Infantil. Estas giram em torno de três eixos principais: aprendizagem e desenvolvimento infantil; atividade e interação; ensino e o currículo da Educação Infantil. Concluímos, assim, que há a necessidade de direcionamentos curriculares e incentivos governamentais na formação docente voltados a uma práxis intencional que medeie a robótica para a formação de um indivíduo crítico e transformador. Há uma urgência de rever as intenções do uso de tecnologias na educação escolar com foco no desenvolvimento da criança, sem se deixar levar por um caminho mercantilista e de reprodução de valores capitalistas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipId88887.502343/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8010285288238496por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil