Mostrar el registro sencillo del ítem
Intencionalidades do uso da robótica pedagógica na educação infantil em artigos científicos à luz da teoria histórico-cultural
dc.contributor.author | Teles, Maria Estely Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T11:59:01Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T11:59:01Z | |
dc.date.issued | 2022-08-23 | |
dc.identifier.citation | TELES, Maria Estely Rodrigues. Intencionalidades do uso da robótica pedagógica na educação infantil em artigos científicos à luz da teoria histórico-cultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16905. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16905 | |
dc.description.abstract | A lot of countries use Pedagogical Robotics in Children Education. Teachers’ pedagogical practices require an intentional mediation according to children's needs. In this sense, this research aims to know the intentionalities of the use of Pedagogical Robotics in Early Childhood Education, present in articles indexed in SciELO, Eric, and Scopus, as well as to analyze convergences and divergences between the intentionalities identified, in the light of the Cultural-Historical Theory. We carried out a bibliographical research based on dialectical materialism. The data was analyzed from the perspective of the concepts of Mediation and Higher Psychic Functions. The articles chosen indicated a variety of themes, so that we identified ten intentionalities for the use of robotics in Children's Education. These intentions revolve around three main axes: learning and child development; activity and interaction; teaching and the Early Childhood Education curriculum. We conclude that there is a need for curricular guidelines and governmental incentives in teacher training aimed at an intentional praxis that mediates robotics for the formation of a critical and transforming individual. There is an urgent need to review the intentions of the use of technologies in school education with a focus on child development, without supporting a mercantilist path and the reproduction of capitalist values. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Robótica pedagógica | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | por |
dc.title | Intencionalidades do uso da robótica pedagógica na educação infantil em artigos científicos à luz da teoria histórico-cultural | por |
dc.title.alternative | Intentionalities of the use of pedagogical robotics in early childhood education in scientific articles in the light of the cultural-historical theory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Jarina Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6612611612919706 | por |
dc.description.resumo | O uso da Robótica Pedagógica na Educação Infantil é uma realidade presente em diversos países. A prática pedagógica requer uma mediação intencional conforme as necessidades das crianças. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo conhecer as intencionalidades do uso da Robótica Pedagógica na Educação Infantil, presentes em artigos indexados nas bases SciELO, Eric e Scopus, bem como analisar convergências e distanciamentos entre as intencionalidades identificadas, à luz da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa é de cunho bibliográfico baseada no materialismo dialético, sendo que a análise dos dados foi realizada sob a perspectiva dos conceitos de Mediação e Funções Psíquicas Superiores. Os artigos selecionados indicaram uma diversidade de temáticas presentes nas pesquisas, de modo que identificamos dez intencionalidades para o uso da robótica na Educação Infantil. Estas giram em torno de três eixos principais: aprendizagem e desenvolvimento infantil; atividade e interação; ensino e o currículo da Educação Infantil. Concluímos, assim, que há a necessidade de direcionamentos curriculares e incentivos governamentais na formação docente voltados a uma práxis intencional que medeie a robótica para a formação de um indivíduo crítico e transformador. Há uma urgência de rever as intenções do uso de tecnologias na educação escolar com foco no desenvolvimento da criança, sem se deixar levar por um caminho mercantilista e de reprodução de valores capitalistas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.502343/2020-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8010285288238496 | por |