Show simple item record

dc.contributor.authorBiolcatti, Camila Fernanda
dc.date.accessioned2022-10-25T17:57:14Z
dc.date.available2022-10-25T17:57:14Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.identifier.citationBIOLCATTI, Camila Fernanda. Educação para a coletividade: pressupostos para as atividades de matemática com crianças de 3 a 5 anos à luz da Teoria Histórico-Cultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16939.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16939
dc.description.abstractThis research results from a bibliographical and theoretical study about education for collectivity in Childhood Education based on situations involving the teaching and learning of mathematics in the light of the Cultural-Historical Theory. As a basis, we use the conceptual assumptions of Lev Vygotsky and the authors of his School about the ontogenesis of human development, namely cultural mediation, as well as the conceptions of Artur Petrovski and Anton Makarenko about the consciousness of life in collectivity. Within the list of higher psychic functions, we present mathematics as a science historically developed and shared by humanity. Within the list of superior psychic functions, mathematics is presented as a science historically elaborated and shared by humanity. Based on Vygotsky's fundamentals about mathematics and the psychic development of humans, we note the child, specifically in Early Childhood Education. For this, we consider the concept of periodization of development and the main activity of the preschool age, which is role-playing, based on Alexei Leontiev and Daniil Elkonin. We also adopt the conceptions of Ole Skovsmose's Critical Mathematics Education, seeking to articulate mathematics teaching and the development of collective consciousness in children from 3 to 5 years old. It highlights Skovsmose's idea of materacy and mathematics as a tool for reading the world. This research aims to think about teaching and learning children's mathematics through role-playing, contributing to a pedagogical practice that promotes developmental and emancipatory teaching. The methodological path occurred according to the Historical-Dialectical Materialism method and the genetic method, with readings from books and classical theory authors, as well as current researchers who study the theme. As a result, we highlight the assumptions of education for collectivity with mathematics activities, such as mediation and teaching intentionality; main activity; play; conceptual thinking; materacia, and collective ethics. Furthermore, two proposals of pedagogical practices with children are presented, corroborating the idea that it is possible to have an education that articulates the teaching of mathematics with the development of collective ethics, as advocated by Makarenko.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectColetividadepor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMateraciapor
dc.subjectEducação Matemática Críticapor
dc.subjectCollectivityeng
dc.subjectCultural-Historical Theoryeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectMateracyeng
dc.subjectCritical Mathematics Educationeng
dc.titleEducação para a coletividade: pressupostos para as atividades de matemática com crianças de 3 a 5 anos à luz da Teoria Histórico-Culturalpor
dc.title.alternativeEducation for collectivity: assumptions for mathematics activities with 3 to 5-year-old children in the light of Cultural-Historical Theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6798660726504000por
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de um estudo teórico-bibliográfico acerca da educação para a coletividade na Educação Infantil a partir de situações envolvendo o ensino e a aprendizagem de matemática, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Como base, utiliza-se os pressupostos conceituais de Lev Vigotsky e dos autores de sua Escola sobre a ontogênese do desenvolvimento humano, qual seja a mediação cultural, bem como as concepções de Artur Petrovski e Anton Makarenko sobre a consciência da vida em coletividade. Dentro do rol das funções psíquicas superiores, apresenta-se a matemática como ciência historicamente elaborada e transmitida pela humanidade. A partir dos fundamentos de Vigotsky sobre a matemática e o desenvolvimento psíquico dos seres humanos, volta-se o olhar à criança, especificamente, de Educação Infantil. Para tanto, considera-se a concepção de periodização do desenvolvimento e da atividade principal da idade pré-escolar, qual seja o jogo de papéis, baseadas em Alexei Leontiev e Daniil Elkonin. Adota-se também as concepções da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, buscando articular o ensino de matemática e o desenvolvimento da consciência coletiva em crianças de 3 a 5 anos. Destaca-se a ideia de materacia, de Skovsmose, isto é, da matemática como instrumento de leitura do mundo. Objetiva-se, com esta pesquisa, pensar o ensino e a aprendizagem de matemática de crianças a partir do jogo de papéis, contribuindo para uma prática pedagógica que promova um ensino desenvolvente e emancipatório. O percurso metodológico ocorreu de acordo com o método do Materialismo Histórico-Dialético e com o método genético, com leituras de livros e autores clássicos da teoria, assim como de pesquisadores atuais que estudam o tema. Como resultado, evidenciamos os pressupostos de educação para a coletividade com atividades de matemática, tais como: mediação e intencionalidade docente; atividade principal; jogo; pensamento conceitual; materacia e ética coletiva. Ademais, apresenta-se duas propostas de práticas pedagógicas com crianças, corroborando com a ideia de que é possível uma educação que articule o ensino de matemática com o desenvolvimento da ética coletiva, tal como o preconizada por Makarenko.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6798660726504000por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil