dc.contributor.author | Biolcatti, Camila Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T17:57:14Z | |
dc.date.available | 2022-10-25T17:57:14Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.identifier.citation | BIOLCATTI, Camila Fernanda. Educação para a coletividade: pressupostos para as atividades de matemática com crianças de 3 a 5 anos à luz da Teoria Histórico-Cultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16939. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16939 | |
dc.description.abstract | This research results from a bibliographical and theoretical study about education for
collectivity in Childhood Education based on situations involving the teaching and learning of
mathematics in the light of the Cultural-Historical Theory. As a basis, we use the conceptual
assumptions of Lev Vygotsky and the authors of his School about the ontogenesis of human
development, namely cultural mediation, as well as the conceptions of Artur Petrovski and
Anton Makarenko about the consciousness of life in collectivity. Within the list of higher
psychic functions, we present mathematics as a science historically developed and shared by
humanity. Within the list of superior psychic functions, mathematics is presented as a science
historically elaborated and shared by humanity. Based on Vygotsky's fundamentals about
mathematics and the psychic development of humans, we note the child, specifically in Early
Childhood Education. For this, we consider the concept of periodization of development and
the main activity of the preschool age, which is role-playing, based on Alexei Leontiev and
Daniil Elkonin. We also adopt the conceptions of Ole Skovsmose's Critical Mathematics
Education, seeking to articulate mathematics teaching and the development of collective
consciousness in children from 3 to 5 years old. It highlights Skovsmose's idea of materacy and
mathematics as a tool for reading the world. This research aims to think about teaching and
learning children's mathematics through role-playing, contributing to a pedagogical practice
that promotes developmental and emancipatory teaching. The methodological path occurred
according to the Historical-Dialectical Materialism method and the genetic method, with
readings from books and classical theory authors, as well as current researchers who study the
theme. As a result, we highlight the assumptions of education for collectivity with mathematics
activities, such as mediation and teaching intentionality; main activity; play; conceptual
thinking; materacia, and collective ethics. Furthermore, two proposals of pedagogical practices
with children are presented, corroborating the idea that it is possible to have an education that
articulates the teaching of mathematics with the development of collective ethics, as advocated
by Makarenko. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coletividade | por |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Materacia | por |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | por |
dc.subject | Collectivity | eng |
dc.subject | Cultural-Historical Theory | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Materacy | eng |
dc.subject | Critical Mathematics Education | eng |
dc.title | Educação para a coletividade: pressupostos para as atividades de matemática com crianças de 3 a 5 anos à luz da Teoria Histórico-Cultural | por |
dc.title.alternative | Education for collectivity: assumptions for mathematics activities with 3 to 5-year-old children in the light of Cultural-Historical Theory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Maria Aparecida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6798660726504000 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de um estudo teórico-bibliográfico acerca da educação para a
coletividade na Educação Infantil a partir de situações envolvendo o ensino e a aprendizagem
de matemática, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Como base, utiliza-se os pressupostos
conceituais de Lev Vigotsky e dos autores de sua Escola sobre a ontogênese do
desenvolvimento humano, qual seja a mediação cultural, bem como as concepções de Artur
Petrovski e Anton Makarenko sobre a consciência da vida em coletividade. Dentro do rol das
funções psíquicas superiores, apresenta-se a matemática como ciência historicamente elaborada
e transmitida pela humanidade. A partir dos fundamentos de Vigotsky sobre a matemática e o
desenvolvimento psíquico dos seres humanos, volta-se o olhar à criança, especificamente, de
Educação Infantil. Para tanto, considera-se a concepção de periodização do desenvolvimento e
da atividade principal da idade pré-escolar, qual seja o jogo de papéis, baseadas em Alexei
Leontiev e Daniil Elkonin. Adota-se também as concepções da Educação Matemática Crítica
de Ole Skovsmose, buscando articular o ensino de matemática e o desenvolvimento da
consciência coletiva em crianças de 3 a 5 anos. Destaca-se a ideia de materacia, de Skovsmose,
isto é, da matemática como instrumento de leitura do mundo. Objetiva-se, com esta pesquisa,
pensar o ensino e a aprendizagem de matemática de crianças a partir do jogo de papéis,
contribuindo para uma prática pedagógica que promova um ensino desenvolvente e
emancipatório. O percurso metodológico ocorreu de acordo com o método do Materialismo
Histórico-Dialético e com o método genético, com leituras de livros e autores clássicos da
teoria, assim como de pesquisadores atuais que estudam o tema. Como resultado, evidenciamos
os pressupostos de educação para a coletividade com atividades de matemática, tais como:
mediação e intencionalidade docente; atividade principal; jogo; pensamento conceitual;
materacia e ética coletiva. Ademais, apresenta-se duas propostas de práticas pedagógicas com
crianças, corroborando com a ideia de que é possível uma educação que articule o ensino de
matemática com o desenvolvimento da ética coletiva, tal como o preconizada por Makarenko. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6798660726504000 | por |