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dc.contributor.authorSilva, Andréia Rosalina
dc.date.accessioned2022-10-26T17:36:52Z
dc.date.available2022-10-26T17:36:52Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.identifier.citationSILVA, Andréia Rosalina. Quilombolas na Pós-Graduação construindo Ebges de resistência - deslocamentos pessoais, coletivos, político-pedagógicos e pluriepistêmicos no Ensino Superior. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16942.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16942
dc.description.abstractThe presence of quilombolas in Brazilian postgraduate courses, from the adoption of the affirmative action policy and racial quotas, has been giving new meaning to academic knowledge, impelling new pedagogical and theoretical perspectives, especially due to their insertion and performance in communities, in projects and research groups within universities, articulating systematized scientific knowledge with their traditional knowledge. Seeking to signify this action linked to the practices of empowerment of writing, of the processes of construction of knowledge and identities, this thesis aims - taking for analysis the context of four Brazilian public universities (namely: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás , Universidade Federal do Recôncavo Baiano and Universidade Federal da Bahia) – to evaluate the impact of access to graduate studies for quilombolas in terms of quotas, analyzing their personal transformations, in their community and within the academy (institutional). Our study starts from a historical-socio-anthropological reading about the struggle of Afro-Brazilian communities in Brazil, in search of access to education, in the context of the 1988 Constitution, the Racial Equality Statute, Decree 4.887/2003, Article 68 of the ADCT, of the Opinion CNE/CEB 16/2012 and of the Resolution 08/2012 of the National Council of Education (CNE) until the normative ordinance of the MEC nº 13, of May of 2016, having the hypothesis that such subjects, when inserted in the higher education, in postgraduate studies, reformulate the formal educational process, decolonize the curricula and bring visibility to their experiences and pedagogical practices.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombolaspor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectPostgraduate studieseng
dc.subjectAffirmative Actionseng
dc.titleQuilombolas na Pós-Graduação construindo Ebges de resistência - deslocamentos pessoais, coletivos, político-pedagógicos e pluriepistêmicos no Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeQuilombolas in Post-Graduation building resistance Ebgés - personal, collective, political-pedagogic and pluriepistemic displacements in Higher Educationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Lilian Cristina Bernardo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510813828334016por
dc.description.resumoA presença de quilombolas na pós-graduação brasileira, a partir da adoção da política de ação afirmativa e das cotas raciais, vem ressignificando o conhecimento acadêmico, impelindo novas perspectivas pedagógicas e teóricas, sobretudo em virtude de sua inserção e atuação nas comunidades, em projetos e grupos de pesquisas dentro das universidades, articulando conhecimentos científicos sistematizados com seus saberes tradicionais. Buscando significar essa ação ligada às práticas de apoderamento da escrita, dos processos de construção dos conhecimentos e das identidades, esta tese tem como objetivo – tomando para análise o contexto de quatro universidades públicas brasileiras (quais sejam: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Recôncavo Baiano e Universidade Federal da Bahia) – avaliar o impacto do acesso à pós-graduação de quilombolas em função das cotas, analisando suas transformações pessoais, na sua comunidade e dentro da academia (institucionais). Nosso estudo parte de uma leitura histórica-socio-antropológica acerca da luta das comunidades afro-brasileiras no Brasil, em busca do acesso à educação, no contexto da Constituição de 1988, do Estatuto da Igualdade Racial, do Decreto 4.887/2003, do Artigo 68 do ADCT, do Parecer CNE/CEB 16/2012 e da Resolução 08/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE) até a portaria normativa do MEC nº 13, de maio de 2016, tendo como hipótese que tais sujeitos, quando inseridos no ensino superior, na pós-graduação, reformulam o processo educacional formal, descolonizam os currículos e trazem visibilidade às suas vivências e práticas pedagógicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId141577/2019-3por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1164513999097820por


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