Show simple item record

dc.contributor.authorMecca, Andréia Cordeiro
dc.date.accessioned2022-11-23T11:49:46Z
dc.date.available2022-11-23T11:49:46Z
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.citationMECCA, Andréia Cordeiro. CicloPedaleiros: processos educativos decorrentes da prática social da cicloentrega. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17065.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17065
dc.description.abstractThe implementation and consolidation of the neoliberal economic model has resulted in a significant precariousness of work in Brazil and the increase of inequalities. The large amount of people living in socioeconomic vulnerability and the struggle to overcome this situation raises alternatives to income generation. These alternatives promoted exploratory practices like the uberization of work, but they contributed to boost other economies as well. The Solidarity Economy Enterprise called CicloPedaleiros sought, through bicycle deliveries, to generate an income for adults who are aside of the labor market, subject to unemployment and informality. This thesis aimed to identify and understand the educational processes arising from the social practice of bicycle delivery in this enterprise. As methodology, we used participatory research, the systematization of observations through field diaries and analysis based on phenomenology, which led to the emergence of three thematic categories: A) "It is good to wear a helmet just to be sure, at right time you’ll be saved", which made explicit dialogical daily relations between the participants, whose attitudes and speeches were, to a great extent, based on educational processes of solidarity, cooperation and care; B) “I gone there to speak and said, I am from CicloPedaleiros solidarity economy enterprise”, which indicates the educational processes related to the participants’ implicated attitude, for example, when they signed partnerships with shopkeepers and other entrepreneurs in the city, made publicity, attended meetings, kept to agreements, showed they knew the history of the actions and the aspects related to the enterprise; and C) “Precariousness is the word of the year”, which deals with the perception and reflection regarding the precarious forms of work in neoliberalism, reorganizing it according to other principles and needs, that is, as something healthy, pleasurable, and creative. We consider that SE, analyzed by means of the CicloPedaleiros, engenders significant educational processes for the elaboration of new repertoires, which may contribute to the construction of more just and egalitarian societies. SE is, therefore, one of the many educational paths to liberation that is occurring in process, inconclusive. Because of that, it is fundamental that this trajectory involves more and more oppressed, organized, and politicized people in the struggle against capitalism; and that none of these experiences is wasted.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectCicloentregapor
dc.subjectEconomia Solidáriapor
dc.subjectEducative processeseng
dc.subjectBicycle deliverieseng
dc.subjectSolidarity Economyeng
dc.titleCicloPedaleiros: processos educativos decorrentes da prática social da cicloentregapor
dc.title.alternativeCicloPedaleiros: educational processes arising from the structuring of the solidarity economy enterpriseeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Junior, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1324174147128430por
dc.description.resumoA implantação e a consolidação do modelo econômico neoliberal tiveram como consequências a precarização acentuada do trabalho no Brasil e o aumento das desigualdades. O grande número de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a busca pela superação desse quadro faz emergir alternativas à geração de renda. Essas alternativas promoveram práticas exploratórias como a uberização do trabalho, mas também contribuíram para impulsionar outras economias. O Empreendimento de Economia Solidária CicloPedaleiros buscou, através da realização de cicloentregas, viabilizar geração de renda para adultos que estão à margem do mercado de trabalho, sujeitos ao desemprego e à informalidade. A presente tese teve como objetivo identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática social da cicloentrega a partir das ações do citado empreendimento. Como metodologia utilizamos pesquisa participante, sistematização das observações por meio de diários de campo e análise pautada na fenomenologia, que fez emergir três categorias temáticas: A) “É bão usar o capacete, viu, numa hora dessa salva”, que explicitou relações cotidianas dialógicas entre os/as participantes, cujas atitudes e falas foram, em grande medida, pautadas em processos educativos de solidariedade, cooperação e cuidado; B) “Eu fui lá na frente falar, falei, sou dos CicloPedaleiros, empreendimento de economia solidária”, que indica os processos educativos relacionados à atitude implicada dos/as participantes, por exemplo, quando firmaram parcerias com lojistas e outros/as empreendedores/as da cidade, fizeram divulgação, compareceram às reuniões, cumpriram combinados, demonstraram conhecer o histórico das ações e dos aspectos relacionados ao empreendimento; e C) “Precarização é a palavra do ano”, que trata da percepção e reflexão acerca das formas precarizadas de trabalho no neoliberalismo, reorganizando-o sobre outros princípios e necessidade, ou seja, como algo saudável, prazeroso e criativo. Consideramos que a ES, analisada por meio dos CicloPedaleiros, engendra processos educativos significativos para a elaboração de novos repertórios, que poderão contribuir para a construção de sociedades mais justas e igualitárias. A ES é, portanto, um dos muitos caminhos educativos para a libertação que está ocorrendo em processo, inconclusa. Para isso, é fundamental que essa trajetória envolva cada vez mais oprimidos/as, organizados/as, politizados/as na luta contra o capitalismo; e que nenhuma dessas experiências seja desperdiçada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::MERCADO DE TRABALHO; POLITICA DO GOVERNOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCódigo de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1829599231664494por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil