Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Cristiane Pereira de
dc.date.accessioned2022-11-29T17:08:09Z
dc.date.available2022-11-29T17:08:09Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.identifier.citationSOUZA, Cristiane Pereira de. Diversidade Cultural: um olhar pela perspectiva de professores de Educação Física Escolar. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17088.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17088
dc.description.abstractThis research composes a doctoral thesis presented to the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of São Carlos (UFSCar), inserted in the line of research School Education: theories and practices. The question answered in this study was: What contributions do the teaching/res of School Physical Education in the first and second years of elementary school promote the understanding of Cultural Diversity? Its objective was to identify and analyze what contributions the teachers of School Physical Education offer to the treatment/approach/inclusion of the theme of Cultural Diversity in the school from what they do within the classes. This research addressed the problem of Cultural Diversity within School Physical Education, signaling the importance of new research in this field of knowledge, highlighting the triangulation among: Teachers, School Physical Education and Cultural Diversity, which corroborates the need for teachers to reflect on pedagogical practices that privilege Cultural Diversity, questions and discussions, within the school environment. The methodology adopted is qualitative in nature, with a questionnaire as data collection instruments and the execution of five focus group meetings. We have the collaboration of 15 teachers from municipal and state public schools in the State of São Paulo, Minas Gerais and Espírito Santo as participants of the research. We performed data analysis with precepts of content analysis, with which we obtained the following categories: Teachers/res: Who are they/ them? Meanings attributed to cultural diversity and cultural diversity and its scope in School Physical Education. The theoretical framework was based on the works of Paulo Freire. The main results obtained were: the teachers/res through their cultural identities attribute meanings to Cultural Diversity through cultural identity, difference and differences and specificities of Physical Education. We identified that Cultural Diversity manifests itself for these teachers/res through the social markers of difference: ethnic-racial relations, politics, religion and gender and sexuality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiversidade Culturalpor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectCultural Diversityeng
dc.subjectPhysical School Educationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleDiversidade Cultural: um olhar pela perspectiva de professores de Educação Física Escolarpor
dc.title.alternativeCultural Diversity: a look at the perspective of teachers of School Physical Educationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alves, Fernando Donizete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812723309905378por
dc.description.resumoEsta pesquisa compõe uma tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ins, erida na linha de pesquisa Educação Escolar: teorias e práticas. A pergunta respondida neste estudo foi: Que contribuições os professores de Educação Física Escolar dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental promovem à compreensão da Diversidade Cultural? Seu objetivo foi identificar e analisar possíveis contribuições dos professores de Educação Física Escolar para o trato/abordagem/inclusão da temática da Diversidade Cultural na escola a partir do que fazem no interior das aulas. Esta pesquisa abordou a problemática da Diversidade Cultural dentro da Educação Física Escolar, sinalizando a importância de novas pesquisas neste campo do conhecimento, destacando a triangulação entre: Professores, Educação Física Escolar e Diversidade Cultural, o que corrobora para a necessidade de que os professores reflitam para a realização de práticas pedagógicas que privilegiem a Diversidade Cultural, suas questões e discussões, dentro do ambiente escolar. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário e a execução de cinco encontros de grupo focal. Contamos com a colaboração de 15 professores de escolas públicas municipais e estaduais do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo como participantes da pesquisa. Realizamos a análise de dados com preceitos da análise de conteúdo, com a qual obtivemos as seguintes categorias: Professores: Quem são eles? Sentidos atribuídos a diversidade cultural e Diversidade Cultural e sua Abrangência na Educação Física Escolar. O referencial teórico fundamentou-se nas obras de Paulo Freire. Os principais resultados obtidos foram: os professores através de suas identidades culturais atribuem sentidos a Diversidade Cultural por meio da identidade cultural, diferença e diferenças e especificidades da Educação Física. Identificamos que a Diversidade Cultural se manifesta para essas/es professores por meio dos marcadores sociais de diferença: relações étnico-raciais, política, religião e gênero e sexualidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/9314655403204888por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil