Show simple item record

dc.contributor.authorRugene, Rosilene Braga
dc.date.accessioned2023-01-09T17:24:02Z
dc.date.available2023-01-09T17:24:02Z
dc.date.issued2022-09-29
dc.identifier.citationRUGENE, Rosilene Braga. Lindo balão azul: música e astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17186.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17186
dc.description.abstractThe present research was based on the importance of working Astronomy in Art classes for students in the early years of elementary school, in an interdisciplinary proposal to use the language of Art, music, as a motivating element for the acquisition of astronomical knowledge. The present study aims to develop a didactic sequence that enables the learning of astronomical content, from an educational practice that allows a union between Art and Astronomy. The work was developed with students enrolled in the early years of elementary school, in the city of Rio Claro - SP, with the suggestion of producing a pedagogical proposal explored in art classes. The purpose of promoting the acquisition of astronomical concepts from the analysis of the lyrics of a Brazilian popular song, has the intention of a more attractive and significant teaching proposal for the students, verifying if they materialize the idea and the concept that was transmitted. The methodology employed in this research is classified as qualitative in nature, with an experimental research design, without a control group. Through discussions in the classroom, with the use of the records, a satisfactory result of the research was evidenced, and it became evident that several participants of the research acquired and broadened their knowledge of astronomy through the research intervention.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectArteng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleLindo balão azul: música e astronomia nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeBeautiful blue balloon: music and astronomy in the early years of elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bretones, Paulo Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0016646045895716por
dc.description.resumoA presente pesquisa foi embasada na importância de trabalhar a Astronomia nas aulas de Arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma proposta interdisciplinar de utilizar da linguagem da Arte, a música, como elemento motivador para aquisição de conhecimentos astronômicos. O presente estudo teve como objetivo compreender a apropriação conceitual de tópicos básicos de Astronomia, por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante a implementação de uma sequência didática que explora a articulação entre ciência e música. O trabalho foi desenvolvido com alunos matriculados no segundo anodo Ensino Fundamental I, na cidade de Rio Claro – SP, com a sugestão de produzir uma proposta pedagógica explorada nas aulas de Arte. O intuito de promover aquisição de conceitos astronômicos a partir da análise da letra de música popular brasileira tem a pretensão de viabilizar uma união entre a Arte e a Astronomia a partir de uma proposta de ensino mais atrativo e significativo para o aluno, verificando se eles materializassem a ideia e o conceito que foi transmitido. A metodologia empregada nesta pesquisa é classificada como de natureza qualitativa com delineamento de pesquisa experimental, sem grupo controle. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, registros em desenhos e diário de campo da pesquisadora. Através de discussões em sala de aula, com o uso dos registros, foi evidenciado um resultado satisfatório da pesquisa, ficando notório que vários participantes adquiriram e ampliaram seu conhecimento por Astronomia através da intervenção da pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8214343097071681por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil