dc.contributor.author | Dionísio, Maria Beatriz Reis | |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T16:13:42Z | |
dc.date.available | 2023-01-17T16:13:42Z | |
dc.date.issued | 2022-02-23 | |
dc.identifier.citation | DIONÍSIO, Maria Beatriz Reis. Intervenção psicossocial sobre violência de gênero com estudantes universitárias: estudo de viabilidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17223. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17223 | |
dc.description.abstract | Gender violence has been a growing problem within Brazilian universities and
still little studied in the country. However, it has been increasingly urgent to
think about actions aimed at confronting this violence and combating gender
inequalities in this scenario. Among the possible mechanisms for coping with
violence, group context intervention for women who were exposed to violent
situations stands out. This dissertation aimed to develop, conduct and evaluate
the feasibility of a remote psychosocial intervention on gender violence with
university students. To achieve the first objective, a review of the national and
international literature on interventions on gender violence in the context of the
university was carried out. Searches were carried out in the databases: Scopus,
Lilacs, Scielo, PubMed, and Web of Science from December 2020 and January
2021 and resulted in 524 articles, however only one article was considered
eligible to be analyzed. The study aimed to examine the use of the Photovoice
method as a therapeutic intervention with university women who were victims of
sexual violence and who presented symptoms of Post-traumatic Stress Disorder,
obtaining promising results regarding the therapeutic effects of the method. The
second study describes the remote intervention with the target population. Two
students participated in the research, initially a synchronous interview was
carried out with the researcher in which they answered the Questionnaire of
Stressful Events, the Transversal Scale of Symptoms Level 1 Self-Applicable of
the DSM-5 Adults, Difficulties in Emotion Regulation Scale - DERS, and the
Questionnaire of Emotional Regulation as a pre-test and answered them again at
the end of the intervention. Subsequently, 8 90-minute weekly synchronous
meetings were held. The protocol used consisted of using psychoeducation on
gender violence, working on the victims' self-knowledge/self-esteem, as well as
the support network and, above all, emotional regulation. All meetings were
recorded and later transcribed for analysis of the intervention process. To verify
the rate of significant clinical change, the JT method was conducted. The results
obtained indicated that there was a reliable positive change in the total score of
the Difficulty in Emotional Regulation Scale that can be attributed to the
intervention. The protocol used showed the potential to be rethought in its forms
of application, however, despite the high acceptability and adherence of the
participants, the intervention was not satisfactory in terms of other feasibility
criteria, such as demand. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Violência de gênero | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Violência contra mulher | por |
dc.title | Intervenção psicossocial sobre violência de gênero com estudantes universitárias: estudo de viabilidade | por |
dc.title.alternative | Psychosocial intervention on gender violence with university students: a feasibility study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | D'Affonseca, Sabrina Mazo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0381029115416584 | por |
dc.description.resumo | A violência de gênero tem sido um problema crescente dentro das universidades
brasileiras e ainda pouco estudada no país. No entanto, tem sido cada vez mais
emergencial se pensar em ações voltadas ao enfrentamento dessas violências e
combate às desigualdades de gênero neste cenário. Dentre os possíveis
mecanismos de enfrentamento a violência, destaca-se a intervenção de contexto
grupal às mulheres que foram expostas a situações violentas. A presente
dissertação teve por objetivo desenvolver, conduzir e avaliar a viabilidade de
uma intervenção psicossocial remota sobre violência de gênero com estudantes
universitárias. Para atingir o primeiro objetivo, foi realizada uma revisão da
literatura nacional e internacional sobre intervenções sobre violência de gênero
no contexto da universidade. As buscas foram feitas nas bases de dados: Scopus,
Lilacs, Scielo, PubMed, e Web of Science de dezembro de 2020 e janeiro de
2021 e resultou em 524 artigos, contudo apenas um artigo foi considerado
elegível para ser analisado. O estudo tinha como objetivo examinar o uso do
método Photovoice como intervenção terapêutica com mulheres universitárias
que fossem vítimas de violência sexual e que apresentassem sintomas do
Transtorno de Estresse Pós-traumático, obtendo resultados promissores quanto
aos efeitos terapêuticos do método. O segundo estudo descreve a intervenção
remota com a população-alvo. Duas estudantes participaram da pesquisa,
inicialmente foi realizada uma entrevista síncrona com a pesquisadora na qual
responderam ao Questionário de Eventos Estressores, a Escala Transversal de
Sintomas Nível 1 Autoaplicável do DSM-5 Adultos, Difficulties in Emotion
Regulation Scale – DERS, e o Questionário de Regulação Emocional como préteste e voltaram a respondê-los novamente ao final da intervenção.
Posteriormente, foram realizados 8 encontros síncronos semanais com 90
minutos de duração. O protocolo utilizado consistiu no uso da psicoeducação
sobre violência de gênero, trabalhar o autoconhecimento/autoestima das vítimas,
assim como também a rede de apoio e, sobretudo, a regulação emocional.
Todos os encontros foram gravados e posteriormente transcritos para a análise
do processo de intervenção. Para verificar o índice de mudança clínica
significativa, foi conduzido o método JT. Os resultados obtidos indicaram que
houve mudança positiva confiável no escore total da Escala de Dificuldade em
Regulação Emocional que pode ser atribuída à intervenção. O protocolo
utilizado se mostrou potencial para ser repensado em suas formas de aplicação,
todavia, ainda que com alta aceitabilidade e adesão das participantes a
intervenção não foi satisfatória em outros critérios de viabilidade, como a
demanda. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA | por |
dc.description.sponsorshipId | 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9021929939090844 | por |