dc.contributor.author | Venturelli, Sandra Olades Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T18:28:29Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T18:28:29Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.citation | VENTURELLI, Sandra Olades Martins. Vontade política, razão comunicativa e educação: análise sobre o sentido político-educacional da reforma do ensino médio - Lei 13.415/17. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17878. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17878 | |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze the formation of political will in contemporary society within
formal education. Considering the importance of developing a critical potential for the
formative process, we analyze the potentialities of a political will formation in the
educative process that can be constituted in an emancipatory action and face the
domain of strategic and technical-instrumental rationality over discursive rationality.
We evaluate that emancipation in the process of political will formation in schools might
be related to the decision processes of the institutions that wield power, such as the
State. Its actions should aim to allow social interaction and build accessible
communication without undiscussed impositions but consensually evaluated instead.
As the determination of Educational Public Policies orients formal education
(schooling), we search to identify the rational fundaments which sustain the
educational-political processes once we consider being necessary rationality created
and expressed by intersubjectivity. We analyze the hasty approval procedures of High
School Reform, Law nº 13.415/17, to identify if there were any deformation of
emancipatory projects in the education system, favoring the relations with the market
and neoliberal projects. For this thesis's development, we employ the conceptual theoretical fundaments of Jürgen Hamermas's thinking, which offer indispensable
elements to comprehend the structure that holds the rationality of the modern world.
Through bibliographic research, we develop the theoretical framework and advance
on constructing the necessary concepts for this thesis understanding. We conducted
the documental analysis through publicized institutional documents referring to
educational policies and curriculum orientation, such as laws, decrees, and provisional
measures. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vontade política | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | por |
dc.subject | Razão comunicativa | por |
dc.subject | Political will | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Public policies of education | eng |
dc.subject | Communicative rationality | eng |
dc.title | Vontade política, razão comunicativa e educação: análise sobre o sentido político-educacional da reforma do ensino médio - Lei 13.415/17 | por |
dc.title.alternative | Political will, communicative rationality, and education: analysis of the political-educational significance of the high school reform - Law 13.415/17 | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Luiz Roberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4768579559449929 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta tese é analisar a formação da vontade política na sociedade
contemporânea no âmbito da educação formal. Devido à importância de se
desenvolver um potencial crítico para o processo formativo, analisamos as
potencialidades de uma formação política da vontade no processo educativo, que seja
capaz de se constituir em uma ação emancipatória e de enfrentar o domínio do
racional técnico-instrumental e estratégico sobre o racional discursivo. Avaliamos que
a emancipação no processo de formação da vontade política na escola pode estar
relacionada com os processos decisórios das instituições detentoras do poder, como
o Estado, e sua atuação deveria ser no sentido de permitir uma interação social e de
construir uma comunicação livre, ou seja, sem imposições não discutidas, mas
avaliadas consensualmente. Sendo a educação formal (escolar) orientada pelas
determinações das Políticas Públicas de Educação, buscamos identificar os
fundamentos racionais que sustentam os processos político-educacionais, pois
consideramos necessária uma racionalidade que possa ser gerada e expressa pela
intersubjetividade. Analisamos os apressados trâmites de aprovação da Reforma do
Ensino Médio, Lei nº 13.415/17, a fim de identificar se ocorreram deformações dos
projetos emancipatórios no sistema educacional, de modo a favorecer as relações
com o mercado e com os projetos neoliberais. Para o desenvolvimento desta tese,
recorremos aos fundamentos teórico-conceituais do pensamento de Jürgen
Habermas, que oferecem elementos indispensáveis para se compreender a estrutura
que sustenta a racionalidade do mundo moderno. Por meio de pesquisa bibliográfica,
desenvolvemos a fundamentação teórica e avançamos com a construção dos
conceitos necessários à compreensão desta tese. A análise documental realizou-se
por meio de documentos institucionais publicados, referentes às políticas
educacionais e orientações curriculares, como leis, decretos, medidas provisórias, etc. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8965126677894347 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-1600-2962 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8867-7897 | por |