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dc.contributor.authorVenturelli, Sandra Olades Martins
dc.date.accessioned2023-04-26T18:28:29Z
dc.date.available2023-04-26T18:28:29Z
dc.date.issued2023-02-27
dc.identifier.citationVENTURELLI, Sandra Olades Martins. Vontade política, razão comunicativa e educação: análise sobre o sentido político-educacional da reforma do ensino médio - Lei 13.415/17. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17878.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17878
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the formation of political will in contemporary society within formal education. Considering the importance of developing a critical potential for the formative process, we analyze the potentialities of a political will formation in the educative process that can be constituted in an emancipatory action and face the domain of strategic and technical-instrumental rationality over discursive rationality. We evaluate that emancipation in the process of political will formation in schools might be related to the decision processes of the institutions that wield power, such as the State. Its actions should aim to allow social interaction and build accessible communication without undiscussed impositions but consensually evaluated instead. As the determination of Educational Public Policies orients formal education (schooling), we search to identify the rational fundaments which sustain the educational-political processes once we consider being necessary rationality created and expressed by intersubjectivity. We analyze the hasty approval procedures of High School Reform, Law nº 13.415/17, to identify if there were any deformation of emancipatory projects in the education system, favoring the relations with the market and neoliberal projects. For this thesis's development, we employ the conceptual theoretical fundaments of Jürgen Hamermas's thinking, which offer indispensable elements to comprehend the structure that holds the rationality of the modern world. Through bibliographic research, we develop the theoretical framework and advance on constructing the necessary concepts for this thesis understanding. We conducted the documental analysis through publicized institutional documents referring to educational policies and curriculum orientation, such as laws, decrees, and provisional measures.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVontade políticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectRazão comunicativapor
dc.subjectPolitical willeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic policies of educationeng
dc.subjectCommunicative rationalityeng
dc.titleVontade política, razão comunicativa e educação: análise sobre o sentido político-educacional da reforma do ensino médio - Lei 13.415/17por
dc.title.alternativePolitical will, communicative rationality, and education: analysis of the political-educational significance of the high school reform - Law 13.415/17eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929por
dc.description.resumoO objetivo desta tese é analisar a formação da vontade política na sociedade contemporânea no âmbito da educação formal. Devido à importância de se desenvolver um potencial crítico para o processo formativo, analisamos as potencialidades de uma formação política da vontade no processo educativo, que seja capaz de se constituir em uma ação emancipatória e de enfrentar o domínio do racional técnico-instrumental e estratégico sobre o racional discursivo. Avaliamos que a emancipação no processo de formação da vontade política na escola pode estar relacionada com os processos decisórios das instituições detentoras do poder, como o Estado, e sua atuação deveria ser no sentido de permitir uma interação social e de construir uma comunicação livre, ou seja, sem imposições não discutidas, mas avaliadas consensualmente. Sendo a educação formal (escolar) orientada pelas determinações das Políticas Públicas de Educação, buscamos identificar os fundamentos racionais que sustentam os processos político-educacionais, pois consideramos necessária uma racionalidade que possa ser gerada e expressa pela intersubjetividade. Analisamos os apressados trâmites de aprovação da Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/17, a fim de identificar se ocorreram deformações dos projetos emancipatórios no sistema educacional, de modo a favorecer as relações com o mercado e com os projetos neoliberais. Para o desenvolvimento desta tese, recorremos aos fundamentos teórico-conceituais do pensamento de Jürgen Habermas, que oferecem elementos indispensáveis para se compreender a estrutura que sustenta a racionalidade do mundo moderno. Por meio de pesquisa bibliográfica, desenvolvemos a fundamentação teórica e avançamos com a construção dos conceitos necessários à compreensão desta tese. A análise documental realizou-se por meio de documentos institucionais publicados, referentes às políticas educacionais e orientações curriculares, como leis, decretos, medidas provisórias, etc.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8965126677894347por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-1600-2962por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8867-7897por


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