Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Gabriela Luchesi
dc.date.accessioned2023-05-24T12:16:19Z
dc.date.available2023-05-24T12:16:19Z
dc.date.issued2022-10-28
dc.identifier.citationMARTINS, Gabriela Luchesi. Célestin Freinet: história, política, princípios, técnicas e pesquisas acadêmicas (1982-2018). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18062.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18062
dc.description.abstractThe present work has as its theme Freinet Pedagogy and academic research (theses and dissertations), between 1982 and 2018, which address theory and practice in the classroom. Célestin Freinet believed that techniques and practices would change according to the social, historical, political and cultural issues of a given time. Based on this premise and our personal experience with this Pedagogy, we chose our research theme and arrived at the following question: what transformations in the teaching and learning process can be perceived in Brazilian academic research between 1982 and 2018, based on the Freinet Pedagogy, who use techniques and practices in the classroom, in Elementary School I? From this, we set the following objectives: to know the academic research on Freinet produced in Brazil; discriminate which researches involve freinetian techniques and practices in Elementary School I; and to analyze the transformations that occurred in academic research in the teaching and learning process of Freinet techniques and practices in Elementary School I. For data collection, we used a bibliographical review as a methodology, based on the analysis of academic works, with a search in the Database Data from the CAPES Portal. We categorize and organize the research in tables and graphs, finally we have 9 works that were found in those that involve the teaching and learning process in the classroom, in elementary school I and that bring as a theme the pedagogical practices, techniques and freinetian principles . We find in the post-2000 works the connection with Marxist-based theories – Freire, Vygostsky, Pacheco, Wallon – different from those prior to that period that had their focus on Freinet. It appears that the essence of Freinet Pedagogy, its principles, remain until today, like a seed that germinates and bears fruit, spreading, sprouting in fertile soil.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCélestin Freinetpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectEnsino fundamental Ipor
dc.subjectCelestin Freineteng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectPolitics and educationeng
dc.subjectElementary school Ieng
dc.titleCélestin Freinet: história, política, princípios, técnicas e pesquisas acadêmicas (1982-2018)por
dc.title.alternativeCélestin Freinet: history, politics, principles, techniques and academic research (1982-2018)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Reyes, Claudia Raimundo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5187942717120318por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a Pedagogia Freinet e as pesquisas acadêmicas (teses e dissertações), entre 1982 e 2018, que abordam a teoria e a prática em sala de aula. Célestin Freinet acreditava que as técnicas e práticas se transformariam de acordo com as questões sociais, históricas, políticas e culturais de uma determinada época. A partir dessa premissa e de nossa vivência pessoal com essa Pedagogia, escolhemos nossa temática de pesquisa e chegamos à seguinte questão: quais as transformações no processo de ensino e aprendizagem podem ser percebidas nas pesquisas acadêmicas brasileiras entre 1982 a 2018, fundamentadas na Pedagogia Freinet, que utilizam técnicas e práticas em sala de aula, no Ensino Fundamental I? A partir disso, traçamos os seguintes objetivos: conhecer as pesquisas acadêmicas sobre Freinet produzidas no Brasil; discriminar quais pesquisas envolvem técnicas e práticas freinetianas no Ensino Fundamental I; e analisar as transformações ocorridas nas pesquisas acadêmicas no processo de ensino e aprendizagem das técnicas e práticas Freinet no Ensino Fundamental I. Para a coleta de dados, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, a partir da análise dos trabalhos acadêmicos, com busca na Base de Dados do Portal da CAPES. Categorizamos e organizamos as pesquisas em tabelas e gráficos, por fim ficamos com 9 trabalhos que se encontravam naqueles que envolvem o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, no ensino fundamental I e que trazem como tema as práticas pedagógicas, técnicas e princípios freinetianas. Encontramos nos trabalhos pós 2000 a ligação com teorias de base marxista – Freire, Vygostsky, Pacheco, Wallon – diferente das anteriores a esse período que tiveram seu foco em Freinet. Verifica-se que a essência da Pedagogia Freinet, seus princípios, permanece até hoje, como uma semente que germina e gera frutos, se espalhando, brotando em solo fértil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8321641294556789por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-6835-177Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0692-3020por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil