dc.contributor.author | Figueiredo, Diego | |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T12:23:36Z | |
dc.date.available | 2023-06-05T12:23:36Z | |
dc.date.issued | 2023-03-16 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Diego. Química na história: aplicação e análise de um minicurso para o ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18110. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18110 | |
dc.description.abstract | The theme of the History of Science is widely recognized as an effective mechanism for providing
critical education, but it is rarely applied in basic education. This qualitative research, through a
case study, aimed to develop, apply, and analyze a six-lesson mini-course on the History of
Chemistry, with high school students enrolled in an Integrated High School and Chemistry
Technician course at an ETEC in the interior of São Paulo state. The study sought to answer the
question: "What is the feasibility, difficulties, obstacles, benefits, and advancements in preparing
and conducting a mini-course on the History of Chemistry for Integrated High School and
Chemistry Technician students, considering the connection between the Humanities and Natural
Sciences?" In this regard, it was necessary to understand the motivations and criticisms regarding
the implementation of a History of Chemistry course, based on the assumptions of Matthews
(1995), Maar (2018), Santos and Porto (2013), and Silva et al. (2010). Regarding the data
collection methodology, questionnaires, video recordings of classes, and the teacher-researcher's
field diary were used, and data analysis was carried out using content analysis based on Bardin's
(2019) concepts. Although the analyzed course was affected by the COVID-19 pandemic, we
sought to observe and highlight how a History of Chemistry course provides a more humanized
and student-centered learning experience. The study also revealed that students tend to distance
the components of the Natural Sciences and Humanities axis, and this is reinforced through the
practices of teachers. The course helps to deconstruct this fragmented imaginary of knowledge
areas. It was found that even though students are in the final phase of basic education, they still
struggle with conceptualization and application of Chemistry and History concepts, often due to
the lack of classroom approach by subject teachers. The research also pointed out that the difficulty
in developing a History of Chemistry course is driven by the teacher's lack of knowledge in the
History of Science. It is hoped that this work contributes to the discussion of pedagogical practices
regarding the History of Science, specifically the History of Chemistry, aiming to promote
conscious and critical education in high school and vocational high school, as well as encourage
further research on the subject.
Keywords: High School, History of Science | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | História da ciência | por |
dc.subject | História da química | por |
dc.subject | Técnico em química | por |
dc.subject | Aplicação de minicurso | por |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | History of chemistry | eng |
dc.subject | Chemistry techinician | eng |
dc.subject | Minicourse implementation | eng |
dc.title | Química na história: aplicação e análise de um minicurso para o ensino médio | por |
dc.title.alternative | Chemistry in history: application and analysis of a short course for high school education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bretones, Paulo Sergio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0016646045895716 | por |
dc.description.resumo | O tema da História da Ciência é muito difundido como um mecanismo eficaz para proporcionar
um ensino crítico, mas pouco aplicado no ensino básico. A presente pesquisa de natureza
qualitativa, por meio de um estudo de caso teve como objetivo desenvolver, aplicar e analisar um
minicurso de seis aulas de História da Química, aplicado com alunos do Ensino Médio Integrado
ao Curso de Química de uma ETEC do interior do Estado de São Paulo. O estudo busca responder
à questão: “Qual a viabilidade, dificuldades, obstáculos, benefícios e avanços da preparação e
desenvolvimento de um minicurso de História da Química para o Ensino Médio Integrado ao
técnico em Química, levando em conta a aproximação entre Ciências Humanas e Ciências da
Natureza?”. Nesta direção, fez se necessário compreender as motivações e críticas a respeito da
aplicação de um curso de História da Química, de acordo com os pressupostos de Matthews
(1995), Maar (2018), Santos e Porto (2013) e Silva et al (2010). Em relação aos procedimentos
metodológicos de coleta de dados foram utilizados questionários, vídeo-gravações das aulas e
diário de campo do professor-pesquisador e a análise de dados foram feitas a partir da análise de
conteúdo a partir dos conceitos de Bardin (2019). Embora o curso analisado tenha sido afetado
pela pandemia do COVID 19, procuramos observar e evidenciar a aplicação de como um curso de
História da Química, proporciona uma aprendizagem mais humanizada e próxima dos alunos. O
estudo também revelou que os estudantes tendem a distanciar os componentes do eixo das Ciências
da Natureza e das Ciências Humanas e isso é reforçado por meio das práticas dos professores, e
que o curso auxilia na desconstrução desse imaginário fragmentado das áreas do saber. Constatouse que os estudantes mesmo estando na fase final do ensino básico, ainda detêm dificuldades de
conceituação e aplicação de conceitos da Química e da História, e muitas vezes isso se dá por
conta da não abordagem em sala de aula pelos professores das disciplinas. A pesquisa também
apontou que a dificuldade de desenvolver um curso de História da Química é motivada pela
ausência de conhecimento de História da Ciência do docente. Espera-se que esse trabalho
contribua para a discussão das práticas pedagógicas em relação à História da Ciência,
especificamente da História da Química, com intuito de promover um ensino consciente e crítico
no Ensino Médio e Ensino Médio Profissional, bem como o fomento à novas pesquisas sobre o
tema. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5463831195971376 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-9844-5010 | por |