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dc.contributor.authorBezerra, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça
dc.date.accessioned2023-06-21T17:24:47Z
dc.date.available2023-06-21T17:24:47Z
dc.date.issued2022-11-30
dc.identifier.citationBEZERRA, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça. As implicações da formação inicial no processo de iniciação à docência dos egressos do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé, estado do Amazonas. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18170.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18170
dc.description.abstractTeaching knowledge is the result of a historical process through which teachers transform the knowledge they have had access to throughout their training and professional activities into learning that is mobilized in the professional practice. Initial training has a fundamental role in teacher training. The beginning of teaching for graduates of the Language course is similar to that of other graduates at a time when there is a transition from student to teacher, in which they will have to face the dilemmas and difficulties characteristic of the early career. Thus, initiation to teaching is characterized as a period of intense learning, which can traumatize and awaken in teachers the necessity to survive the challenges of the profession. This impact on school reality leads teachers to (re)signify their work practice to improve their actions in the classroom. Also during this period, teachers will establish interactions with other agents in the school community (supervisors, guidance counselors, directors, teachers) and outside it (family members, professional colleagues from other schools and academic training spaces), building some important logic that may become definitive for their teaching actions. The research was carried out between 2017 and 2018 with five beginning teachers, graduates in the Portuguese Language Degree Course at the Center for Higher Studies in Tefé city at the State University of Amazonas. The general objective was to understand, through training narratives, the implications of initial training in the teaching initiation process of graduates of the Languages course at the Center for Higher Studies in Tefé (AM). The results indicate: a) built learning, from the perspective of graduates of the Portuguese Language course, in initial training and in other training processes and how they were mobilized (or not) at the beginning of teaching; b) difficulties at the beginning of the teaching, how they face them and if initial training subsidies are identified for coping with them; c) practices developed by the beginners, which they consider successful, and which were built from the experiences lived in the initial formation and in other formative experiences.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInício da docênciapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectCurso de Letraspor
dc.subjectTeacher educationpor
dc.subjectBeginning of teachingpor
dc.subjectNarrativespor
dc.subjectLanguage Coursepor
dc.titleAs implicações da formação inicial no processo de iniciação à docência dos egressos do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé, estado do Amazonaspor
dc.title.alternativeThe implications of initial training in the teaching initiation process of Languages courses graduates at the Center for Higher Studies in Tefé, Amazonaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Anunciato, Rosa Maria Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775por
dc.description.resumoOs saberes docentes são resultados de um processo histórico por meio do qual os professores transformam os conhecimentos a que tiveram acesso ao longo de sua formação e atuação profissional em saberes que são mobilizados no exercício da profissão. A formação inicial tem um papel fundamental na formação do professor e o início da docência de egressos do curso de Letras é similar ao de outros licenciados em um momento em que há a transição de aluno para professor, na qual terá de enfrentar os dilemas e dificuldades característicos do início da carreira. Desta forma, a iniciação na docência é caracterizada como um período de aprendizagens intensas, que pode traumatizar e despertar no professor a necessidade de sobreviver aos desafios da profissão. Esse impacto com a realidade escolar leva os (as) docentes a (re)significar sua prática de trabalho, tendo em vista a melhoria das suas ações em sala de aula. Ainda nesse período, os(as) professores vão estabelecer interações com outros agentes da comunidade escolar (supervisores, orientadores, diretores, professores) e fora dela (familiares, colegas de profissão de outras escolas e dos espaços de formação acadêmica), construindo algumas lógicas importantes que poderão se tornar definitivas para suas ações docentes. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2017 e 2018, no município de Tefé, no Estado do Amazonas, com cinco professores iniciantes, egressos do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas. Estabeleceu-se como objetivo geral compreender, por meio das narrativas de formação, as implicações da formação inicial no processo de iniciação à docência dos egressos do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé. Os resultados apontam: a) aprendizagens construídas, na perspectiva dos egressos do curso de Letras, na formação inicial e em outros processos formativos e como elas foram mobilizadas (ou não) no início da docência; b) dificuldades do início da docência, como eles as enfrentam e se identificam subsídios da formação inicial para o seu enfrentamento; c) práticas desenvolvidas pelos iniciantes, que eles consideram como bem sucedidas, e que foram construídas a partir das experiências vividas na formação inicial e em outras experiências formativas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7988433522054042por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1478-411Xpor


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