Mostrar el registro sencillo del ítem
O pensamento algébrico e sua propositura no material EMAI do estado de São Paulo para o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano)
dc.contributor.author | Marcondes, Rianne Schutzer Luiz | |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T11:42:05Z | |
dc.date.available | 2023-08-16T11:42:05Z | |
dc.date.issued | 2023-07-14 | |
dc.identifier.citation | MARCONDES, Rianne Schutzer Luiz. O pensamento algébrico e sua propositura no material EMAI do estado de São Paulo para o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18396. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18396 | |
dc.description.abstract | This dissertation highlight the results found throughout the development of the master's research, linked to the Professional Graduate Program in Education, at the Federal University of São Carlos (PPGPE/UFSCar). As an objective, we sought to analyze the declared conception about the perspective of work with algebraic thinking present in the material "Mathematics Education in the initial years" (EMAI) adopted by the State Education Network of São Paulo (SP), as well as the nature of the tasks that involve him in the literacy cycle (1st to 3rd year). For this, we started with an initial mapping of Professional Graduate Programs in the state of São Paulo and events in Mathematics Education (ENEM and EPEM) for the analysis of existing productions on the subject, thus fulfilling the stage of "Literature review". In addition, we constitute the "Theoretical Reference" in the field of studies on curriculum, curriculum in Mathematics Education and algebraic thinking. This research presents a methodological approach of a qualitative nature, with a descriptive-analytical-interpretative character. The central instrument for data production adopted was the documental analysis of the EMAI material, mainly the nature of the mathematical tasks that involved algebraic thinking. The results obtained showed that the EMAI material, with regard to the literacy cycle, presents approximately 59 tasks that involve objects of knowledge and skills of the thematic unit Algebra, as proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) and Currículo Paulista, however, if the teacher cannot understand what is being asked, he will not explore them in their potential and will not develop algebraic thinking with the students. This fact demonstrates the need to invest in continuing education for these professionals, since it is challenging to work on aspects of algebraic thinking in the early years, as they did not have contact with this theme in their initial training. As a result of this research, an Educational Product was created in digital book mode (e-book) entitled "Children's Literature and Mathematics: proposals for tasks involving algebraic thinking for the literacy cycle", which presents possibilities of mathematical problematization with the unit Algebra theme in the first years of schooling. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Pensamento algébrico | por |
dc.subject | Anos Iniciais | por |
dc.subject | EMAI | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Algebraic thinking | eng |
dc.subject | Early Years | eng |
dc.subject | EMAI | eng |
dc.title | O pensamento algébrico e sua propositura no material EMAI do estado de São Paulo para o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) | por |
dc.title.alternative | Algebraic thinking and its proposition in EMAI material from the state of São Paulo for the literacy cycle (1st to 3rd year). | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ciríaco, Klinger Teodoro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947929641568853 | por |
dc.description.resumo | Essa dissertação destaca resultados encontrados ao longo do desenvolvimento da pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, da Universidade Federal de São Carlos (PPGPE/UFSCar). Como objetivo, buscou-se analisar a concepção declarada sobre a perspectiva de trabalho com pensamento algébrico presente no material "Educação Matemática nos anos iniciais" (EMAI) adotado pela Rede Estadual de Educação de São Paulo (SP), bem como a natureza das tarefas que o envolvem no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Para isso, partiu-se de um mapeamento inicial em Programas de Pós-Graduação Profissionais do estado de São Paulo e eventos da área de Educação Matemática (ENEM e EPEM) para análise das produções já existentes acerca da temática, cumprindo assim a etapa de "Revisão de Literatura". Além disso, constituímos o "Referencial teórico" no campo dos estudos sobre currículo, currículo em Educação Matemática e pensamento algébrico. Esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, de caráter descritivo-analítico-interpretativo. O instrumento central de produção de dados adotado foi a análise documental do material EMAI, principalmente a natureza das tarefas matemáticas que envolviam o pensamento algébrico. Os resultados obtidos, mostraram que o material EMAI, no que se refere ao ciclo de alfabetização, apresenta aproximadamente 59 tarefas que envolvem objetos de conhecimento e habilidades da unidade temática Álgebra, assim como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista, porém, se o professor não conseguir compreender o que está sendo solicitado, não irá explorá-las em sua potencialidade e não desenvolverá o pensamento algébrico com os alunos. Tal fato demonstra a necessidade do investimento na formação continuada para esses profissionais, uma vez que é desafiador trabalharem aspectos do pensamento algébrico nos primeiros anos, por não terem tido contato com essa temática em suas formações iniciais. Fruto da presente pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional na modalidade livro digital (e-book) intitulado "Literatura Infantil e Matemática: propostas de tarefas que envolvem o pensamento algébrico para o ciclo de alfabetização", que apresenta possibilidades de problematização matemático com a unidade temática Álgebra nos primeiros anos de escolarização. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4350496320857842 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-0891-0378 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1694-851X | por |