dc.contributor.author | Melo, Teresinha Aparecida Bernardineli de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T12:13:52Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T12:13:52Z | |
dc.date.issued | 2023-08-03 | |
dc.identifier.citation | MELO, Teresinha Aparecida Bernardineli de Oliveira. Indução dos resultados da avaliação externa de larga escala na formação continuada de uma rede municipal de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18574. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18574 | |
dc.description.abstract | The results of large-scale external evaluations and the indices associated with them
have influenced both networks and individual schools, and the literature on the subject
has denounced the adoption of actions aimed at raising indicators. This dissertation is
the result of research contextualized in the debate on the consequences of external
evaluation policies. on the consequences of large-scale external evaluation policies on
the delimitation of proposals and the actions of education networks. examine how the
results of large-scale external assessments induce continuing education for teachers
and school managers carried out by the Municipal Department of Education of Limeira,
whose improvement in results was observed between 2015 and 2019 and widely
credited by the network's management specific actions, with emphasis on investment
in the practice of continuing education training of education professionals.
Methodologically, we used document research to characterize, describe and analyze
the network's training actions related to large-scale external evaluation policies. as a
source of data the archives of the Municipal Department of Education referring to
training from 2013 to 2021. Our data reveals, among other aspects, the adoption of
actions linked to the logic of the search for results, with the induction by the network's
training team of activities aligned with the performance of the students in the tests, an
aspect that indicates the use of the training to help improve results in large scale external assessments. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliações externas | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | External Evaluations | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Educational policy | eng |
dc.title | Indução dos resultados da avaliação externa de larga escala na formação continuada de uma rede municipal de ensino | por |
dc.title.alternative | Induction of large-scale external evaluation of a municipal school network | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Luana Costa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4647168712265513 | por |
dc.description.resumo | Os resultados das avaliações externas de larga escala e os índices associados a eles
têm influenciado tanto redes quanto localmente cada unidade escolar, na literatura
tem-se observado a denúncia da adoção de ações com o propósito de elevação dos
indicadores. Com intuito de aprofundar a investigação no interior dessa temática, a
presente dissertação é resultado da pesquisa contextualizada no debate sobre as
consequências das políticas da avaliação externa de larga escala na delimitação de
propostas e atuação das redes de ensino, seu objetivo foi o de examinar como os
resultados das avaliações externas de larga escala induzem ações de formação
continuada de professores e gestores escolares realizadas pela Secretaria Municipal
de Educação de Limeira, cuja melhoria nos resultados foi observada no período de
2015 e 2019 e amplamente creditada pela gestão da rede a ações específicas, com
destaque ao investimento, na prática de formação continuada dos profissionais da
educação. Metodologicamente, assumimos a pesquisa documental para caracterizar,
descrever e analisar as ações formativas da rede que se relacionam às políticas da
avaliação externa de larga escala, assumindo como fonte de dados os arquivos da
Secretaria Municipal de Educação referentes à formação continuada do período de
2013 a 2021. Nossos dados revelam, dentre outros aspectos, a adoção de ações
vinculadas a lógica da busca por resultados, com indução por parte da equipe de
formação da rede de atividades alinhadas ao melhor desempenho dos estudantes nos
testes, aspecto que indica a utilização do espaço da formação continuada para auxílio
na elevação dos resultados nas avaliações externas de larga escala. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/3987834856419768 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0003-5319-4590 | por |