Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Susy dos Santos
dc.date.accessioned2023-10-27T14:09:25Z
dc.date.available2023-10-27T14:09:25Z
dc.date.issued2022-12-06
dc.identifier.citationPEREIRA, Susy dos Santos. História da educação como sub-campo: um estudo bibliométrico e epistemológico dos grupos de pesquisa da Região Centro-Oeste do Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18838.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18838
dc.description.abstractThe study mapped 278 scientific articles by the 41 leaders of the 24 groups that organized themselves under the line of investigation of the history of education in the central-west re-gion of Brazil. The purpose of the research was to verify how these researchers' choices about the scientific objects were established and how the epistemological assumptions of the works were established. For the methodological procedure, quantitative and qualitative analyzes were used, anchored in the critical design of the epistemological, gnosiological and ontological presuppositions of Gamboa (1987, 2008) and under the critical gaze of Bourdieu (1998) who reflected in his studies on the hierarchical theory of scientific objects, connected these theories instrumentalized scientific metrics, thus allowing to reflect and evaluate the production of leaders who were predisposed to produce scientifically. Preliminarily, the research groups indexed from the CNPq directory of the central-west region were surveyed, later, the organization of the organic structure was observed, then the curriculum lattes platform was used to collect scientific publications and from there, the bibliometric analysis was carried out, building citation indexes and study of the use of keywords, then you can relate these cat-egories with the analysis of the text demonstrating which identity was formed with the critical domain of the historiographical school of the New Cultural History. This school used strate-gies of dominance and symbolic projection, carrying out the advertising of itself, it was found that this not only happened in the center-west region of Brazil, but it is configured as a reflec-tion at the level of the western world, however, the care is alerted of researchers not to be ac-complices of a system, appropriating dominant concepts to seek more ways of accessing the academy (symbolic profit), since it is necessary to overvalue social struggles and not remove the marxism school from investigations, since it still it is a living movement in Education, revealing itself to be timeless.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectCientometriapor
dc.subjectPressupostos epistemológicospor
dc.subjectNova história culturalpor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectScientometricseng
dc.subjectEpistemological assumptionseng
dc.subjectNew cultural historyeng
dc.titleHistória da educação como sub-campo: um estudo bibliométrico e epistemológico dos grupos de pesquisa da Região Centro-Oeste do Brasilpor
dc.title.alternativeHistory of education as sub-field: a bibliometric and epistemological study of research groups in the midwest region of Brazileng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Hayashi, Carlos Roberto Massao
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136586124586219por
dc.description.resumoO estudo mapeou 278 artigos científicos dos 41 líderes dos 24 grupos que se organizaram sob a linha de investigação da História da Educação na Região Centro-Oeste do Brasil. O intuito da pesquisa foi verificar como se instituíram as escolhas dos objetos científicos desses pesquisadores e como se estabeleciam os pressupostos epistemológicos dos trabalhos. Para o procedimento metodológico, foram utilizadas análises quantitativas e qualitativas ancoradas no delineamento crítico dos pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos de Sanches Gamboa (1987, 2008) e sob o olhar crítico de Bourdieu (1998), que refletia, nos seus estudos, sobre a teoria hierárquica dos objetos científicos. Conectadas, essas teorias instrumentalizaram as métricas científicas, permitindo, assim, refletir e avaliar a produção dos líderes que se predispuseram a produzir cientificamente. Preliminarmente, foram levantados os grupos de pesquisas indexados do diretório do CNPq da Região Centro-Oeste e, posteriormente, foi observado como organizavam a estrutura orgânica. Em seguida, foi utilizada a plataforma do Curriculum lattes para coletar as publicações científicas e, a partir disso, foi realizada a análise bibliométrica, construindo índices de citações e estudo de uso de palavras-chave. Desse modo, foi possível relacionar essas categorias com as análises do texto, demonstrando qual identidade se formou com o domínio crítico da escola historiográfica da Nova História Cultural. Essa escola utilizou estratégias de domínio e projeção simbólica, realizando uma propaganda de si mesma. Verificou-se que isso aconteceu não só na Região Centro-Oeste do Brasil, mas se configura como reflexo no mundo ocidental. Contudo, alerta-se para o cuidado dos pesquisadores de não serem cúmplices de um sistema, apropriando-se de conceitos dominantes para buscar mais formas de acesso na academia (lucro simbólico). É preciso, pois, supervalorizar as lutas sociais, e não se afastar das investigações da escola do marxismo, uma vez que ela ainda é um movimento vivo na Educação, revelando-se atemporal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9206838645458116por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-3090-5180por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1481-5545por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil