Show simple item record

dc.contributor.authorMoraes, Isabella
dc.date.accessioned2023-10-30T13:46:30Z
dc.date.available2023-10-30T13:46:30Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.identifier.citationMORAES, Isabella. Documentação pedagógica como artefato formativo: uma narrativa da prática na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18841.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18841
dc.description.abstractThis master's thesis, based on narrative methodology, located in a qualitative paradigm, has as its theme the pedagogical documentation that constitutes a democratic way of working and is inspired by the approach of Reggio Emilia. With practical and theoretical repertoire, based on references such as Mello, Barbosa and Faria, Rinaldi and Dahlberg, pedagogical documentation was defined as a practice that narrates and makes visible the daily lives of children and early childhood educators, with the possibility of legitimizing educational activities, creating space for participation and a source of training and reflection; as well as the other two key concepts of empowerment and democracy, supported by Freire and Moss. Still, this research comprises explanations about experience and listening related to the theme. The research of the theoretical body of this text follows a path that emerged according to the needs that emerged throughout its construction process. The initial idea of this investigation is based on practice, from a formative encounter with a text, which echoed for a while until the time came to give life to the research that aims to understand how the practice of pedagogical documentation generates empowerment process in the training of a childhood educator, guided by the following question of How does the practice of pedagogical generates empowerment process in the training of a childhood educator? This investigative intention is born through the feeling and complexity that emerge when working with/through the artifact of pedagogical documentation, so the relationship with empowerment, which is proposed, becomes relevant and new from the perspective of showing this form of work which is the pedagogical documentation. With this, the research created a possibility of revisiting and studying the past through the research data, which are the pedagogical documentation made by the researcher in the years 2019 and 2020, which had a formative role in bringing to light the complexity of working as an educator in Childhood Education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbordagem de Reggio Emiliapor
dc.subjectDocumentação pedagógicapor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectExperimentalismo democráticopor
dc.subjectReggio Emilia approacheng
dc.subjectPedagogical documentationeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.subjectDemocratic experimentalismeng
dc.subjectTrainingeng
dc.titleDocumentação pedagógica como artefato formativo: uma narrativa da prática na educação infantilpor
dc.title.alternativePedagogical documentation as a training artifact: a narrative of practice in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821077407620769por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado feita na metodologia de narrativa, localizada em paradigma qualitativo, tem como tema a documentação pedagógica que se constitui como uma forma de trabalho democrática e inspirada pela abordagem de Reggio Emília. Com repertório prático e teórico, a partir de referenciais como Mello, Barbosa e Faria, Rinaldi e Dahlberg, foi definido documentação pedagógica como uma prática que narra e torna visível o cotidiano de crianças e de educadoras/es da primeira infância, com possibilidade de legitimar o fazer educativo, criar espaço para participação e fonte de formação e reflexão; assim como os outros dois conceitos chaves de empoderamento e democracia, apoiado em Freire e Moss. Ainda compõem esta pesquisa aproximações nos conceitos de experiência e escuta relacionadas à temática. A pesquisa do corpo teórico deste texto percorre um caminho que emergiu de acordo com as necessidades que foram surgindo ao longo de seu processo de construção, sendo que a ideia inicial desta investigação se funda na prática, a partir de um encontro formativo com um texto que ecoou em mim por certo tempo até chegar o momento de dar vida à pesquisa que tem como objetivo compreender como a prática da documentação pedagógica gera processos de empoderamento na formação de uma educadora da infância, tendo como norte a busca de respostas à questão: Como a prática da documentação pedagógica gera processos de empoderamento na formação de uma educadora da infância? Essa intenção investigativa nasce mediante o sentimento e complexidade que emergem frente ao trabalho com/por meio do artefato da documentação pedagógica, por isso a relação com o empoderamento, que é proposta, torna-se relevante e nova na perspectiva de mostrar essa forma de trabalho que é a documentação pedagógica. Com isso a pesquisa criou uma possibilidade de revisitação e estudo do passado por meio dos dados de pesquisa, que são as documentações pedagógicas feitas pela pesquisadora nos anos de 2019 e 2020, que tiveram papel formativo ao trazer à tona a complexidade de se trabalhar como educadora na Educação Infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/8049648173184650por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil