Show simple item record

dc.contributor.authorBianconi, Ana Cláudia
dc.date.accessioned2023-12-21T13:01:37Z
dc.date.available2023-12-21T13:01:37Z
dc.date.issued2023-11-09
dc.identifier.citationBIANCONI, Ana Cláudia. "A gente tinha que se virar sozinha": processos educativos emergentes da andarilhagem de mulheres atletas de futsal. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19050.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19050
dc.description.abstractThis research aims to identify, understand and describe the educational processes that emerge from the social practice of wandering among female futsal athletes. To participate in this study, five women futsal athletes who were part of the main team of the club Associação Sãocarlense de Futsal – ASF were selected from records in field diaries of a conversation circle. This is a qualitative research based on dialogicity and centered on subjects, which was developed from interviews with the participants, which were recorded and transcribed in field diaries. For data analysis, we chose to carry out an episodic analysis, in which excerpts from the interviews were selected, presented and discussed, in order to promote reflection around the episodes, associating them, when possible, with Freirean concepts. The results found point to the denunciation of processes of dehumanization and situations of oppression experienced by female futsal athletes when walking as they establish themselves professionally as athletes, and reveal educational processes of coping, mutual care, support, identity, which function as a foundation and contribute to the process of developing critical consciousness that leads to liberating praxis, based on the permanent and constant state of being subjects that they are being.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFutsal de mulherespor
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectAndarilhagempor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectWomen's futsaleng
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectWanderingeng
dc.subjectHumanizationeng
dc.title"A gente tinha que se virar sozinha": processos educativos emergentes da andarilhagem de mulheres atletas de futsalpor
dc.title.alternative"We had to fend for ourselves": educational processes emerging from the wanderings of female futsal athleteseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar, compreender, analisar e descrever os processos educativos que emergem da prática social da andarilhagem de mulheres atletas de futsal. Para participar deste estudo foram selecionadas, a partir de registros em diários de campo de uma roda de conversa, cinco mulheres atletas de futsal que integravam o elenco da equipe principal do clube Associação Sãocarlense de Futsal – ASF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na dialogicidade e centrada em sujeitos, que se desenvolveu a partir de entrevistas com as participantes, as quais foram gravadas e transcritas em diários de campo. Para a análise de dados optamos por realizar uma análise episódica, em que excertos das entrevistas foram selecionados, apresentados e discutidos, de forma a promover a reflexão em torno dos episódios associando-os, quando possível, a conceitos freirianos. Os resultados encontrados apontam para a denúncia de processos de desumanização e situações de opressão experienciados por mulheres atletas de futsal na andarilhagem por se firmarem profissionalmente como atletas, e desvelam processos educativos de enfrentamento, cuidado mútuo, apoio, identidade, os quais funcionam como alicerce e contribuem no processo de desenvolvimento da consciência crítica que leva a práxis libertadora, a partir do estado permanente e constante de ser sujeitos que estão sendo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2627342414497317por
dc.contributor.authororcidhttp://lattes.cnpq.br/2627342414497317por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2915-5634por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil