dc.contributor.author | Barros, Janailza Moura de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T14:52:21Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T14:52:21Z | |
dc.date.issued | 2024-02-02 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Janailza Moura de Sousa. Caminhos da docência: um estudo sobre o desenvolvimento profissional docente de uma professora da Educação Básica. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19275. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19275 | |
dc.description.abstract | Teacher training is a continuous process that takes place throughout teachers' lives, beginning even before they enter formal courses to prepare for teaching, and goes through entry into the career until retirement reaches its peak. In this context, the different experiences lived by teachers significantly influence their learning, practices and professional development. In view of this, the main objective of this research was to identify and analyze, through the narratives and productions prepared by a Basic Education teacher during her participation in three training initiatives at UFSCar, the teacher's training and professional trajectory, as well as the impacts of these moments in their professional development. Qualitative in nature, this is an exploratory research, in which the data analyzed refer to the narratives and productions developed by a Basic Education teacher during participation in different training initiatives in the context of the Federal University of São Carlos- UFSCar. The theoretical framework is supported by discussions about the teaching profession and teacher training; teaching professional development and teaching learning and induction and mentoring programs, with the main authors: Shulman; Mizukami; Nóvoa; Reali; Tancredi; Marcelo Garcia; Huberman, among others. Data analyzes were developed based on longitudinal and transversal strategies as a way of studying, interpreting and more comprehensively understanding the data and information collected, with the aim of explaining the context of the phenomenon as a whole. The analyzes highlight Professor Ananda's professional development as a continuous and multifaceted process that encompasses a wide range of experiences and learning throughout her teaching career. Professor Ananda underwent diverse training and practices that enabled her to build essential knowledge and skills for her training, development and professional practice. Regarding the main challenges faced and difficulties felt by the teacher, we realized that they were related to different moments and areas, social, professional and personal. Furthermore, the data indicated that the impacts promoted on the professional development of teacher Ananda, promoted from the various experiences, were signaled both in the theoretical knowledge and in the professional practice of the teacher. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | por |
dc.subject | Aprendizagem da docência | por |
dc.subject | Programas de indução | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Teacher professional development | eng |
dc.subject | Teaching learning | eng |
dc.subject | Induction programs | eng |
dc.title | Caminhos da docência: um estudo sobre o desenvolvimento profissional docente de uma professora da Educação Básica | por |
dc.title.alternative | Paths to teaching: a study on the teaching professional development of a basic education teacher | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Paula Gestoso de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2662760426985944 | por |
dc.description.resumo | A formação docente é um processo contínuo que acontece ao longo da vida dos professores, inicia-se antes mesmo do ingresso em cursos formais de preparação para a docência, perpassa pela entrada na carreira até chegar a aposentadoria seu ponto máximo. Nesse contexto, as diferentes experiências vividas pelos docentes influenciam significativamente em suas aprendizagens, práticas e desenvolvimento profissional. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo principal identificar e analisar, por meio das narrativas e produções elaboradas por uma professora da Educação Básica durante sua participação em três iniciativas formativas da UFSCar, a trajetória formativa e profissional da docente, bem como os impactos desses momentos em seu desenvolvimento profissional. De cunho qualitativo, trata-se de uma pesquisa exploratória, em que os dados analisados se referem às narrativas e produções desenvolvidas por uma professora da Educação Básica durante a participação em diferentes iniciativas formativas no contexto da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. O referencial teórico está amparado em discussões sobre profissão docente e formação de professores; desenvolvimento profissional docente e aprendizagem da docência e programas de indução e mentoria, tendo como principais autores: Shulman; Mizukami; Nóvoa; Reali; Tancredi; Marcelo Garcia; Huberman, dentre outros. As análises dos dados foram desenvolvidas a partir das estratégias longitudinal e transversal como forma de estudo, interpretação e compreensão mais abrangente dos dados e informações coletadas, no intuito de explicar o contexto do fenômeno como um todo. As análises evidenciam o desenvolvimento profissional da professora Ananda como um processo contínuo e multifacetado que abrange uma ampla gama de experiências e aprendizagens ao longo da trajetória docente. A docente Ananda percorreu formações e práticas diversas que a possibilitaram a construção de conhecimentos e habilidades essenciais para sua formação, desenvolvimento e prática profissional. No que concerne aos principais desafios enfrentados e dificuldades sentidas pela docente, percebemos que eles estavam relacionados a distintos momentos e âmbitos, de ordem social, profissional e pessoal. Além disso, os dados indicaram que os impactos promovidos no desenvolvimento profissional da docente Ananda, promovidos a partir das várias experiências vividas, foram sinalizados tanto nos conhecimentos teóricos quanto na prática profissional da professora. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0533284805693336 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-4668-6402 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-2015-0829 | por |