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dc.contributor.authorBrassolatti, Isabella Marino
dc.date.accessioned2024-07-04T20:02:12Z
dc.date.available2024-07-04T20:02:12Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.identifier.citationBRASSOLATTI, Isabella Marino. Ensino de topografias variadas do mando por informação “Quando?” em crianças com autismo.. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19815.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19815
dc.description.abstractRecent studies have been developing procedures for teaching complex verbal operants to children with autism spectrum disorders (ASD), such as mands for information. However, the literature evaluating procedures for the acquisition of the mand “When?”, which can be evoked by a variety of stimuli correlated with delayed access to reinforcers, is still scarce. The present study aimed to replicate and extend the study by Landa, Hansen and Shillingsburg (2017), using the same experimental task to teach children with autism the mand for information “When?”, including a new type of trial and teaching of specific topographies (names of items) varied from this type of mand. Three boys with autism participated in the study and were exposed to experimental trials in which, after issuing a mand for an item highly preferred by the participant (e.g. “Can I play with the tablet?”), access to the item was denied by the experimenter. (e.g., “Not now”), with the aim of creating motivation for issuing the mand based on the information in question. After going through the Baseline and Training conditions, the three participants learned the mand for information topographies taught in a few teaching sessions (from eight to eleven), which were issued only during the Establishment Operation Present (OEP) type trials, and not during the other types of control trials (Establishment Operation Absent – OEA and free access – AL, the latter being inserted only for two of the three participants). Two participants showed variability in the independent responses presented. However, for two participants, it was necessary to provide tips for issuing mands for itens, which significantly influenced the teaching of the skill.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrianças com autismopor
dc.subjectOperações motivacionaispor
dc.subjectMando por informaçãopor
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectChildren with autismeng
dc.subjectMotivating operationseng
dc.subjectMands for informationeng
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.titleEnsino de topografias variadas do mando por informação “Quando?” em crianças com autismo.por
dc.title.alternativeTeaching varied mands for information using "When?" to children with autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515por
dc.contributor.advisor-co1Miguel, Caio F
dc.description.resumoEstudos recentes vêm desenvolvendo procedimentos para o ensino de operantes verbais complexos a crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), como os mandos por informação. No entanto, a literatura que avalia procedimentos para a aquisição do mando “Quando?”, que pode ser evocado por uma variedade de estímulos correlacionados com um acesso atrasado a reforçadores, ainda é escassa. O presente estudo teve por objetivo replicar e estender o estudo de Landa, Hansen e Shillingsburg (2017), utilizando a mesma tarefa experimental para ensinar a crianças com autismo o mando por informação “Quando?”, incluindo um novo tipo de tentativa e o ensino de topografias específicas (nomes dos itens) variadas desse tipo de mando. Participaram do estudo três meninos com autismo que foram expostos a tentativas experimentais em que, após a emissão de um mando por um item de alta preferência pelo participante (e.g. “Posso brincar com o tablet?”), o acesso ao item era negado pela experimentadora (e.g., “Agora não”), com o objetivo de criar motivação para a emissão do mando por informação em questão. Após passarem pelas condições de Linha de Base e Treino, os três participantes aprenderam as topografias do mando por informação ensinadas em poucas sessões de ensino (de oito a onze), que foram emitidas apenas durante as tentativas do tipo Operação Estabelecedora Presente (OEP), e não durante os demais tipos de tentativas-controle (Operação Estabelecedora Ausente – OEA e de acesso livre – AL, esta última sendo inserida apenas para dois dos três participantes). Dois participantes apresentaram variabilidade nas respostas independentes apresentadas. No entanto, para dois participantes, foi necessário fornecer dicas para a emissão de mandos por itens, o que influenciou de forma significativa o ensino da habilidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.488517/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8990262015182120por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-4778-4618por


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