dc.contributor.author | Turini, Mateus Henrique | |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T20:12:59Z | |
dc.date.available | 2024-07-10T20:12:59Z | |
dc.date.issued | 2023-08-31 | |
dc.identifier.citation | TURINI, Mateus Henrique. Contribuições da Pedagogia Histórico-crítica sobre a organização escolar e os desafios da materialidade na Educação Básica. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19863. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19863 | |
dc.description.abstract | Faced with all the difficulties brought by the pandemic, the present research is devoted to studying the problem of the school organization seeking answers to the question of what are the structural elements of school organization that allow the school to fulfil its social role. For this, it was necessary to reflect on the concept of education, the role of school education and to check whether the school organization can increase the guarantee of the performance of educational work in school times and spaces. Through historical-dialectical materialism and dialectical analysis of discourse as a research methodology, under the perspective of Historical-critical Pedagogy, performs research in the municipal teaching network of Jaú/SP. The researches allowed to extract from reality the analytical groups of procedural, structural mediation and educational mediation as structural elements of the school organization. From the externalization-objectivation-interiorization dialectic, it defines that the school organization is characterized as the practice carried out by the set of school professionals who perceive the presence and movement of the school in the social reality and enables the procedures and structures necessary to ensure educational mediation with the aim of humanizing individuals in school times and spaces. Finally, it presents a proposal for school organization that enriches the problematization and instrumentalization of teachers in educational mediation and transcends the Taylorist, Fordist, Toyotist and Volvista management forms still present in school management, contributing to the critical overcoming of the challenges of the materiality of educational action in Basic Education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Desafios da materialidade | por |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | por |
dc.title | Contribuições da Pedagogia Histórico-crítica sobre a organização escolar e os desafios da materialidade na Educação Básica | por |
dc.title.alternative | Contributions of Historical-Critical Pedagogy on school organization and the challenges of materiality in Basic Education | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Cristina dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1095065753077001 | por |
dc.description.resumo | Diante de todas as dificuldades trazidas pela pandemia, a presente pesquisa se dedica a estudar o problema da organização escolar buscando respostas ao questionamento sobre quais são os elementos estruturantes da organização escolar que permitem a escola cumprir com seu papel social. Para isso, se fez necessário refletir sobre o conceito de educação, o papel da educação escolar e verificar se a organização escolar pode ampliar a garantia de realização do trabalho educativo nos tempos e espaços escolares. Por meio do materialismo histórico-dialético e da análise dialética do discurso como metodologia de pesquisa, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, empreende investigações na rede municipal de ensino de Jaú/SP. As investigações permitem extrair da realidade os grupos analíticos procedimentação, estruturação e mediação educativa como elementos estruturantes da organização escolar. A partir da dialética exteriorização-objetivação-interiorização, define que a organização escolar se caracteriza como a prática realizada pelo conjunto de profissionais escolares que percebe a presença e o movimento da escola na realidade social e viabiliza os procedimentos e as estruturas necessários para garantir a mediação educativa com o intuito de humanizar os indivíduos nos tempos e espaços escolares. Por fim, apresenta uma proposta de organização escolar que enriquece a problematização e instrumentalização dos professores na mediação educativa e transcende as formas gerenciais taylorista, fordista, toyotista e volvista ainda presentes na gestão escolar, contribuindo para a superação crítica dos desafios da materialidade da ação educativa na Educação Básica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0385765766661749 | por |