dc.contributor.author | Placeres, Mariane Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T13:47:30Z | |
dc.date.available | 2024-07-11T13:47:30Z | |
dc.date.issued | 2024-01-26 | |
dc.identifier.citation | PLACERES, Mariane Ferreira. Retorno presencial na pandemia da covid-19:ações das professoras alfabetizadoras e de políticas públicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19894. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19894 | |
dc.description.abstract | The novel coronavirus (COVID-19) pandemic has led to changes in the organization of life in society, and the school environment has been no different. Teaching had to adapt to the health limitations and during 2020 and much of 2021 it began to be offered remotely. This research sought to identify and analyze the challenges and actions of teachers and the school network aimed at the literacy of students in the second and third years of elementary school after the return to face-to-face classes in the municipal network of Araraquara, São Paulo, surveying the actions implemented by teachers, schools and the school network. The research uses a qualitative approach as its methodological basis and is divided into three stages, the first of which presents the context of literacy before the start of the pandemic, providing some indicators and analyzing the contents of official documents related to literacy, such as the National Education Plan, the National Common Curriculum Base and the National Literacy Policy; the second, a bibliographic survey to expose the difficulties that have arisen in relation to literacy with the pandemic; and the third, semi-structured interviews with five literacy teachers, presenting the challenges encountered in the return to face-to-face classes and the survey of actions to face the difficulties that have arisen. Through the interviewees' speeches, the following thematic axes could be identified: "previous scenario - accentuation of the precariousness of teaching work and the quality of education during remote teaching", "return to face-to-face classes - absences and the relationship between family and school", "pedagogical and psychological challenges of returning to face-to-face classes", "heterogeneity of classes and tutoring", "reactions to the municipal policies of Educa Mais", "teaching the unlearned - the challenges and actions aimed at students with more difficulty". The aim was to investigate the policy initiatives of the network, the school and especially the teachers, as well as to discuss strategies aimed at literacy. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 | por |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Ações docentes | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | COVID-19 pandemic | eng |
dc.subject | Emergency remote teaching | eng |
dc.subject | Public police | eng |
dc.subject | Teaching action | eng |
dc.title | Retorno presencial na pandemia da covid-19:ações das professoras alfabetizadoras e de políticas públicas | por |
dc.title.alternative | In-person return during the Covid-19 pandemic: actions of literacy and public policy teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sisla, Heloisa Chalmers | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9446133131561056 | por |
dc.description.resumo | A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) culminou em mudanças na organização da vida em sociedade e no ambiente escolar isso não foi diferente. O ensino precisou se adequar às limitações sanitárias e durante o ano de 2020 e em boa parte de 2021 passou a ser oferecido remotamente. Esta pesquisa buscou identificar e analisar os desafios e as ações docentes e da rede de ensino voltadas para a alfabetização de estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental após o retorno às aulas presenciais da rede municipal de Araraquara, São Paulo, levantando as ações implementadas pelas professoras, escolas e rede de ensino. A pesquisa utiliza como base metodológica a abordagem qualitativa e é dividida em três etapas, sendo a primeira para apresentar o contexto da alfabetização antes do início da pandemia, trazendo alguns indicadores e analisando os conteúdos de documentos oficiais relacionados à alfabetização como o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização; a segunda, de um levantamento bibliográfico para expor as dificuldades que surgiram em relação à alfabetização com a pandemia; e a terceira, de entrevistas semiestruturas com cinco professoras alfabetizadoras, apresentando os desafios encontrados no retorno das aulas presenciais e o levantamento das ações de enfrentamento das dificuldades que surgiram. Por meio das falas das entrevistadas puderam ser identificados os seguintes eixos temáticos: “cenário anterior- acentuação da precarização do trabalho docente e da qualidade da educação durante ensino remoto”, “retorno às aulas presenciais- as faltas e a relação família e escola”, “desafios pedagógicos e psicológicos do retorno presencial”, “heterogeneidade das turmas e as aulas de reforço escolar”, “reações frente às políticas municipais do Educa Mais”, “ensinar o não aprendido- os desafios e as ações voltados para estudantes com mais dificuldade”. Pretendeu-se assim, investigar as iniciativas, sejam de políticas da rede, da escola, e especialmente das professoras, bem como discutir estratégias voltadas para a alfabetização. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8017657963945822 | por |