Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorde Lima, Maria Antonia
dc.date.accessioned2024-07-11T18:56:32Z
dc.date.available2024-07-11T18:56:32Z
dc.date.issued2024-02-20
dc.identifier.citationDE LIMA, Maria Antonia. Grupo Escolar de Ribeirão Claro: reconstrução histórica no período de configuração da concepção pedagógica produtivista no Brasil (1969-2001). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19918.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19918
dc.description.abstractThis work belongs to the field of the History of Education, being fitted in the thematic of the History of School Institutions and having the Marxist theoretical-methodological framework as epistemological guideline. It aimed to reconstruct the history of the Grupo Escolar de Ribeirão Claro, located in the state of Paraná, in the years from 1969 to 2001 – period in which, in Brazil, a productivist pedagogical conception was developed – constituting a continuation of a previous study on the same institution in the period from 1932 to 1969. In order to attain its objectives, the research undertook bibliographic and documentary analyses as well as used oral history to construct sources. In this way, primary and constructed sources were examined in parallel with the study of the historical and educational contexts of the considered society. Finally, efforts were made to highlight the school culture of the institution in the delimited period, which pointed out to your social goals and social sense. The main findings show that the quantitative expansion of the public school directly influenced the practice of the Grupo Escolar de Ribeirão Claro, just as the urbanization processes and the rural-to-urban migration affected the professional destiny of its students. In addition, the socioeconomic profile of the students changed and the effects of economic inequality was experienced in the school environment. Likewise, some indications of implementation of neoliberal policies of education in the institution was identified, such as the school autonomy and decentralization as well as the preparation of students for the job market.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectInstituições escolarespor
dc.subjectGrupo escolarpor
dc.subjectRibeirão Claro (PR)por
dc.subjectConcepção pedagógica produtivistapor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectSchool institutionseng
dc.subjectPrimary schooleng
dc.subjectProductivist pedagogical conceptioneng
dc.titleGrupo Escolar de Ribeirão Claro: reconstrução histórica no período de configuração da concepção pedagógica produtivista no Brasil (1969-2001)por
dc.title.alternativeGrupo Escolar de Ribeirão Claro: historical reconstruction in the period of the configuration of the productivist pedagogical conception in Brazil (1969-2001)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hayashi, Carlos Roberto Massao
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136586124586219por
dc.description.resumoEste trabalho insere-se no campo de História da Educação, situando-se na temática de História das Instituições Escolares e tendo como diretriz epistemológica o referencial teórico-metodológico marxista. Teve como objetivo reconstruir a história do Grupo Escolar de Ribeirão Claro, localizado no estado do Paraná, nos anos de 1969 a 2001 – período que, no Brasil, presenciou o desenvolvimento de uma concepção pedagógica produtivista – constituindo-se em uma continuação de um estudo anterior sobre essa mesma instituição no período de 1932 a 1969. Para alcançar seus intentos, a pesquisa empreendeu uma análise bibliográfica e documental, assim como utilizou a história oral para a construção de fontes. Desse modo, fontes primárias e constituídas foram examinadas paralelamente ao estudo dos contextos histórico e educacional da sociedade em questão. Por fim, buscou-se evidenciar a cultura escolar da instituição no período delimitado, o que apontou para seus objetivos e sentido sociais. Os principais resultados mostram que a expansão quantitativa da escola pública influenciou diretamente a prática do Grupo Escolar de Ribeirão Claro, assim como os processos de urbanização e êxodo rural influíram no destino profissional de seus alunos. Além disso, o perfil socioeconômico do alunado modificou-se e os efeitos da desigualdade econômica foram vivenciados no ambiente escolar. Do mesmo modo, detectou-se a presença de alguns indícios de objetivos neoliberais para a educação na instituição, como a autonomia e a descentralização escolares e a preparação do corpo discente para o mercado de trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.702295/2022-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.714224/2022-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.816438/2023-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1247425462818868por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8229-0691por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1481-5545por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil