Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSantos, Paulo Henrique Ferreira Borges dos
dc.date.accessioned2024-07-16T18:35:00Z
dc.date.available2024-07-16T18:35:00Z
dc.date.issued2024-02-16
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Henrique Ferreira Borges dos. “Nossos livros foram discos": potencialidades pedagógicas do rap para a educação das relações étnico-raciais. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20012.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20012
dc.description.abstractThis research presents the potentiality of rap for the education of ethnic-racial relations. It aims to understand rap as a culture elaborated from the intellectual production of the black diaspora, seeking to articulate it as a knowledge from which it is possible to outline it with school pedagogies. Thus, we aim, endorsing Law 10.639/03 and the guidelines of Opinion 003/2004 of the National Council of Education, to contribute to the elaboration of school practices that effectively contemplate the education of ethnic-racial relations. Methodologically, this research has as its corpus documentary analysis, interviews, bibliographic research, and rap works. As a political commitment, just as rap has historically emphasized, this research is a proposal for a political struggle response so that in the near future, lyrics like “I saw a little black boy / his notebook was a rifle” (Racionais MC's, 2002) are remembered just as elements of the past, and no longer as accounts of the lived experience of black people.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRappor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectRappor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLaw 10.639/03eng
dc.title“Nossos livros foram discos": potencialidades pedagógicas do rap para a educação das relações étnico-raciaispor
dc.title.alternativeOur books were discs: pedagogical potentialities of rap for the education of ethnic-racial relationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Ana Cristina Juvenal da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736396213946663por
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta potencialidades do rap para a educação das relações étnico- raciais. Trata-se de compreender o rap como uma cultura elaborada a partir da produção intelectual da diáspora negra, busca-se articulá-lo como um saber a partir do qual é possível delineá-lo com pedagogias escolares. Com isso, objetivamos, tendo como endosso a Lei 10.639/03 e as orientações do Parecer 003/2004 do Conselho Nacional da Educação, contribuir para a elaboração de práticas escolares que contemplem efetivamente a educação das relações étnico-raciais. Metodologicamente, a pesquisa tem como corpus análise documental, entrevistas, levantamento bibliográfico e obras de rap. Como compromisso político, tal qual salienta historicamente o rap, esta pesquisa é uma proposta de resposta de luta política para que num futuro próximo, trechos de letras como “vi um pretinho / seu caderno era um fuzil” (Racionais MC’s, 2002) sejam lembrados apenas como elementos do passado, e não mais como relatos da experiência vivida de pessoas negras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/3910811443177285por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil