dc.contributor.author | Santos, Paulo Henrique Ferreira Borges dos | |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T18:35:00Z | |
dc.date.available | 2024-07-16T18:35:00Z | |
dc.date.issued | 2024-02-16 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Paulo Henrique Ferreira Borges dos. “Nossos livros foram discos": potencialidades pedagógicas do rap para a educação das relações étnico-raciais. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20012. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20012 | |
dc.description.abstract | This research presents the potentiality of rap for the education of ethnic-racial relations. It aims
to understand rap as a culture elaborated from the intellectual production of the black diaspora,
seeking to articulate it as a knowledge from which it is possible to outline it with school
pedagogies. Thus, we aim, endorsing Law 10.639/03 and the guidelines of Opinion 003/2004
of the National Council of Education, to contribute to the elaboration of school practices that
effectively contemplate the education of ethnic-racial relations. Methodologically, this research
has as its corpus documentary analysis, interviews, bibliographic research, and rap works. As a
political commitment, just as rap has historically emphasized, this research is a proposal for a
political struggle response so that in the near future, lyrics like “I saw a little black boy / his
notebook was a rifle” (Racionais MC's, 2002) are remembered just as elements of the past, and
no longer as accounts of the lived experience of black people. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rap | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.subject | Rap | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Law 10.639/03 | eng |
dc.title | “Nossos livros foram discos": potencialidades pedagógicas do rap para a educação das relações étnico-raciais | por |
dc.title.alternative | Our books were discs: pedagogical potentialities of rap for the education of ethnic-racial relations | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Ana Cristina Juvenal da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6736396213946663 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta potencialidades do rap para a educação das relações étnico-
raciais. Trata-se de compreender o rap como uma cultura elaborada a partir da produção
intelectual da diáspora negra, busca-se articulá-lo como um saber a partir do qual é possível
delineá-lo com pedagogias escolares. Com isso, objetivamos, tendo como endosso a Lei
10.639/03 e as orientações do Parecer 003/2004 do Conselho Nacional da Educação, contribuir
para a elaboração de práticas escolares que contemplem efetivamente a educação das relações
étnico-raciais. Metodologicamente, a pesquisa tem como corpus análise documental,
entrevistas, levantamento bibliográfico e obras de rap. Como compromisso político, tal qual
salienta historicamente o rap, esta pesquisa é uma proposta de resposta de luta política para que
num futuro próximo, trechos de letras como “vi um pretinho / seu caderno era um fuzil”
(Racionais MC’s, 2002) sejam lembrados apenas como elementos do passado, e não mais como
relatos da experiência vivida de pessoas negras. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/3910811443177285 | por |