Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBernardo, Tassya Hemília Porto
dc.date.accessioned2024-07-18T11:53:03Z
dc.date.available2024-07-18T11:53:03Z
dc.date.issued2023-02-27
dc.identifier.citationBERNARDO, Tassya Hemília Porto. A educação científica crítica na perspectiva dos professores de ciências. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20085.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20085
dc.description.abstractCritical Scientific Education (CCE) aims to train individuals who have an active, critical and conscious stance in relation to the world in which they live. This approach seeks to transform society, allowing citizens to face daily challenges with justice, ethics, based on scientific knowledge and values such as critical thinking, argumentation, responsibility, autonomy and collaboration. To promote critical scientific education, teachers need to adopt a perspective focused on critical thinking, social participation and decision-making. They must reflect on their teaching practices, seeking to expand and deepen their knowledge, skills, attitudes and values, expressed through their words, examples and actions. In the research conducted with 12 basic education science teachers in São Carlos - SP, five axes were identified through discursive textual analysis. These axes address the principles, purposes and importance of critical scientific education; methodologies and approaches; problems/challenges; advances; in addition to appreciation by family members and government officials. In developing ECC, teachers approach the science-technology-society approach by encouraging the contextualization of science content, relating different knowledge in an inter and transdisciplinary way, discussing the production of knowledge and promoting a scientific culture. For teachers, curricular demands impose challenges on the development of ECC, which, in a way, hampers some teaching practices. Despite this, teachers identify advances, highlighting the possibility of teaching science with a focus on developing an active, critical and conscious stance, with decision-making skills. Study participants also reflect on the social valuing aspects of ECC attributed by family members and government officials. Teachers realize that ECC is valued differently and, in most cases, the topic is of little importance. Therefore, investing in quality scientific education is essential to building a more informed, responsible and capable society to face the complex challenges of the contemporary world.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação científica críticapor
dc.subjectProfessores de ciênciaspor
dc.subjectMétodo Delphipor
dc.subjectCritical science educationeng
dc.subjectScience teacherseng
dc.subjectDelphi Methodeng
dc.titleA educação científica crítica na perspectiva dos professores de ciênciaspor
dc.title.alternativeCritical scientific education from the perspective of science teacherseng
dc.title.alternativeLa educación científica crítica desde la perspectiva de los profesores de cienciasspa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Freitas, Denise de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330976062026878por
dc.description.resumoA Educação Científica Crítica (ECC) visa formar indivíduos que possuam uma postura ativa, crítica e consciente em relação ao mundo em que vivem. Essa abordagem busca transformar a sociedade, permitindo que os cidadãos enfrentem os desafios diários com justiça, ética, baseados em conhecimentos científicos e valores como pensamento crítico, argumentação, responsabilidade, autonomia e colaboração. Para promover uma educação científica crítica é necessário que os professores adotem uma perspectiva voltada ao pensamento crítico, a participação social e a tomada de decisão. Eles devem refletir sobre suas práticas docentes, buscando expandir e aprofundar seus conhecimentos, competências, atitudes e valores, expressos por meio de suas palavras, exemplos e ações. Na pesquisa conduzida com 12 professores de ciências do ensino básico em São Carlos - SP, foram identificados cinco eixos por meio de análise textual discursiva. Esses eixos abordam os princípios, finalidades e importância da educação científica crítica; metodologias e abordagens; problemas/desafios; avanços; além da valorização por familiares e governantes. No desenvolvimento da ECC, os professores se aproximam da abordagem ciência-tecnologia-sociedade ao fomentar a contextualização dos conteúdos de ciências, relacionar diferentes conhecimentos de forma inter e transdisciplinar, discutir a produção do conhecimento e promover uma cultura científica. Para os professores, as demandas curriculares impõem desafios ao desenvolvimento da ECC, o que de certa forma, engessa algumas práticas docentes. Apesar disso, os professores identificam avanços, destacando-se a possibilidade de ensinar ciências com foco no desenvolvimento de uma postura ativa, crítica e consciente, com habilidades para tomar decisões. Os participantes do estudo também refletem sobre os aspectos de valorização social da ECC atribuídos pelos familiares e governantes. Os professores percebem que a ECC é valorizada de forma diferente e, na maioria das vezes, o tema tem pouca importância. Portanto, investir em uma educação científica de qualidade é essencial para construir uma sociedade mais informada, responsável e capacitada a enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9176666127222890por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0000-4565-4866por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1575-3243por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil