dc.contributor.author | Bernardo, Tassya Hemília Porto | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T11:53:03Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T11:53:03Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.citation | BERNARDO, Tassya Hemília Porto. A educação científica crítica na perspectiva dos professores de ciências. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20085. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20085 | |
dc.description.abstract | Critical Scientific Education (CCE) aims to train individuals who have an
active, critical and conscious stance in relation to the world in which they live. This
approach seeks to transform society, allowing citizens to face daily challenges with
justice, ethics, based on scientific knowledge and values such as critical thinking,
argumentation, responsibility, autonomy and collaboration. To promote critical scientific
education, teachers need to adopt a perspective focused on critical thinking, social
participation and decision-making. They must reflect on their teaching practices, seeking
to expand and deepen their knowledge, skills, attitudes and values, expressed through
their words, examples and actions. In the research conducted with 12 basic education
science teachers in São Carlos - SP, five axes were identified through discursive textual
analysis. These axes address the principles, purposes and importance of critical scientific
education; methodologies and approaches; problems/challenges; advances; in addition to
appreciation by family members and government officials. In developing ECC, teachers
approach the science-technology-society approach by encouraging the contextualization
of science content, relating different knowledge in an inter and transdisciplinary way,
discussing the production of knowledge and promoting a scientific culture. For teachers,
curricular demands impose challenges on the development of ECC, which, in a way,
hampers some teaching practices. Despite this, teachers identify advances, highlighting
the possibility of teaching science with a focus on developing an active, critical and
conscious stance, with decision-making skills. Study participants also reflect on the social
valuing aspects of ECC attributed by family members and government officials. Teachers
realize that ECC is valued differently and, in most cases, the topic is of little importance.
Therefore, investing in quality scientific education is essential to building a more
informed, responsible and capable society to face the complex challenges of the
contemporary world. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação científica crítica | por |
dc.subject | Professores de ciências | por |
dc.subject | Método Delphi | por |
dc.subject | Critical science education | eng |
dc.subject | Science teachers | eng |
dc.subject | Delphi Method | eng |
dc.title | A educação científica crítica na perspectiva dos professores de ciências | por |
dc.title.alternative | Critical scientific education from the perspective of science teachers | eng |
dc.title.alternative | La educación científica crítica desde la perspectiva de los profesores de ciencias | spa |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | A Educação Científica Crítica (ECC) visa formar indivíduos que possuam uma
postura ativa, crítica e consciente em relação ao mundo em que vivem. Essa abordagem busca
transformar a sociedade, permitindo que os cidadãos enfrentem os desafios diários com justiça,
ética, baseados em conhecimentos científicos e valores como pensamento crítico,
argumentação, responsabilidade, autonomia e colaboração. Para promover uma educação
científica crítica é necessário que os professores adotem uma perspectiva voltada ao
pensamento crítico, a participação social e a tomada de decisão. Eles devem refletir sobre suas
práticas docentes, buscando expandir e aprofundar seus conhecimentos, competências, atitudes
e valores, expressos por meio de suas palavras, exemplos e ações. Na pesquisa conduzida com
12 professores de ciências do ensino básico em São Carlos - SP, foram identificados cinco eixos
por meio de análise textual discursiva. Esses eixos abordam os princípios, finalidades e
importância da educação científica crítica; metodologias e abordagens; problemas/desafios;
avanços; além da valorização por familiares e governantes. No desenvolvimento da ECC, os
professores se aproximam da abordagem ciência-tecnologia-sociedade ao fomentar a
contextualização dos conteúdos de ciências, relacionar diferentes conhecimentos de forma inter
e transdisciplinar, discutir a produção do conhecimento e promover uma cultura científica. Para
os professores, as demandas curriculares impõem desafios ao desenvolvimento da ECC, o que
de certa forma, engessa algumas práticas docentes. Apesar disso, os professores identificam
avanços, destacando-se a possibilidade de ensinar ciências com foco no desenvolvimento de
uma postura ativa, crítica e consciente, com habilidades para tomar decisões. Os participantes
do estudo também refletem sobre os aspectos de valorização social da ECC atribuídos pelos
familiares e governantes. Os professores percebem que a ECC é valorizada de forma diferente
e, na maioria das vezes, o tema tem pouca importância. Portanto, investir em uma educação
científica de qualidade é essencial para construir uma sociedade mais informada, responsável
e capacitada a enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9176666127222890 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0000-4565-4866 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1575-3243 | por |