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dc.contributor.authorFerla, Angelina Bigaton
dc.date.accessioned2024-07-18T14:06:39Z
dc.date.available2024-07-18T14:06:39Z
dc.date.issued2024-06-24
dc.identifier.citationFERLA, Angelina Bigaton. Alfabetização nas escolas do campo: atuação de professoras alfabetizadoras em turmas multisseriadas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20112.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20112
dc.description.abstractProfessionals in rural schools with multi-grade classes, present throughout the country, face major challenges in their pedagogical practices, especially in literacy. This research aimed to analyze the challenges and potentials of literacy practices in multi-grade classes in rural schools of a municipality in the state of Mato Grosso, Brazil. The research question was: How do teachers of rural multi-grade classes articulate and organize their literacy practices? A case study was conducted with three professionals who worked in municipal public rural schools in the school years of 2022 and 2023. These professionals taught classes with 1st and 2nd grades in the same classroom. Data collection was carried out through semi-structured interviews, based on Minayo (1994, 2014), Penna (2020), Ludke and André (1986), and Bardin (1979). The investigation discussed the current legislation on literacy and addressed theories related to the teaching of reading and writing, with contributions from theorists such as Soares (2000, 2009, 2021a, 2021b, 2022), Mortatti (2011), and Bagno (2011, 2021). The discussion on rural education was based on Azevedo and Queiroz (2010), Caldart (2012), Arroyo (2011), and Fernandes (2002). The research results were organized into four categories: "Challenges in rural literacy", "Teaching strategies for diversity", "Literacy potentialized in rural multi-grade classes", and "Formative needs based on challenges shared by rural teachers". The research results indicate the need for specific training for working in rural areas. We observed a variety of adapted approaches to the needs of the classes, but with some gaps in relation to the practices recommended in the BNCC and Magda Soares' theoretical orientation for reading and writing skills in the early years of elementary school. Additionally, some limitations of literacy practices were noted due to the use of standardized materials (textbooks). There is also an urgent need for public policies aimed at Rural Education, promoting professional appreciation and pedagogical approaches sensitive to the needs of multi-grade classes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTurmas multisseriadaspor
dc.subjectPráticas de alfabetizaçãopor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.titleAlfabetização nas escolas do campo: atuação de professoras alfabetizadoras em turmas multisseriadaspor
dc.title.alternativeLiteracy in rural schools: the role of literacy teachers in multi-grade classroomseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sisla, Heloisa Chalmers
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9446133131561056por
dc.description.resumoProfissionais das escolas do campo com turmas multisseriadas, presentes em todo o país, enfrentam grandes desafios em suas práticas pedagógicas, principalmente na alfabetização. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e as potencialidades das práticas de alfabetização em turmas multisseriadas das escolas do campo de um município no interior do estado de Mato Grosso. A questão de pesquisa colocada foi: Como as professoras1 de turmas multisseriadas do campo articulam e organizam suas práticas de alfabetização? Foi conduzido um estudo de caso com três profissionais que atuaram em escolas públicas municipais do campo nos anos letivos de 2022 e 2023. Essas profissionais atendiam turmas com 1º e 2º ano na mesma sala. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, baseadas em Minayo (1994, 2014), Penna (2020), Ludke e André (1986) e Bardin (1979). A investigação discutiu a legislação vigente sobre alfabetização e abordou teorias relacionadas ao ensino da leitura e da escrita, com contribuições de teóricos como Soares (2000, 2009, 2021a, 2021b, 2022), Mortatti (2011) e Bagno (2011, 2021). A discussão sobre a educação do campo foi fundamentada em Azevedo e Queiroz (2010), Caldart (2012), Arroyo (2011) e Fernandes (2002). Os resultados da pesquisa foram organizados em quatro categorias: "Desafios na alfabetização do campo", "Estratégias de ensino para a diversidade", "Alfabetização potencializada em turmas multisseriadas do campo" e "Necessidades formativas com base nos desafios compartilhados por professoras do campo". Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de formação específica para atuação no campo. Observamos uma variedade de abordagens adaptadas às necessidades das turmas, mas com algumas lacunas em relação às práticas recomendadas na BNCC e à orientação teórica de Magda Soares para habilidades de leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Além disso, algumas limitações das práticas alfabetizadoras foram notadas devido ao uso de materiais padronizados (apostilados). Destaca-se, ainda, a urgência de políticas públicas voltadas para a Educação do Campo, promovendo a valorização profissional e abordagens pedagógicas sensíveis às necessidades das turmas multisseriadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3180384643080404por


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