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dc.contributor.authorSilvestre, Marcello Henrique
dc.date.accessioned2024-07-18T18:00:23Z
dc.date.available2024-07-18T18:00:23Z
dc.date.issued2024-01-29
dc.identifier.citationSILVESTRE, Marcello Henrique. Delayed MTS(2s) e procedimentos de Training-IRAP: explorando eficácia, eficiência e seu formato de treino no estudo de relações derivadas. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20125.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20125
dc.description.abstractA common method for the study of derived relations is the Matching-to-Sample (MTS) preparation. However, certain aspects of the procedure arguably hinder the emergence of new relations, such as different sources of stimulus control. Consequently, the investigation of other procedures seems justified. The Training-IRAP may be a plausible alternative. The primary objective was to compare the effectiveness of Delayed MTS(2s) and Training-IRAP procedures in terms of participant derived relations yield. The secondary objective was to compare the average number of training blocks needed per procedure. Due to additional components in the Standard Training-IRAP not found in MTS, some edits were made to the former procedure yielding two new versions: the Modified Training-IRAP and Delayed Modified Training-IRAP(2s). Sixty-eight students participated, 17 per group. Nine participants met yield criteria in the Delayed MTS(2s) group, three in the Standard TrainingIRAP group, 11 in the Modified Training-IRAP group, and 12 in the Delayed Modified Training-IRAP(2s) group. The average number of blocks to complete training phases was lowest for the Delayed MTS(2s) and Delayed Modified Training-IRAP(2s) groups. The formats of the procedures and implications of the findings toward an overarching goal of greater precision, scope and depth in conceptual, experimental and applied settings are discussedeng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações derivadaspor
dc.subjectYieldpor
dc.subjectTraining-IRAPeng
dc.subjectDelayed MTS(2s)eng
dc.subjectFormato de treinopor
dc.subjectDerived relationseng
dc.subjectTraining formateng
dc.titleDelayed MTS(2s) e procedimentos de Training-IRAP: explorando eficácia, eficiência e seu formato de treino no estudo de relações derivadaspor
dc.title.alternativeDelayed MTS(2s) and Training-IRAP procedures: exploring efficacy, efficiency and their training format in the study of derived relationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rose, Júlio César de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187por
dc.description.resumoUm método comum para o estudo de relações derivadas é o Matching-to-Sample (MTS). No entanto, certos aspectos do procedimento dificultam o surgimento de novas relações, como diferentes fontes de controle de estímulo. Consequentemente, a investigação de outros procedimentos parece justificada. O Training-IRAP pode ser uma alternativa plausível. O objetivo principal foi comparar a eficácia dos procedimentos Delayed MTS(2s) e Training-IRAP em termos de produção (yield) de relações derivadas pelos participantes. O objetivo secundário foi comparar o número médio de blocos de treinamento necessários por procedimento. Devido a componentes adicionais no standard Training-IRAP não encontrados no MTS, algumas edições foram feitas no primeiro procedimento, resultando em duas novas versões: o Modified Training-IRAP e o Delayed Modified Training-IRAP(2s). Sessenta e oito estudantes participaram, 17 por grupo. Nove participantes atenderam aos critérios de yield no grupo Delayed MTS(2s), três no grupo standard Training-IRAP, 11 no grupo Modified Training-IRAP e 12 no grupo Delayed Modified Training-IRAP(2s). O número médio de blocos para completar as fases de treino foi menor para os grupos Delayed MTS(2s) e Delayed Modified Training-IRAP(2s). Os formatos dos procedimentos e as implicações dos achados em direção a um objetivo geral de maior precisão, alcance e profundidade em contextos conceituais, experimentais e aplicados são discutidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.description.sponsorshipId2022/02297-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0686511228693584por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-9968-0872por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9122-8948por


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