Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBaima, Jéssica de Godoi
dc.date.accessioned2024-07-22T16:30:17Z
dc.date.available2024-07-22T16:30:17Z
dc.date.issued2024-06-18
dc.identifier.citationBAIMA, Jéssica de Godoi. Percepções de futuras professoras que ensinarão matemática sobre o papel do estágio na formação inicial. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20203.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20203
dc.description.abstractThis work refers to a Master's thesis, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar), line of research in Science and Mathematics Education, Mathematics Education axis. The general objective lies in understanding the possibilities and contributions of the mandatory internship, linked to the Degree Course in Pedagogy at UFSCar, to the Mathematics curricular component based on the perceptions of future teachers. To this end, an intervention-type investigation was carried out with a group of students so that they could reflect on the role of the internship in teaching Mathematics based on their subjects, with proposals linked to problem solving in an approach under Gérard Vergnaud's Conceptual Field Theory (1990). In a collaborative way with the participants, there was a focused and oriented look at the study and appropriation of the theoretical-methodological framework that guided the organization of interventions in schools. Furthermore, a focus group was created as a central data production instrument, which aimed to identify perceptions, feelings, strategies and ideas about how the internship can be a field of research. In addition to the group sessions, individual semi-structured interviews were carried out, which provided the understanding that the internship underwent some modifications after the COVID-19 pandemic, but still has an important role in the training of future teachers, with potential for research in Mathematics. It was concluded that it is possible to use the internship environment as a field of contribution to the place of Mathematics Education in the Pedagogy course, as long as there is a reflection on the distribution of the internship workload and its configuration and/or orientation. It is also necessary to strengthen the partnership between the University and school institutions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispor
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectConceptual field theoryeng
dc.titlePercepções de futuras professoras que ensinarão matemática sobre o papel do estágio na formação inicialpor
dc.title.alternativePerceptions of future teachers who will teach mathematics on the role of the internship in initial trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ciríaco, Klinger Teodoro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947929641568853por
dc.description.resumoEste trabalho se refere à uma dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, eixo Educação Matemática. O objetivo geral reside em compreender as possibilidades e contribuições do estágio obrigatório, vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar, para o componente curricular de Matemática a partir das percepções de futuras professoras. Para isso, realizou-se uma investigação, do tipo intervenção, junto a um grupo de alunas para que estas pudessem refletir acerca do papel do estágio para o ensino de Matemática a partir de suas regências, com propostas ligadas à resolução de problemas em uma abordagem sob a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1990). De modo colaborativo com as participantes, houve um olhar direcionado e orientado para estudo e apropriação do referencial teórico-metodológico que guiou a organização das intervenções nas escolas. Além disso, constituiu-se um grupo focal como instrumento central de produção de dados, o qual objetivou identificar percepções, sentimentos, estratégias e ideias sobre como o estágio pode ser campo de pesquisa. Além das sessões em grupo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, as quais proporcionaram o entendimento de que o estágio passou por algumas modificações após a pandemia de COVID-19, mas, ainda assim, tem um papel importante na formação de futuras professoras, com potencialidades para a investigação em Matemática. Concluiu-se que é possível valer-se do ambiente de estágio como campo de contribuição para o lugar da Educação Matemática no curso de Pedagogia, desde que haja uma reflexão acerca da distribuição da carga horária de estágio e de sua configuração e/ou orientação. Também se faz necessário o fortalecimento da parceria entre Universidade e instituições escolares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9039695661507637por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil